Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Ladrilhando com polígonos irregulares
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras bidimensionais: elementos e relações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autora: Olenêva Sanches Sousa
Mentora: Paula Massi Reis Pires
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF5MA17: Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.
Objetivos específicos
- Retomar o conceito de polígonos, na perspectiva de composições de mosaicos irregulares;
- Fazer composições com polígonos não regulares para formar mosaicos irregulares;
- Discutir, coletivamente, sobre polígonos não regulares e suas possibilidades de formação de mosaicos irregulares;
- Pontuar características dos mosaicos irregulares;
- Compor mosaicos irregulares, reconhecendo os polígonos que os compõem.
Conceito-chave
Mosaicos irregulares.
Recursos necessários
Recursos docentes:
- Quadro e pincel;
- Computador;
- Projetor;
- GeoGebra;
- Impressora;
- Internet;
- Atividades impressas da atividade principal;
- Atividade raio x (uma cópia por estudante);
- Apresentação dos 5 slides da Atividade Principal (para ser colocada nos computadores de uso discente e para serem projetadas quando em trabalhos coletivos, como nos momentos 1, especialmente, e 2);
- Cronômetro.
Recursos discentes:
- Lápis;
- Borracha;
- Computador;
- Internet;
- GeoGebra;
- Apresentação em slides da Atividade Principal.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Retomar o conceito de polígonos, na perspectiva de composições de mosaicos irregulares;
- Fazer composições com polígonos não regulares para formar mosaicos irregulares;
- Discutir, coletivamente, sobre polígonos não regulares e suas possibilidades de formação de mosaicos irregulares;
- Pontuar características dos mosaicos irregulares;
- Compor mosaicos irregulares, reconhecendo os polígonos que os compõem.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
- Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
- Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
- Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
- Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.”
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.