Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Reconhecimento de eventos prováveis, pouco prováveis ou improváveis.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como prováveis, pouco prováveis ou improváveis.
  • Conduzir experimentos aleatórios simples para identificar um conjunto de respostas possíveis de um evento.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • Não há.

Comentários para os professores

Para que o estudante seja capaz de identificar, em eventos aleatórios cotidianos, aquele que tem a maior chance de ocorrer, é necessário que ele conheça características dos resultados mais prováveis. Em outras palavras, ele deve reconhecer que, dentre todas as possibilidades de ocorrência de um evento, aquele que apresenta uma maior frequência é o que tem maior chance de ocorrer. Um exemplo de expectativa de aprendizagem relativa a esta habilidade consiste em analisar a soma obtida no lançamento de dois dados. Através da investigação, o estudante deve verificar que dentre as 36 possíveis somas (6 x 6 = 36), existem algumas cujo resultado é mais frequente. Dos resultados possíveis (2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12), ele pode verificar que a soma 7 é mais frequente do que a soma 2, pois, enquanto a primeira apresenta seis possibilidades de ocorrência (1+6, 2+5, 3+4, 4+3, 5+2, 6+1), a segunda possui apenas uma possibilidade (1+1). Isto quer dizer que obter a soma 7 no lançamento de dois dados é “mais provável” que obter a soma 2. Note que durante o processo de investigação não houve a necessidade da utilização de frações, condição solicitada na habilidade.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 4º ano - Item 12 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo saber se o estudante é capaz de identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência.

Plano de aula: Analisando os Tipos de Eventos (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Analisando os Tipos de Eventos, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Ampliar e desenvolver a noção de aleatoriedade, através da análise dos tipos de eventos na probabilidade, especialmente o evento certo.

Plano de aula: Trabalhando a Aleatoriedade (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Trabalhando a Aleatoriedade, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Introduzir a noção de aleatoriedade por meio da análise de possibilidades de ocorrência em eventos aleatórios.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática