Habilidade focal relacionada
(EF06MA25) Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
Objeto de conhecimento relacionado
- Ângulos: noção, usos e medida.
(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Objetivos de aprendizagem
- Compreender a noção de ângulo como giro em torno de um ponto.
- Associar a noção de ângulo à sua representação geométrica.
- Identificar ângulos em polígonos e nas faces de poliedros.
- Diferenciar ângulos retos e não retos.
- Utilizar o conceito de ângulo na classificação de triângulos e quadriláteros de acordo com os ângulos dessas figuras.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Conhecimentos prévios
- (EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Comentários para os professores
Trabalhar essa habilidade implica reconhecer ângulos em polígonos, compreendendo a noção de ângulo como giro em torno de um ponto, a associação de ângulo à sua representação geométrica, a identificação de ângulos em polígonos e nas faces de poliedros e a classificação de triângulos e quadriláteros de acordo com os ângulos dessas figuras.
(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Sugestões de atividades
Plano de aula: Ângulo de Visão (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Ângulo de Visão, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
- Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo de visão.
Plano de aula: Os Ângulos Têm Medida? (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Os Ângulos Têm Medida?, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:
- Reconhecer a abertura do ângulo como uma grandeza.
- Associar o grau como unidade de medida de ângulo.