Plano de Aula

Plano de aula: Água: De onde vem?

Plano 1 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Importância da água na escala local e em diferentes escalas.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que podem complementar a habilidade EF06GEO04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas poderão ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Imagens e vídeos sobre o ciclo da água podem ser utilizados como facilitadores para o entendimento desse processo. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade neste plano e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano de aula pode ser utilizado de forma introdutória nas aulas que abordam assuntos referentes à sustentabilidade e a preservação ambiental presentes na habilidade EF06GEO12.

Materiais necessários: Datashow, um recipiente transparente de boca larga com tampa e limpo (como exemplo pote de maionese ou uma jarra) pedrinhas ou cascalhos, areia, água (para borrifar) e uma muda de planta de porte pequeno que seja adaptada à sombra e a umidade como: musgo, pequenas samambaias e heras.

Material complementar: Caso não haja datashow na escola, o professor poderá tirar cópias da imagem referente ao ciclo da água.Para melhor compreensão sobre o ciclo da água, a turma deverá assistir ao vídeo educativo “O ciclo da água”, disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA).Abaixo você poderá acessar o link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=vW5-xrV3Bq4 . Se a escola não tiver um bom acesso à internet, será importante baixar, antes da aula, o vídeo proposto.

Para você saber mais: Para aprofundar seus conhecimentos sobre o ciclo da água acesse o link abaixo: http://www.mma.gov.br/agua/recursos-hidricos/aguas-subterraneas/ciclo-hidrologico.html

Contextos prévios: Os alunos precisam conhecer os estados físicos da água e compreender a importância de cada elemento da natureza para o equilíbrio do ecossistema.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Nesta aula explique o ciclo hidrológico por meio da imagem e do vídeo O ciclo da água” disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA). O uso desses recursos facilitará a visualização do ciclo da água na natureza pelos alunos e também potenciará o debate sobre a importância da água.

Posteriormente, oriente a turma na confecção de um terrário. Este momento de atividade prática será muito importante para que o desenvolvimento do trabalho coletivo e para que todos tenham a oportunidade de participar de cada etapa da montagem do terrário.

Organize a turma em semicírculo e questione-os sobre a origem da água e quais os seus estados físicos. Neste momento será possível perceber o conhecimento prévio da turma sobre o tema.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados