Plano de Aula

Plano de aula: Entrando nos eixos (de simetria)

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras bidimensionais: elementos e relações

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autora: Olenêva Sanches Sousa

Mentora: Paula Massi Reis Pires

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF05MA17: Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.

Objetivos específicos

  • Retomar a característica da simetria e do eixo de simetria de figuras geométricas;
  • Reconhecer  figuras planas simétricas e seus eixos de simetria.
  • Discutir, coletivamente, imagens de figuras simétricas e seus eixos de simetria.
  • Pontuar a característica principal de simetria de uma figura geométrica.
  • Reconhecer figuras que admitem e não admitem eixos de simetria, identificando os seus eixos.

Conceito-chave

Eixo de simetria de figuras geométricas

Recursos necessários

Recursos materiais docentes:

  • Quadro e pincel;
  • Computador, impressora e internet;
  • Atividades impressas (uma cópia por estudante);
  • Papel pardo (retângulos de igual tamanho para todos os grupos);
  • Cartolina ou similar colorida (pedaços para serem construídos os elementos do ambiente social);
  • Material de desenho para lousa (compasso, transferidor, esquadro, régua);
  • Cronômetro.

Recursos materiais discentes:

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Papel pardo para a base da composição;
  • Cartolina ou similar colorida para construção dos elementos;
  • Papel;
  • Lápis de cor;
  • Régua;
  • Esquadro;
  • Transferidor;
  • Compasso;
  • Cola;
  • Canetas esferográficas/hidrográficas coloridas.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Retomar a característica da simetria e do eixo de simetria de figuras geométricas;
  • Reconhecer  figuras planas simétricas e seus eixos de simetria.
  • Discutir, coletivamente, imagens de figuras simétricas e seus eixos de simetria.
  • Pontuar a característica principal de simetria de uma figura geométrica.
  • Reconhecer figuras que admitem e não admitem eixos de simetria, identificando os seus eixos.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.

Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.

Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.

Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.

Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.”

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.