Plano de Aula

Plano de aula: Os rios e a mata ciliar

Plano 7 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Importância da água na escala local e em diferentes escalas.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Neste plano, os alunos aprenderão que a retirada da mata ciliar e a ocupação dos leitos dos rios e lagoas podem ter consequências graves ao ambiente, a biodiversidade e a vida da população, favorecendo problemas ambientais como inundações, assoreamento dos rios e lagoas e a redução de nascentes. Nesta aula os alunos serão motivados a confeccionar um jogo da memória sobre os rios e a mata ciliar.

Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade neste plano e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Caso não haja possibilidade de projetar as etapas dos slides de aula para os alunos, escreva na lousa ou fale para a turma.

Materiais necessários: Lápis, borracha, caneta, papel cartão ou cartolina, caneta hidrocor e lápis de cor.

Para você saber mais:

Programa matas ciliar - Perguntas frequentes. Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, disponível em:

http://www.meioambiente.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=220. Acesso em 06 de Fevereiro de 2019.

Contextos prévios: É importante que os alunos tenham entendimento sobre assoreamento, erosão, ciclo da água e infiltração da água no solo e escoamento superficial.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Escreva ou projete o tema da aula no quadro. Converse com a turma que o rio é um sistema vivo, rico em biodiversidade, que apresenta períodos de cheias e vazantes e que segue seu percurso natural que está diretamente relacionado ao relevo. Explique que com a expansão urbana, muitas vezes desordenada, as margens dos rios foram desmatadas, a sua mata ciliar (cobertura natural nativa) foi retirada cedendo espaço a moradias e áreas de pavimentação, e como os eventos de cheias dos rios são periódicos, a população sofre com as inundações e as consequências drásticas dos alagamentos. Na aula de hoje, estudaremos sobre a importância da mata ciliar para a proteção e conservação dos rios e lagoas, e por fim, confeccionaremos um jogo da memória educativo sobre o tema da aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO