Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Classificando triângulos
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras bidimensionais: elementos e relações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autora: Olenêva Sanches Sousa
Mentora: Paula Massi Reis Pires
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF5MA17: Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.
Objetivos específicos
- Retomar o conceito de triângulos, com foco em seus ângulos internos e em suas classificações quanto aos ângulos e aos lados;
- Identificar, nomeada e simbolicamente, triângulos;
- Construir possibilidades conceituais de explicações/demonstrações simbólicas sobre triângulos;
- Estimar ângulos internos de triângulos.
- Pontuar aspectos conceituais de caracterização dos triângulos;
- Reconhecer triângulos, a partir de dados que os caracterizam.
Conceito-chave
Triângulo: tipos e relação aditiva de ângulos.
Recursos necessários
Recursos materiais docentes:
- Quadro e pincel;
- Atividades impressas (uma cópia por estudante);
- Datashow (opcional).
Recursos materiais discentes:
- Lápis;
- Borracha.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Retomar o conceito de triângulos, com foco em seus ângulos internos e em suas classificações quanto aos ângulos e aos lados;
- Identificar, nomeada e simbolicamente, triângulos;
- Construir possibilidades conceituais de explicações/demonstrações simbólicas sobre triângulos;
- Estimar ângulos internos de triângulos.
- Pontuar aspectos conceituais de caracterização dos triângulos;
- Reconhecer triângulos, a partir de dados que os caracterizam.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.