Habilidade focal relacionada
(EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.
Objeto de conhecimento relacionado
- Prismas e pirâmides: reconhecimento, nomenclatura, características e planificação.
(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer prismas e pirâmides, sabendo diferenciá-los por meio de seus atributos.
- Reconhecer faces, vértices e arestas em prismas e pirâmides.
- Construir e reconhecer planificações de prismas e pirâmides.
- Diferenciar figuras planas e espaciais.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Conhecimentos prévios
- (EF03MA14) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Comentários para os professores
O trabalho com esta habilidade pode envolver gravuras, pinturas e esculturas, usando sólidos geométricos ou polígonos, os quais contêm muitos estímulos visuais. Quando problematizadas, elas podem auxiliar tanto o desenvolvimento de um senso estético quanto propiciar que os estudantes vejam a criação que envolve a matemática, identificando uma das muitas relações que essa área apresenta em situações da vida. Aplicativos de computador e softwares de geometria dinâmica permitem resolver problemas de representação e construção de polígonos, ajudando na compreensão de suas propriedades. Uma das noções mais importantes, a de ângulos, deve ser mantida com esta habilidade.
(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Sugestões de atividades
Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 4º ano - Item 8 - Instituto Reúna)
Descrição das atividades:
Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de reconhecer prismas e pirâmides, sabendo diferenciá-los por meio de seus atributos.
Plano de aula: Planificando Prismas (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Planificando Prismas, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
- Construir polígonos na malha pontilhada para formação da planificação, partindo da descrição dos poliedros.
Plano de aula: Classificação dos Poliedros pela Base (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Classificação dos Poliedros pela base, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
- Localizar a base dos poliedros e investigar a possibilidade de classificá-los por meio da base representada.