Plano de aula: Enchentes urbanas em decorrência de chuvas

Plano 5 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Importância da água na escala local e em diferentes escalas.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que podem complementar a habilidade EF06GEO04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas poderão ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Nesse plano os alunos perceberão que as enchentes ocorrem devido ao recebimento de um volume de água superior ao que um determinado rio pode suportar. No entanto, esse fenômeno é intensificado nas áreas urbanas devido ao crescimento desordenado dos grandes centros, retirada da cobertura vegetal e colocação de asfalto, construção de moradias próximas ao leito dos rios, falta de manutenção dos bueiros e lixo nas ruas. Os alunos estudarão sobre o processo natural de infiltração da água no solo e compreenderão como a existência de material impermeável inviabiliza esse processo natural, causando drásticas consequências como: inundação de residências e vias públicas, perdas materiais (móveis e automóveis), proliferação de doenças (malária, hepatite e leptospirose) e até mesmo perda de vidas.

Materiais necessários: Data Show, folha de papel sulfite A4, lápis de cor, caneta hidrocor, lápis e borracha.

Para você saber mais: As enchentes são fenômenos naturais que ocorrem quando o leito de um rio, lago, lagoa ou córrego recebem uma quantidade de água superior ao que podem suportar. Geralmente acontece na época de verão no Brasil, período de grande volume de chuva. As enchentes e os deslizamentos de terra estão entre as catástrofes naturais que causam maior risco à vida da população.

As enchentes em áreas urbanas são o resultado de grande alteração humana na natureza que acompanha a falta de planejamento das grandes cidades brasileiras.

COSTA, A.J.T.; CONCEIÇÃO, R.S.; AMANTE, F.O. As enchentes urbanas e o crescimento da cidade do Rio de Janeiro: estudos em direção a uma cartografia das enchentes urbanas. Geo UERJ, n.32, Rio de Janeiro. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/viewFile/25685/25251>. Acesso em: 28 jan. 2019.

Contextos prévios: Os alunos precisam conhecer o ciclo da água e a importância do equilíbrio ambiental para a prevenção de desastres ambientais urbanos.

Tema da aula

Orientações: Projete o tema da aula e converse com a turma que nesta aula estudarão sobre as enchentes, que apesar de ser um fenômeno natural causa sérios transtornos para a população. Debateremos sobre suas causas, consequências e a relação com as questões sociais, econômicas e ambientais. Comente que realizarão um folder informativo com as informações e reflexões trabalhadas durante a aula.

Como adequar à sua realidade: Para enriquecer a aula, oriente os alunos a pesquisarem previamente se o bairro ou a cidade onde vivem sofreu as consequências de fortes tempestades e colham relatos de algum morador que tenha testemunhados o fato.

Para você saber mais:

LOSCHI, M. Desastres naturais: 59,4% dos municípios não têm plano de gestão de riscos. Agência de Notícias IBGE. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/21633-desastres-naturais-59-4-dos-municipios-nao-tem-plano-de-gestao-de-riscos>. Acesso em: 28 jan. 2019.

SARAIVA, A. Estudos inéditos mostra moradores sujeitos a enchentes e deslizamentos. Agência de Notícias IBGE. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/21566-estudo-inedito-mostra-moradores-sujeitos-a-enchentes-e-deslizamentos>. Acesso em: 28 jan. 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA