Plano de Aula

Plano de aula: Polígono: é ou não é?

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras bidimensionais: elementos e relações

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autora: Olenêva Sanches Sousa

Mentora: Paula Massi Reis Pires

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF5MA17: Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.

Objetivos específicos

  • Retomar as características dos polígonos;
  • Distinguir polígonos de não polígonos;
  • Discutir sobre as características dos polígonos, distinguindo-os dos não polígonos;
  • Reconhecer as características dos polígonos, distinguindo-os dos não polígonos;
  • Pontuar características dos polígonos;
  • Apropriar-se das características dos polígonos para esboçá-los e distingui-los dos não polígonos.

Conceito-chave

Polígono: reconhecimento.

Recursos necessários:

  • Quadro e pincel;
  • Computador;
  • Impressora;
  • Internet;
  • Atividades impressas (uma cópia por estudante);
  • Cronômetro;
  • Lápis e borracha.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Retomar as características dos polígonos;
  • Distinguir polígonos de não polígonos;
  • Discutir sobre as características dos polígonos, distinguindo-os dos não polígonos;
  • Reconhecer as características dos polígonos, distinguindo-os dos não polígonos;
  • Pontuar características dos polígonos;
  • Apropriar-se das características dos polígonos para esboçá-los e distingui-los dos não polígonos.

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações do professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.

  • Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
  • Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
  • Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
  • Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.