Plano de Aula
Plano de aula: O caminho da água até a nossa casa
Plano 2 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Importância da água na escala local e em diferentes escalas.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Neste plano serão abordados assuntos referentes ao percurso da água até a nossa casa, desde a captação da água das represas e rios, os procedimentos que tornam a água potável (própria para consumo) e o seu destino final. Imagens e vídeos sobre o etapas de tratamento que a água passa até a distribuição da água potável podem ser utilizados como facilitadores para o entendimento desse processo. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade neste plano e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano de aula pode ser utilizado de forma introdutória nas aulas que abordam assuntos referentes à sustentabilidade e a preservação ambiental presentes nas habilidades EF06GEO11 e EF06GEO12.
Materiais necessários: Datashow, garrafa pet de 2 litros, algodão, cascalhos pequenas e grandes. areia, terra e tesoura.
Caso os alunos tenham dificuldades em levar os materiais para a atividade prática, sugerimos a montagem de um único filtro da turma com materiais fornecidos pela escola ou pelo professor.
Material complementar: Caso não haja datashow na escola, o professor poderá tirar cópias da imagem referente ao caminho da água até a nossa casa. Para melhor compreensão sobre o percurso da água, a turma deverá assistir ao vídeo educativo “Conheça o percurso da água até em sua casa” disponibilizado pelo Governo do Brasil através do link: https://www.youtube.com/watch?v=qkZqKizLoBs. Se a escola não tiver um bom acesso à internet, será importante baixar, antes da aula, o vídeo proposto.
Para você saber mais: Para aprofundar seus conhecimentos sobre o processo de tratamento da água acesse o link abaixo:https://www.caesb.df.gov.br/como-a-agua-e-tratada.html
Para aprofundar seus conhecimento sobre o percurso da água até a nossa casa acesse o link abaixo:
https://timfazciencia.com.br/para-saber-mais/o-caminho-da-agua-da-represa-as-torneiras/
Para aprofundar seus conhecimentos sobre a pesquisa nacional de saneamento básico acesse o link abaixo:https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/multidominio/meio-ambiente/9073-pesquisa-nacional-de-saneamento-basico.html?=&t=o-que-e
As companhias de água de alguns municípios promovem visitas às estações de tratamento e também possuem material informativo sobre o assunto.
Contextos prévios: http://www.anppas.org.br/encontro6/anais/ARQUIVOS/GT11-1191-954-20120622101303.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Nesta aula explique aos alunos que eles estudarão o caminho da água até a nossa casa por meio do vídeo “ Conheça o percurso da água até chegar em sua casa” disponibilizado pelo Governo do Brasil, por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=qkZqKizLoBs.
O uso desse recurso facilitará a compreensão sobre o processo de tratamento da água, a diferenciação entre água própria e imprópria para consumo e também potenciará o debate sobre a importância do uso sustentável da água.
Para introduzir o tema, organize a turma em semicírculo e questione-os sobre qual a importância da água no seu cotidiano, como podemos perceber se a água é boa ou não para o consumo e quais as características da água potável. Neste momento será possível perceber o conhecimento prévio da turma sobre o tema.
Como adequar à sua realidade: As companhias de água de alguns municípios promovem visitas às estações de tratamento e também possuem material informativo sobre o assunto.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO