Plano de Aula

Plano de aula: De Olho nos Ângulos do Triângulo

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras bidimensionais: elementos e relações

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autora: Olenêva Sanches Sousa

Mentora: Paula Massi Reis Pires

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF5MA17: Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.

Objetivos específicos

  • Retomar o reconhecimento dos ângulos reto, agudo e obtuso, contextualizando-os nos triângulos e sinalizando elementos principais e implicações à sua classificação, conforme abertura dos ângulos.
  • Reconhecer os tipos de triângulos, quanto à abertura dos ângulos, a partir de dobraduras e de desenhos, nos quais a imagem de triângulos retângulos, acutângulos e obtusângulos aparecem em contextos diversos, sugeridos pelos estudantes.
  • Levantar as características dos triângulos quanto aos ângulos, relacionando-as à sua pertinência a contextos diversos.
  • Classificar os triângulos quanto aos ângulos, utilizando a nomenclatura adequada.

Conceito-chave

Classificação de triângulos quanto à medida dos ângulos.

Recursos necessários

Recursos materiais docentes:

  • Quadro e pincel;
  • Atividades impressas (uma cópia por estudante);
  • Transferidor de madeira (ou similar);
  • Régua de madeira (ou similar);
  • Cartolina, papel colorido ou qualquer outro alternativo para construir e recortar os quadrados da Atividade Principal;
  • Folha de papel  (uma por estudante);

Recursos materiais discentes:

  • cola;
  • régua;
  • lápis;
  • tesoura;
  • borracha.

Outros recursos opcionais: Se o professor aceitar a proposta de fazer o livrinho de triângulos quanto aos ângulos: classificador com prendedor (ou capa confeccionada de cartolina), uma impressão com nomes dos autores, espaço na biblioteca para colocar o livro à disposição.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Retomar o reconhecimento dos ângulos reto, agudo e obtuso, contextualizando-os nos triângulos e sinalizando elementos principais e implicações à sua classificação, conforme abertura dos ângulos.
  • Reconhecer os tipos de triângulos, quanto à abertura dos ângulos, a partir de dobraduras e de desenhos, nos quais a imagem de triângulos retângulos, acutângulos e obtusângulos aparecem em contextos diversos, sugeridos pelos estudantes.
  • Levantar as características dos triângulos quanto aos ângulos, relacionando-as à sua pertinência a contextos diversos.
  • Classificar os triângulos quanto aos ângulos, utilizando a nomenclatura adequada.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.

  • Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
  • Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
  • Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
  • Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.”

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.