Habilidade focal relacionada
(EF04MA18) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.
Objeto de conhecimento relacionado
- Ângulos associados a giros e mudança de direção, identificação de ângulos retos em polígonos.
(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Objetivos de aprendizagem
- Associar ângulo a um movimento de giro ou mudança de direção.
- Classificar figuras em polígonos e não polígonos.
- Associar polígonos às suas características.
- Identificar ângulos retos em polígonos de modos diversos (dobradura, esquadro ou softwares).
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Conhecimentos prévios
- (EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Comentários para os professores
Para que o estudante consiga reconhecer ângulos (retos ou não retos) em figuras poligonais, é necessário que ele compreenda, inicialmente, que os lados que incidem sobre um determinado vértice de um polígono delimitam uma região no plano cuja abertura pode ser medida através de um ângulo. Usar instrumentos de medidas, como o esquadro para sobrepor aos ângulos do polígono ou realizar dobraduras para comparar tais ângulos, favorece o desenvolvimento desta habilidade. Outro fator importante, previsto nesta habilidade, implica na percepção de ângulo como mudanças de direção decorrentes de giros. Dessa maneira, o estudante pode compreender que, efetuando quatro giros correspondentes ao ângulo reto, ele efetua uma volta completa, retornando à posição de origem. A utilização de softwares para exploração de movimentações de personagens pode auxiliar no desenvolvimento deste conceito.
Portanto, espera-se que ao término do 4º ano o estudante possa identificar ângulos retos e não retos em polígonos e associar ângulos como mudanças de direção decorrentes de giros.
(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Sugestões de atividades
Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 4º ano - Item 9 - Instituto Reúna)
Descrição das atividades:
Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de identificar ângulos retos em polígonos de modos diversos (dobradura, esquadro ou softwares).
Plano de aula: Ângulos X Polígonos (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Ângulos X Polígonos, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
- Construir os polígonos, identificando ângulos retos e não retos.
Plano de aula: O GeoGebra na Construção de Polígonos (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula O GeoGebra na Construção de Polígonos, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
- Proporcionar ao estudante o conhecimento de uma nova ferramenta matemática, o software GeoGebra para a construção de polígonos.