Plano de Aula

Plano de aula: Chuva e índice pluviométrico

Plano 6 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Importância da água na escala local e em diferentes escalas.

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Neste plano os alunos terão a oportunidade de estudar sobre o índice pluviométrico e aprender como é feito a sua medicação.

Para a realização desta atividade utilizaremos uma imagem para que os alunos possam compreender o ciclo hidrológico, apresentaremos alguns tipos de chuva e produziremos coletivamente um pluviômetro. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade neste plano e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Datashow, 1 garrafa pet de 2 litros, 1 régua de 30cm, um copo de 200ml com pedrinhas, estilete, fita adesiva, corante azul e 1 copo de 200 ml com água.

Os materiais para a confecção do pluviômetro devem ser solicitados previamente para a turma ou para a escola.

Para você saber mais:

Ciclo hidrológico e águas subterrâneas. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em:

<http://www.mma.gov.br/agua/recursos-hidricos/aguas-subterraneas/ciclo-hidrologico.htm>. Acesso em: 01 fev. 2019.

Como construir um pluviômetro. Nova Escola. Disponível em:

<https://novaescola.org.br/conteudo/3300/como-construir-um-pluviometro>. Acesso em: 01 fev. 2019.

COSTA, A.J.T.; CONCEIÇÃO, R.S.; AMANTE, F.O. As enchentes urbanas e o crescimento da cidade do Rio de Janeiro: estudos em direção a uma cartografia das enchentes urbanas. Geo UERJ, n.32, Rio de Janeiro. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/viewFile/25685/25251>. Acesso em: 28 jan. 2019.

Pluviômetro. Secretaria da Educação do Paraná. Disponível em:

<http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1931&evento=7>. Acesso em: 03 fev. 2019.

SANTOMAURO, B.; TREVISAN, R. O que é e como se calcula o índice pluviométrico?. Nova Escola. Disponível em:

<https://novaescola.org.br/conteudo/2262/o-que-e-e-como-se-calcula-o-indice-pluviometrico>. Acesso em: 29 jan. 2019.

Contextos prévios: Os alunos precisam conhecer os estados físicos da água, o ciclo hidrológico e compreender a importância de cada elemento da natureza para o equilíbrio do ecossistema.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete o tema da aula ou o imprima e fale que saber a média de chuva é muito importante na agricultura, pois podemos saber em qual época do ano chove mais e qual o melhor tipo de produto a ser plantado em cada região, e também é importante nas áreas urbanas, pois o governo, representado pela defesa civil, pode criar estratégias para prevenir tragédias como deslizamento de terra e grandes enchentes. Comente que a proposta da aula envolve a construção de um pluviômetro.

Como adequar à sua realidade: Pesquise o clima tempo de sua região e converse com a turma sobre o período em que há maior concentração ou escassez de chuvas.

Para você saber mais:

SANTOMAURO, B.; TREVISAN, R. O que é e como se calcula o índice pluviométrico?. Nova Escola. Disponível em:

<https://novaescola.org.br/conteudo/2262/o-que-e-e-como-se-calcula-o-indice-pluviometrico>. Acesso em: 29 jan. 2019.

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