Plano de Aula

Plano de aula: Aquífero: a água embaixo do solo

Plano 8 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Importância da água na escala local e em diferentes escalas.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Neste plano, os alunos aprenderão sobre a infiltração da água no solo, a formação dos aquíferos e sua importância no abastecimento dos rios e a relevância do uso sustentável do solo para a manutenção desse sistema. Para tanto, assistiremos ao vídeo Águas subterrâneas, disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), e por fim produziremos uma pequena história em quadrinhos sobre o tema proposto na aula. Para isso, será interessante levar uma histórinha em quadrinhos pronta ou algumas revistinhas em quadrinhos para utilizar como exemplo e inspiração em sala de aula. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade neste plano e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Datashow, folha de papel A4, lápis, borracha, régua, canetas coloridas hidrocor, lápis de cor e revistas em quadrinhos que sirvam de inspiração para a realização da Ação Propositiva.

Material complementar:

Nesta aula assistiremos ao vídeo “Águas subterrâneas disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA).Abaixo você poderá acessar o link do vídeo:

http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/videos/aguas-subterraneas-o-que-sao-aquiferos. Se a escola não tiver um bom acesso à internet, será importante baixar, antes da aula, o vídeo proposto.

Imagem Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yE2MkpDppzAFxmtA4DffRtfYAzXQ74McG7cXgSsW9TH963GqnuNSs94fDqfg/geo06-04und08-contextualizacao-imagem.pdf

Imagem Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4RJWZZU2JyAuckRHtdYgv2n88yrfV39Kek33uTBhtyEyNXYW54nsJKfpMESZ/geo06-04und08-problematizacao-imagem.pdf

Imagem Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7Y6fJHVWYQ6jjQbaut6mtMJ6gFuzYEERQwr9pSNuyzuYetQx6txTyUKdgk9n/geo06-04und08-acao-propositiva-imagem.pdf

Para você saber mais:

Associação Brasileira de Águas Subterrâneas. Águas subterrâneas, o que são?

Disponível em: http://www.abas.org/educacao.php. Acesso em: 26 de Fevereiro de 2019.

Lauro de Oliveira Silva Junior.; Lúcio Carramillo Caetano. Aquíferos.

Disponível em:

http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Canal-Escola/Aquiferos-1377.html. Acesso em: 26 de Fevereiro de 2019.

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Governo do Estado de São Paulo. Pesquisas comprovam a importância da vegetação na produção de água. Disponível em:

https://www.ambiente.sp.gov.br/2015/08/pesquisas-comprovam-a-importancia-da-vegetacao-na-producao-de-agua-com-qualidade/. Acesso em: 26 de Fevereiro de 2019.

Contextos prévios: É importante que o aluno conheça o ciclo da água, seus estados físicos e os fatores naturais e humanos que interferem nesse processo.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Mencione que nesta aula os alunos estudarão sobre “rios subterrâneos”, as águas que se acumulam e se movimentam devido à permeabilidade embaixo do solo. Conte que eles aprenderão sobre a formação dessas águas, sua relação com o abastecimento dos rios e também sobre a importância da vegetação para a sua preservação. Comunique que eles assistirão ao vídeo “Águas subterrâneas”disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), por meio do link: http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/videos/aguas-subterraneas-o-que-sao-aquiferos , para facilitar a percepção sobre a percolação da água no solo, formação dos aquíferos e abastecimento das águas superfíciais. A última etapa da aula será a confecção de uma pequena história em quadrinho sobre o assunto abordado.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO