Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Classificando triângulos
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras bidimensionais: elementos e relações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autora: Olenêva Sanches Sousa
Mentora: Paula Massi Reis Pires
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF5MA17: Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.
Objetivos específicos
- Retomar o conceito de triângulos, com foco em seus ângulos internos e em suas classificações quanto aos ângulos e aos lados;
- Identificar, nomeada e simbolicamente, triângulos;
- Construir possibilidades conceituais de explicações/demonstrações simbólicas sobre triângulos;
- Estimar ângulos internos de triângulos.
- Pontuar aspectos conceituais de caracterização dos triângulos;
- Reconhecer triângulos, a partir de dados que os caracterizam.
Conceito-chave
Triângulo: tipos e relação aditiva de ângulos.
Recursos necessários
Recursos materiais docentes:
- Quadro e pincel;
- Atividades impressas (uma cópia por estudante);
- Datashow (opcional).
Recursos materiais discentes:
- Lápis;
- Borracha.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Retomar o conceito de triângulos, com foco em seus ângulos internos e em suas classificações quanto aos ângulos e aos lados;
- Identificar, nomeada e simbolicamente, triângulos;
- Construir possibilidades conceituais de explicações/demonstrações simbólicas sobre triângulos;
- Estimar ângulos internos de triângulos.
- Pontuar aspectos conceituais de caracterização dos triângulos;
- Reconhecer triângulos, a partir de dados que os caracterizam.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
- Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
- Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
- Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
- Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.”
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.