Plano de Aula

Plano de aula: Ladrilhando com polígonos regulares

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras bidimensionais: elementos e relações

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autora: Olenêva Sanches Sousa

Mentora: Paula Massi Reis Pires

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF5MA17: Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.

Objetivos específicos

  • Retomar o conceito de polígonos, na perspectiva de composições de mosaicos regulares;
  • Fazer composições com polígonos regulares para formar mosaicos regulares;
  • Discutir, coletivamente, sobre polígonos regulares e suas possibilidades de formação de mosaicos regulares;
  • Pontuar características dos mosaicos regulares;
  • Compor mosaicos regulares, reconhecendo os polígonos que os compõem.

Conceito-chave

Mosaicos regulares.

Recursos necessários

  • Quadro e pincel;
  • Computador;
  • Projetor;
  • GeoGebra;
  • Impressora;
  • Internet;
  • Atividades impressas da atividade principal - 3º momento (uma cópia para cada trio);
  • Atividade raio x (uma cópia por estudante);
  • Apresentação dos 5 slides da Atividade Principal (para ser colocada nos computadores de uso discente e para serem projetadas quando em trabalhos coletivos, como nos momentos 1, especialmente, e 2);
  • Cronômetro.



Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Retomar o conceito de polígonos, na perspectiva de composições de mosaicos regulares;
  • Fazer composições com polígonos regulares para formar mosaicos regulares;
  • Discutir, coletivamente, sobre polígonos regulares e suas possibilidades de formação de mosaicos regulares;
  • Pontuar características dos mosaicos regulares;
  • Compor mosaicos regulares, reconhecendo os polígonos que os compõem.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.

Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.

Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.

Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.

Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.