Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Ladrilhando com polígonos regulares
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras bidimensionais: elementos e relações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autora: Olenêva Sanches Sousa
Mentora: Paula Massi Reis Pires
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF5MA17: Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.
Objetivos específicos
- Retomar o conceito de polígonos, na perspectiva de composições de mosaicos regulares;
- Fazer composições com polígonos regulares para formar mosaicos regulares;
- Discutir, coletivamente, sobre polígonos regulares e suas possibilidades de formação de mosaicos regulares;
- Pontuar características dos mosaicos regulares;
- Compor mosaicos regulares, reconhecendo os polígonos que os compõem.
Conceito-chave
Mosaicos regulares.
Recursos necessários
- Quadro e pincel;
- Computador;
- Projetor;
- GeoGebra;
- Impressora;
- Internet;
- Atividades impressas da atividade principal - 3º momento (uma cópia para cada trio);
- Atividade raio x (uma cópia por estudante);
- Apresentação dos 5 slides da Atividade Principal (para ser colocada nos computadores de uso discente e para serem projetadas quando em trabalhos coletivos, como nos momentos 1, especialmente, e 2);
- Cronômetro.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Retomar o conceito de polígonos, na perspectiva de composições de mosaicos regulares;
- Fazer composições com polígonos regulares para formar mosaicos regulares;
- Discutir, coletivamente, sobre polígonos regulares e suas possibilidades de formação de mosaicos regulares;
- Pontuar características dos mosaicos regulares;
- Compor mosaicos regulares, reconhecendo os polígonos que os compõem.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.