GEO06_04UND08 - Contextualização - Imagem
Plano de Aula
Plano de aula: Aquífero: a água embaixo do solo
Plano 8 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Importância da água na escala local e em diferentes escalas.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Neste plano, os alunos aprenderão sobre a infiltração da água no solo, a formação dos aquíferos e sua importância no abastecimento dos rios e a relevância do uso sustentável do solo para a manutenção desse sistema. Para tanto, assistiremos ao vídeo Águas subterrâneas, disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), e por fim produziremos uma pequena história em quadrinhos sobre o tema proposto na aula. Para isso, será interessante levar uma histórinha em quadrinhos pronta ou algumas revistinhas em quadrinhos para utilizar como exemplo e inspiração em sala de aula. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade neste plano e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Datashow, folha de papel A4, lápis, borracha, régua, canetas coloridas hidrocor, lápis de cor e revistas em quadrinhos que sirvam de inspiração para a realização da Ação Propositiva.
Material complementar:
Nesta aula assistiremos ao vídeo “Águas subterrâneas disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA).Abaixo você poderá acessar o link do vídeo:
http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/videos/aguas-subterraneas-o-que-sao-aquiferos. Se a escola não tiver um bom acesso à internet, será importante baixar, antes da aula, o vídeo proposto.
Imagem Contextualização
Imagem Problematização
Imagem Ação Propositiva
Para você saber mais:
Associação Brasileira de Águas Subterrâneas. Águas subterrâneas, o que são?
Disponível em: http://www.abas.org/educacao.php. Acesso em: 26 de Fevereiro de 2019.
Lauro de Oliveira Silva Junior.; Lúcio Carramillo Caetano. Aquíferos.
Disponível em:
http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Canal-Escola/Aquiferos-1377.html. Acesso em: 26 de Fevereiro de 2019.
Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Governo do Estado de São Paulo. Pesquisas comprovam a importância da vegetação na produção de água. Disponível em:
https://www.ambiente.sp.gov.br/2015/08/pesquisas-comprovam-a-importancia-da-vegetacao-na-producao-de-agua-com-qualidade/. Acesso em: 26 de Fevereiro de 2019.
Contextos prévios: É importante que o aluno conheça o ciclo da água, seus estados físicos e os fatores naturais e humanos que interferem nesse processo.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Mencione que nesta aula os alunos estudarão sobre “rios subterrâneos”, as águas que se acumulam e se movimentam devido à permeabilidade embaixo do solo. Conte que eles aprenderão sobre a formação dessas águas, sua relação com o abastecimento dos rios e também sobre a importância da vegetação para a sua preservação. Comunique que eles assistirão ao vídeo “Águas subterrâneas”disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), por meio do link: http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/videos/aguas-subterraneas-o-que-sao-aquiferos , para facilitar a percepção sobre a percolação da água no solo, formação dos aquíferos e abastecimento das águas superfíciais. A última etapa da aula será a confecção de uma pequena história em quadrinho sobre o assunto abordado.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO