Plano de Aula
Plano de aula: Água: De onde vem?
Plano 1 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Importância da água na escala local e em diferentes escalas.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que podem complementar a habilidade EF06GEO04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas poderão ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Imagens e vídeos sobre o ciclo da água podem ser utilizados como facilitadores para o entendimento desse processo. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade neste plano e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano de aula pode ser utilizado de forma introdutória nas aulas que abordam assuntos referentes à sustentabilidade e a preservação ambiental presentes na habilidade EF06GEO12.
Materiais necessários: Datashow, um recipiente transparente de boca larga com tampa e limpo (como exemplo pote de maionese ou uma jarra) pedrinhas ou cascalhos, areia, água (para borrifar) e uma muda de planta de porte pequeno que seja adaptada à sombra e a umidade como: musgo, pequenas samambaias e heras.
Material complementar: Caso não haja datashow na escola, o professor poderá tirar cópias da imagem referente ao ciclo da água.Para melhor compreensão sobre o ciclo da água, a turma deverá assistir ao vídeo educativo “O ciclo da água”, disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA).Abaixo você poderá acessar o link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=vW5-xrV3Bq4 . Se a escola não tiver um bom acesso à internet, será importante baixar, antes da aula, o vídeo proposto.
Para você saber mais: Para aprofundar seus conhecimentos sobre o ciclo da água acesse o link abaixo: http://www.mma.gov.br/agua/recursos-hidricos/aguas-subterraneas/ciclo-hidrologico.html
Contextos prévios: Os alunos precisam conhecer os estados físicos da água e compreender a importância de cada elemento da natureza para o equilíbrio do ecossistema.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Nesta aula explique o ciclo hidrológico por meio da imagem e do vídeo “ O ciclo da água” disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA). O uso desses recursos facilitará a visualização do ciclo da água na natureza pelos alunos e também potenciará o debate sobre a importância da água.
Posteriormente, oriente a turma na confecção de um terrário. Este momento de atividade prática será muito importante para que o desenvolvimento do trabalho coletivo e para que todos tenham a oportunidade de participar de cada etapa da montagem do terrário.
Organize a turma em semicírculo e questione-os sobre a origem da água e quais os seus estados físicos. Neste momento será possível perceber o conhecimento prévio da turma sobre o tema.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO