Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Prismas e pirâmides: reconhecimento, nomenclatura, características e planificação.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer prismas e pirâmides, sabendo diferenciá-los por meio de seus atributos.
  • Reconhecer faces, vértices e arestas em prismas e pirâmides.
  • Construir e reconhecer planificações de prismas e pirâmides.
  • Diferenciar figuras planas e espaciais.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF03MA14) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

O trabalho com esta habilidade pode envolver gravuras, pinturas e esculturas, usando sólidos geométricos ou polígonos, os quais contêm muitos estímulos visuais. Quando problematizadas, elas podem auxiliar tanto o desenvolvimento de um senso estético quanto propiciar que os estudantes vejam a criação que envolve a matemática, identificando uma das muitas relações que essa área apresenta em situações da vida. Aplicativos de computador e softwares de geometria dinâmica permitem resolver problemas de representação e construção de polígonos, ajudando na compreensão de suas propriedades. Uma das noções mais importantes, a de ângulos, deve ser mantida com esta habilidade.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 4º ano - Item 8 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de reconhecer prismas e pirâmides, sabendo diferenciá-los por meio de seus atributos.

Plano de aula: Planificando Prismas (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Planificando Prismas, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Construir polígonos na malha pontilhada para formação da planificação, partindo da descrição dos poliedros.

Plano de aula: Classificação dos Poliedros pela Base (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Classificação dos Poliedros pela base, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Localizar a base dos poliedros e investigar a possibilidade de classificá-los por meio da base representada.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática