Plano de aula: Os rios e a mata ciliar

Plano 7 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Importância da água na escala local e em diferentes escalas.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Neste plano, os alunos aprenderão que a retirada da mata ciliar e a ocupação dos leitos dos rios e lagoas podem ter consequências graves ao ambiente, a biodiversidade e a vida da população, favorecendo problemas ambientais como inundações, assoreamento dos rios e lagoas e a redução de nascentes. Nesta aula os alunos serão motivados a confeccionar um jogo da memória sobre os rios e a mata ciliar.

Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade neste plano e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Caso não haja possibilidade de projetar as etapas dos slides de aula para os alunos, escreva na lousa ou fale para a turma.

Materiais necessários: Lápis, borracha, caneta, papel cartão ou cartolina, caneta hidrocor e lápis de cor.

Para você saber mais:

Programa matas ciliar - Perguntas frequentes. Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, disponível em:

http://www.meioambiente.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=220. Acesso em 06 de Fevereiro de 2019.

Contextos prévios: É importante que os alunos tenham entendimento sobre assoreamento, erosão, ciclo da água e infiltração da água no solo e escoamento superficial.

Tema da aula

Orientações: Escreva ou projete o tema da aula no quadro. Converse com a turma que o rio é um sistema vivo, rico em biodiversidade, que apresenta períodos de cheias e vazantes e que segue seu percurso natural que está diretamente relacionado ao relevo. Explique que com a expansão urbana, muitas vezes desordenada, as margens dos rios foram desmatadas, a sua mata ciliar (cobertura natural nativa) foi retirada cedendo espaço a moradias e áreas de pavimentação, e como os eventos de cheias dos rios são periódicos, a população sofre com as inundações e as consequências drásticas dos alagamentos. Na aula de hoje, estudaremos sobre a importância da mata ciliar para a proteção e conservação dos rios e lagoas, e por fim, confeccionaremos um jogo da memória educativo sobre o tema da aula.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA