GEO06_04UND08 - Contextualização - Imagem
Plano de Aula
Plano de aula: Aquífero: a água embaixo do solo
Plano 8 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Importância da água na escala local e em diferentes escalas.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Neste plano, os alunos aprenderão sobre a infiltração da água no solo, a formação dos aquíferos e sua importância no abastecimento dos rios e a relevância do uso sustentável do solo para a manutenção desse sistema. Para tanto, assistiremos ao vídeo Águas subterrâneas, disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), e por fim produziremos uma pequena história em quadrinhos sobre o tema proposto na aula. Para isso, será interessante levar uma histórinha em quadrinhos pronta ou algumas revistinhas em quadrinhos para utilizar como exemplo e inspiração em sala de aula. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade neste plano e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Datashow, folha de papel A4, lápis, borracha, régua, canetas coloridas hidrocor, lápis de cor e revistas em quadrinhos que sirvam de inspiração para a realização da Ação Propositiva.
Material complementar:
Nesta aula assistiremos ao vídeo “Águas subterrâneas disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA).Abaixo você poderá acessar o link do vídeo:
http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/videos/aguas-subterraneas-o-que-sao-aquiferos. Se a escola não tiver um bom acesso à internet, será importante baixar, antes da aula, o vídeo proposto.
Imagem Contextualização
Imagem Problematização
Imagem Ação Propositiva
Para você saber mais:
Associação Brasileira de Águas Subterrâneas. Águas subterrâneas, o que são?
Disponível em: http://www.abas.org/educacao.php. Acesso em: 26 de Fevereiro de 2019.
Lauro de Oliveira Silva Junior.; Lúcio Carramillo Caetano. Aquíferos.
Disponível em:
http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Canal-Escola/Aquiferos-1377.html. Acesso em: 26 de Fevereiro de 2019.
Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Governo do Estado de São Paulo. Pesquisas comprovam a importância da vegetação na produção de água. Disponível em:
https://www.ambiente.sp.gov.br/2015/08/pesquisas-comprovam-a-importancia-da-vegetacao-na-producao-de-agua-com-qualidade/. Acesso em: 26 de Fevereiro de 2019.
Contextos prévios: É importante que o aluno conheça o ciclo da água, seus estados físicos e os fatores naturais e humanos que interferem nesse processo.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Mencione que nesta aula os alunos estudarão sobre “rios subterrâneos”, as águas que se acumulam e se movimentam devido à permeabilidade embaixo do solo. Conte que eles aprenderão sobre a formação dessas águas, sua relação com o abastecimento dos rios e também sobre a importância da vegetação para a sua preservação. Comunique que eles assistirão ao vídeo “Águas subterrâneas”disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), por meio do link: http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/videos/aguas-subterraneas-o-que-sao-aquiferos , para facilitar a percepção sobre a percolação da água no solo, formação dos aquíferos e abastecimento das águas superfíciais. A última etapa da aula será a confecção de uma pequena história em quadrinho sobre o assunto abordado.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete a imagem acima e pergunte a turma o que geralmente encontramos ao cavar o solo em camadas profundas. É possível que os alunos respondam que é a água, então aproveite para perguntar como se acumula a água e revisar o ciclo hidrológico com a turma utilizando a ilustração acima. Explique que a água subterrânea, conhecida como aquífero é como um reservatório natural capaz de armazenar água. Os aquíferos absorvem e acumulam a água da chuva que se infiltra no solo permeável e posteriormente essa água se movimenta fornecendo o abastecimento dos rios e lagos, principalmente na época da seca. Os aquíferos contribuem para que boa parte dos rios seja perenes, portanto eles mantém o equilíbrio hídrico dos rios e lagos que vemos na superfície.
Material complementar
Imagem Contextualização
Como adequar à sua realidade: Em algumas regiões brasileiras ainda é muito comum o uso de poços artesianos para o abastecimento de água por residências. Se este for o caso de sua cidade, aproveite para utilizá-lo como exemplo e também, caso seja possível, faça uma correlação entre a poluição do solo e a qualidade da água.
Problematização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Assista com a turma o vídeo “Águas subterrâneas”, disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), por meio do no link: http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/videos/aguas-subterraneas-o-que-sao-aquiferos e promova um pequeno debate. Pergunte sobre os pontos mais importantes do vídeo, como por exemplo: Qual a importância do aquífero? Será que o uso do solo pode interferir na sua absorção da água? De acordo com o vídeo, qual a importância do uso consciente do solo para a manutenção da qualidade da água no aquífero? A poluição do solo e o uso do aquífero pode interferir no volume e qualidade da água que abastecem nossos rios e lagos? Caso na escola não haja uma boa rede de internet, seria interessante o professor baixar o vídeo antecipadamente.
No vídeo, que se apresenta bem didático e adequado à faixa etária que queremos nesse plano, apresenta o que é um aquífero, sua dinâmica interna das águas, alimentação dos rios, tipos de aquíferos, uso econômico dos aquíferos na cidade e no campo (abastecimento através de poços, por exemplo) e impactos ambientais.
Material complementar
Imagem Problematização
Para você saber mais:
CETESP. Águas Subterrâneas.
Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/aguas-subterraneas/ Acesso em 08 de Maio de 2019.
CGEE. Qualidade da água Subterrânea.
Disponível em: https://www.cgee.org.br/documents/10195/734063/a2b_doc_final_agua_subterr_1184.pdf/49642517-e831-4ef7-bccd-5c6d3834a3a0?version=1.0. Acesso em: 08 de Maio de 2019.
Kauffmann. Marcia. O. et.al.águas subterrâneas e sustentabilidade: contribuição da legislação para o controle de impactos urbanos nos aquíferos.
Disponível em: https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/viewFile/23300/15392. Acesso em: 08 de Maio de 2019.
Embrapa. Aquíferos precisam de proteção constante.
Disponível em: https://www.embrapa.br/meio-ambiente/busca-de-noticias/-/noticia/37762581/aquiferos-precisam-de-protecao-constante. Acesso em 08 de MAio de 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 26 minutos
Orientações: Organize a turma em duplas e explique que neste momento eles farão uma pequena história em quadrinhos sobre o tema da aula. A ideia é por fim juntar todas as produções dos alunos num pequeno gibi, com o título Aquífero: a água embaixo do solo, e distribuir para os outros alunos da escola. História em quadrinhos é um gênero muito popular entre crianças e adolescentes e podemos conceituar como uma forma de expressão artística e literária que utiliza desenhos e textos para representar uma história.
Para a produção da história em quadrinhos peça para que cada grupo tenha disponível os materiais solicitados anteriormente que são: folha de papel A4, lápis, régua, canetas coloridas, lápis de cor e hidrocor.
Para começar a atividade, peça para que a turma faça duas linhas na folha de papel A4, uma linha na horizontal e outra na vertical, dessa forma eles limitarão o espaço de sua história em quatro partes. Diga à eles que toda história em quadrinhos precisa de um título que seja objetivo para o leitor ter uma noção sobre o que se trata a história.
Como toda história é necessário que tenha início, meio e fim, e o conteúdo deve estar relacionado diretamente ao tema da aula. Entretanto, é importante variar o conteúdo de cada história. Podemos citar como exemplo de conteúdos para as histórias: O ciclo da água, os rios, a importância da água, exemplos de uso econômico dos aquíferos, a poluição dos aquíferos. Dessa forma, ao juntar histórias em quadrinhos das duplas para a montagem do gibi o trabalho será mais criativo e diversificado. Use a ilustração do slide para exemplificar.
É interessante levar para a sala de aula algumas histórias em quadrinhos prontas ou algumas revistinhas em quadrinhos, como a da Turma da Mônica que é muito popular, para utilizar como exemplo e inspiração em sala de aula.
Material complementar
Imagem Ação Propositiva
Para você saber mais:
Pedro Dias Mangoline Neves.; Felipe Gomes Rubira. Histórias em quadrinhos na geografia escolar.
Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/26546/pdf. Acesso em 26 de Fevereiro de 2019.
Priscila Nogueira Matos., Lucia da Cruz de Almeida. Histórias em quadrinhos como recurso interdisciplinar do tema meio ambiente: uma experiência com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Disponível em: file:///C:/Users/Angela/Downloads/18965-Texto%20do%20artigo-100420-1-10-20130422.pdf
http://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente_backup/article/view/14581. Acesso em: 26 de Fevereiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após as histórias em quadrinhos prontas, peça para que as duplas se organizem (a cada quatro duplas) para junção de suas histórias e confecção da capa do gibi com o tema da aula. Dessa forma cada grupo terá pronto uma revistinha em quadrinhos pronta e personalizada.
Desdobramentos para as aulas seguintes: Exponha as histórias em quadrinhos no mural em forma de varal de ideias em um espaço da escola de grande circulação de pessoas. Também é possível organizar os gibis da turma e distribuir entre os grupos para compartilhamento dos trabalhos.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO4_02UND08
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, YouTube, Word, Google Docs.
Valor trabalhado
Cidadania
Respeito ao ambiente
Protagonismo
Participação
Apresentação do tema da aula (25 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes compreendam como a água se infiltra no solo e a formação dos aquíferos. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e diga que nesta aula os alunos estudarão sobre “rios subterrâneos”, as águas que se acumulam e se movimentam devido à permeabilidade embaixo do solo. Conte que eles aprenderão sobre a formação dessas águas, sua relação com o abastecimento dos rios e também sobre a importância da vegetação para a sua preservação. Comunique que eles assistirão ao vídeo “Águas subterrâneas “disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), por meio do link: http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/videos/aguas-subterraneas-o-que-sao-aquiferos , para facilitar a percepção sobre a percolação da água no solo, formação dos aquíferos e abastecimento das águas superficiais. A última etapa da aula será a confecção de uma pequena história em quadrinho sobre o assunto abordado.
Contextualização (40 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Pergunte a turma o que geralmente encontramos ao cavar o solo em camadas profundas. É possível que os alunos respondam que é a água, então aproveite para perguntar como se acumula a água e revisar o ciclo hidrológico com a turma utilizando a ilustração acima. Explique que a água subterrânea, conhecida como aquífero é como um reservatório natural capaz de armazenar água. Os aquíferos absorvem e acumulam a água da chuva que se infiltra no solo permeável e posteriormente essa água se movimenta fornecendo o abastecimento dos rios e lagos, principalmente na época da seca. Os aquíferos contribuem para que boa parte dos rios seja perenes, portanto, eles mantém o equilíbrio hídrico dos rios e lagos que vemos na superfície.
Se preferir, encaminhe as imagens por meio de uma das plataformas sugeridas no inicio do plano.
Imagem Contextualização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yE2MkpDppzAFxmtA4DffRtfYAzXQ74McG7cXgSsW9TH963GqnuNSs94fDqfg/geo06-04und08-contextualizacao-imagem.pdf. Acesso em 02/07/2020
Problematização (45 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, e o vídeo “Águas subterrâneas”, disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), por meio do no link: http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/videos/aguas-subterraneas-o-que-sao-aquiferos.
Pergunte sobre os pontos mais importantes do vídeo, como por exemplo: Qual a importância do aquífero? Será que o uso do solo pode interferir na sua absorção da água? De acordo com o vídeo, qual a importância do uso consciente do solo para a manutenção da qualidade da água no aquífero? A poluição do solo e o uso do aquífero pode interferir no volume e qualidade da água que abastecem nossos rios e lagos?
Peça que anotem as respostas no caderno.
- Imagem Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4RJWZZU2JyAuckRHtdYgv2n88yrfV39Kek33uTBhtyEyNXYW54nsJKfpMESZ/geo06-04und08-problematizacao-imagem.pdf . Acesso em 30/06/2020
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias, este momento eles farão uma pequena história em quadrinhos sobre o tema da aula. A ideia é por fim juntar todas as produções dos alunos num pequeno gibi, com o título Aquífero: a água embaixo do solo, e distribuir para os outros alunos da escola. História em quadrinhos é um gênero muito popular entre crianças e adolescentes e podemos conceituar como uma forma de expressão artística e literária que utiliza desenhos e textos para representar uma história.
Para a produção da história em quadrinhos peça para que cada aluno tenha disponível os materiais solicitados anteriormente que são: folha de papel A4, lápis, régua, canetas coloridas, lápis de cor e hidrocor.
- Imagem Ação Propositiva. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7Y6fJHVWYQ6jjQbaut6mtMJ6gFuzYEERQwr9pSNuyzuYetQx6txTyUKdgk9n/geo06-04und08-acao-propositiva-imagem.pdf. Acesso em 02/07/2020
Sistematização (30 minutos- assincronamente)
Após as histórias em quadrinhos prontas, peça para que as duplas se organizem, e enviem as produções para seu e-mail.
Faça a junção de suas histórias e confecção da capa do gibi com o tema da aula. Dessa forma cada aluno terá pronto uma revistinha em quadrinhos pronta e personalizada. Envie as produções aos alunos, e se preferir utilize o Google Docs, Word, para auxiliar na organização desse material.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem os estudantes na produção das histórias em quadrinhos. Além disso, peça que eles leiam os materiais complementares, e façam um resumo em seus cadernos.
1. CETESP. Águas Subterrâneas. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/aguas-subterraneas/. Acesso em 30/06/2020
2. CGEE. Qualidade da água Subterrânea.Disponível em: https://www.cgee.org.br/documents/10195/734063/a2b_doc_final_agua_subterr_1184.pdf/49642517-e831-4ef7-bccd-5c6d3834a3a0?version=1.0. Acesso em 30/06/2020
3. Kauffmann. Marcia. O. et.al.águas subterrâneas e sustentabilidade: contribuição da legislação para o controle de impactos urbanos nos aquíferos. Disponível em: https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/viewFile/23300/15392. Acesso em 30/06/2020
4. Embrapa. Aquíferos precisam de proteção constante. Disponível em: https://www.embrapa.br/meio-ambiente/busca-de-noticias/-/noticia/37762581/aquiferos-precisam-de-protecao-constante. Acesso em 30/06/2020
5. Pedro Dias Mangoline Neves.; Felipe Gomes Rubira. Histórias em quadrinhos na geografia escolar. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/26546/pdf. Acesso em 30/06/2020
6. Priscila Nogueira Matos., Lucia da Cruz de Almeida. Histórias em quadrinhos como recurso interdisciplinar do tema meio ambiente: uma experiência com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Disponível em: file:///C:/Users/Angela/Downloads/18965-Texto%20do%20artigo-100420-1-10-20130422.pdf. Acesso em 30/06/2020
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ana Paula Mello
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender como a água se infiltra no solo e a formação dos aquíferos.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE04) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
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