GE06_05UND02 - Ação Propositiva - Fatores climáticos
Plano de Aula
Plano de aula: Fatores climáticos
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Inter-relações entre fenômenos naturais e usos da terra.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Abordaremos neste plano de aula a atuação de alguns fatores climáticos (altitude, latitude, maritimidade e continentalidade e massas de ar) na definição dos diferentes tipos climáticos.
Materiais necessários: Atlas geográfico escolar, arquivo impresso e quadro.
Materiais complementares:
Link da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDH29aM4dDXjqDunjVg58nWShY4NZPt4GFgZq3cjZxc5cYPPKE46eszeqGGr/ge06-05und02-acao-propositiva-fatores-climaticos.pdf
Link do gabarito da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Dxzx9VekPpdJwtQM3eAxGr6XPBPXrSwJESguMyqAuj25Ch3bjJdrK2PMEueR/ge06-05und02-acao-propositiva-gabarito-fatores-climaticos.pdf
Link para os mapas:
Brasil político: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_politico.pdf, acesso em 20 de março de 2019.
Brasil Físico: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_fisico.pdf, acesso em 20 de março de 2019.
Para você saber mais:
A respeito dos conceitos básicos de clima e sobre o clima do Brasil, acessar o download do livro ClimAtoloGia. Disponível em:
https://www.ebah.com.br/content/ABAAAgkLAAA/climatologia-nocoes-basicas-climas-brasil, Acesso em 15 de março de 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula para os alunos e comente que nessa aula eles irão pensar sobre os motivos da existência de diferentes tipos climáticos.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o slide para que a turma possa observar as imagens e comente com eles que o turismo é a atividade de conhecer lugares diferentes com diferentes finalidades, entre as quais estão: lazer, aventura e negócios. Pergunte sobre quais lugares eles gostariam de conhecer e qual seria a justificativa para essa escolha. Permita que alguns alunos exponham as suas respostas. Conclua dizendo que algumas pessoas preferem viajar para lugares quentes, outras gostam de frio.
Link da foto Alpes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alpes#/media/File:Mont_Blanc_and_Dome_du_Gouter.jpg
Link da foto Caribe: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caribe#/media/File:Isla_Saona.jpg
Link da foto so Saara: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marrocos#/media/File:Merzouga_sahara.jpg
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Diga aos alunos que quando planejamos uma viagem, devemos pesquisar quais são as características do clima do lugar de destino para sabermos o que devemos levar em nossa mala. Complemente dizendo que existem lugares turísticos com as mais diversas características climáticas, alguns quentes outros frios, alguns secos e outros chuvosos, alguns como muito vento e outros não e assim por diante. Em seguida, leia os questionamentos do slide para a classe. Permita que eles compartilhem das suas impressões das hipóteses que possuem para responder aos questionamentos.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Com os alunos reunidos em grupos de 4 integrantes, distribua uma cópia do documento em anexo. Explique que os alunos estão recebendo uma tabela que deverá ser preenchida seguindo as premissas estabelecidas do texto que a antecede. Pelas informações, eles terão que observar no mapa político os municípios destacados e preencher qual seria o fator climático preponderante e uma característica climática.
Reserve os últimos 5 minutos do tempo para fazer a correção da tabela oralmente.
Materiais complementares
Link da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDH29aM4dDXjqDunjVg58nWShY4NZPt4GFgZq3cjZxc5cYPPKE46eszeqGGr/ge06-05und02-acao-propositiva-fatores-climaticos.pdf
Link do gabarito da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Dxzx9VekPpdJwtQM3eAxGr6XPBPXrSwJESguMyqAuj25Ch3bjJdrK2PMEueR/ge06-05und02-acao-propositiva-gabarito-fatores-climaticos.pdf
Ação Propositiva
Orientações: Com os alunos reunidos em grupos de 4 integrantes, distribua uma cópia do documento em anexo. Explique que os alunos estão recebendo uma tabela que deverá ser preenchida seguindo as premissas estabelecidas do texto que a antecede. Pelas informações, ele terão que observar no mapa político os municípios destacados e preencher qual seria o fator climático preponderante e uma característica climática.
Link para os mapas:
Brasil político: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_politico.pdf, acesso em 20 de março de 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Com os alunos reunidos em grupos de 4 integrantes, distribua uma cópia do documento em anexo. Explique que os alunos estão recebendo uma tabela que deverá ser preenchida seguindo as premissas estabelecidas do texto que a antecede. Pelas informações, ele terão que observar nos mapas político e físico os municípios destacados e preencher qual seria o fator climático preponderante e uma característica climática.
Link para os mapas:
Brasil Físico: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_fisico.pdf, acesso em 20 de março de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Solicite que os alunos reflitam sobre as características físicas do Brasil, tais como, relevo baixo, proximidade com a Linha do Equador, grande áreas de florestas, etc. A partir dessa reflexão os alunos deverão oralmente responder ao questionamento do slide. Permita que eles manifestem as suas conclusões e as escreva em forma de tópicos no quadro.
Concluída a análise sobre os fatores climáticos atuantes no Brasil, solicite que os alunos reflitam sobre qual desses fatores são mais atuantes no município de sua escola.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO6_05UND02
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, Email ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
Internet
Atividade Síncrona (Zoom, Google Meets ou outros)
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Esse plano de aula tem a proposta de identificar os fatores climáticos que influenciam os tipos climáticos brasileiros. Para apresentação do tema, professor, escreva uma mensagem com uso de alguma ferramenta de comunicação tecnológica enviando o seguinte texto:
Caros alunos e Caras alunas,
Você já reparou que no Brasil existem diferentes tipos de clima? Por exemplo, sempre falamos do calor do Nordeste, do frio das serras de Santa Catarina, da chuvas diárias da Amazônia e do clima seco de Brasília, não é? Por que será? Como podemos explicar tamanha diversidade climática do Brasil? Vamos descobrir nessa aula.
Contextualização
A contextualização dessa aula pode ser feito de forma diferente do que está proposta no plano original. Como estarão todos em casa com acesso à internet, a sugestão é inverter a contextualização. Assim, professor, envie por alguma ferramenta de comunicação tecnológica a sugestão a seguir. Peça que os estudantes pesquisem fotografias de 4 diferentes localidades do Brasil em que a diversidade climática possa ser evidenciada. Solicite que eles montem um arquivo com as 4 fotografias e uma pequena legenda identificando o local, o tipo de clima e uma breve descrição do tipo climático. Esse arquivo deve ser enviado de volta ao professor que poderá inserir algum comentário que considera necessário para retorno ao estudante. Caso considere necessário, professor, sugira algum material a mais de apoio aos estudantes. Há diversas indicações no material complementar do plano original.
Ação propositiva
A ação propositiva é uma adaptação da originalmente proposta pelo plano de aula. A primeira adaptação é que a atividade será feita em dupla. Para a realização da atividade envie aos estudantes, professor: a) o roteiro da atividade que está disponível no plano original. Nesse roteiro peça uma atenção especial na leitura dos fatores climáticos. b) o mapa do Brasil Físico e o mapa do Brasil com a indicação dos lugares a ser pesquisado pelos estudantes. Para que a atividade possa ser realizada em dupla, indique, professor, que os familiares criem uma forma de comunicação entre os estudantes. Isso pode ser feito por whatsapp ou uma videochamada por alguma ferramenta de webconferência. A atividade e a comunicação em dupla é importante para que a atividade seja de fato reflexiva e atinja a intencionalidade pedagógica dela.
Sistematização
Para a sistematização desse roteiro adaptado, diferente da proposta original do plano, sugerimos o agendamento de um encontro síncrono com uso de uma ferramenta de videoconferência, como o Zoom ou Google Meet por exemplo. No encontro, professor, escolha uma dupla para apresentar cada um dos lugares. Se possível, ensine aos estudantes o compartilhamento de tela para que cada dupla mostre o que preencheu. Faça as observações necessárias para que a turma compreenda o que são os fatores climáticos e como eles interferem nos diferentes tipos de clima.
Convite às famílias
Convide os familiares a conhecer um pouco mais sobre a diversidade dos tipos de clima do Brasil. Uma sugestão para isso é visitar o site do Instituto Nacional de Meterologia, disponível aqui, em que são divulgadas diversas informações sobre o tempo e o clima. O link enviado, em especial, mostra as representações cartográficas de diversos elementos do clima como as precipitações, a temperatura, a nebulosidade, entre outros elementos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Marina Lisboa
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender a atuação dos fatores climáticos na definição dos diferentes tipos de clima.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.