Guia de intervenção
Plano de Aula
Plano de aula: PoligonArte _ Polígonos Regulares
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras bidimensionais: elementos e relações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autora: Olenêva Sanches Sousa
Mentora: Paula Massi Reis Pires
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF5MA17: Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.
Objetivos específicos
- Retomar o conceito de polígonos regulares;
- Retomar o conceito de polígono convexo;
- Distinguir polígonos regulares de não regulares;
- Produzir trabalhos plásticos contemplando polígonos regulares e não regulares;
- Pontuar características de polígonos regulares;
- Esboçar figuras de polígonos regulares e não regulares, a partir de algumas de suas características.
Conceito-chave
Polígonos regulares.
Recursos necessários
- Quadro e pincel;
- Atividades impressas (uma cópia por estudante);
- Papel tipo A4 branco ou de cor;
- Papéis coloridos;
- Compasso, tesoura, lápis, borracha, transferidor, régua ou esquadro, tesoura e cola;
- Datashow (opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Retomar o conceito de polígonos regulares;
- Retomar o conceito de polígono convexo;
- Distinguir polígonos regulares de não regulares;
- Produzir trabalhos plásticos contemplando polígonos regulares e não regulares;
- Pontuar características de polígonos regulares;
- Esboçar figuras de polígonos regulares e não regulares, a partir de algumas de suas características.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
- Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
- Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
- Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
- Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.”
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.