Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Polígono: é ou não é?
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras bidimensionais: elementos e relações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autora: Olenêva Sanches Sousa
Mentora: Paula Massi Reis Pires
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF5MA17: Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.
Objetivos específicos
- Retomar as características dos polígonos;
- Distinguir polígonos de não polígonos;
- Discutir sobre as características dos polígonos, distinguindo-os dos não polígonos;
- Reconhecer as características dos polígonos, distinguindo-os dos não polígonos;
- Pontuar características dos polígonos;
- Apropriar-se das características dos polígonos para esboçá-los e distingui-los dos não polígonos.
Conceito-chave
Polígono: reconhecimento.
Recursos necessários:
- Quadro e pincel;
- Computador;
- Impressora;
- Internet;
- Atividades impressas (uma cópia por estudante);
- Cronômetro;
- Lápis e borracha.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Retomar as características dos polígonos;
- Distinguir polígonos de não polígonos;
- Discutir sobre as características dos polígonos, distinguindo-os dos não polígonos;
- Reconhecer as características dos polígonos, distinguindo-os dos não polígonos;
- Pontuar características dos polígonos;
- Apropriar-se das características dos polígonos para esboçá-los e distingui-los dos não polígonos.
Aula
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações do professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
- Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
- Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
- Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
- Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.