Plano de Aula

Plano de aula: O caminho da água até a nossa casa

Plano 2 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Importância da água na escala local e em diferentes escalas.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Neste plano serão abordados assuntos referentes ao percurso da água até a nossa casa, desde a captação da água das represas e rios, os procedimentos que tornam a água potável (própria para consumo) e o seu destino final. Imagens e vídeos sobre o etapas de tratamento que a água passa até a distribuição da água potável podem ser utilizados como facilitadores para o entendimento desse processo. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade neste plano e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano de aula pode ser utilizado de forma introdutória nas aulas que abordam assuntos referentes à sustentabilidade e a preservação ambiental presentes nas habilidades EF06GEO11 e EF06GEO12.

Materiais necessários: Datashow, garrafa pet de 2 litros, algodão, cascalhos pequenas e grandes. areia, terra e tesoura.

Caso os alunos tenham dificuldades em levar os materiais para a atividade prática, sugerimos a montagem de um único filtro da turma com materiais fornecidos pela escola ou pelo professor.

Material complementar: Caso não haja datashow na escola, o professor poderá tirar cópias da imagem referente ao caminho da água até a nossa casa. Para melhor compreensão sobre o percurso da água, a turma deverá assistir ao vídeo educativo “Conheça o percurso da água até em sua casa” disponibilizado pelo Governo do Brasil através do link: https://www.youtube.com/watch?v=qkZqKizLoBs. Se a escola não tiver um bom acesso à internet, será importante baixar, antes da aula, o vídeo proposto.

Para você saber mais: Para aprofundar seus conhecimentos sobre o processo de tratamento da água acesse o link abaixo:https://www.caesb.df.gov.br/como-a-agua-e-tratada.html

Para aprofundar seus conhecimento sobre o percurso da água até a nossa casa acesse o link abaixo:

https://timfazciencia.com.br/para-saber-mais/o-caminho-da-agua-da-represa-as-torneiras/

Para aprofundar seus conhecimentos sobre a pesquisa nacional de saneamento básico acesse o link abaixo:https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/multidominio/meio-ambiente/9073-pesquisa-nacional-de-saneamento-basico.html?=&t=o-que-e

As companhias de água de alguns municípios promovem visitas às estações de tratamento e também possuem material informativo sobre o assunto.

Contextos prévios: http://www.anppas.org.br/encontro6/anais/ARQUIVOS/GT11-1191-954-20120622101303.pdf

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Nesta aula explique aos alunos que eles estudarão o caminho da água até a nossa casa por meio do vídeo Conheça o percurso da água até chegar em sua casa” disponibilizado pelo Governo do Brasil, por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=qkZqKizLoBs.

O uso desse recurso facilitará a compreensão sobre o processo de tratamento da água, a diferenciação entre água própria e imprópria para consumo e também potenciará o debate sobre a importância do uso sustentável da água.

Para introduzir o tema, organize a turma em semicírculo e questione-os sobre qual a importância da água no seu cotidiano, como podemos perceber se a água é boa ou não para o consumo e quais as características da água potável. Neste momento será possível perceber o conhecimento prévio da turma sobre o tema.

Como adequar à sua realidade: As companhias de água de alguns municípios promovem visitas às estações de tratamento e também possuem material informativo sobre o assunto.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO