Atividade complementar
Plano de Aula
Plano de aula: De Olho nos Ângulos do Triângulo
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras bidimensionais: elementos e relações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autora: Olenêva Sanches Sousa
Mentora: Paula Massi Reis Pires
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF5MA17: Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.
Objetivos específicos
- Retomar o reconhecimento dos ângulos reto, agudo e obtuso, contextualizando-os nos triângulos e sinalizando elementos principais e implicações à sua classificação, conforme abertura dos ângulos.
- Reconhecer os tipos de triângulos, quanto à abertura dos ângulos, a partir de dobraduras e de desenhos, nos quais a imagem de triângulos retângulos, acutângulos e obtusângulos aparecem em contextos diversos, sugeridos pelos estudantes.
- Levantar as características dos triângulos quanto aos ângulos, relacionando-as à sua pertinência a contextos diversos.
- Classificar os triângulos quanto aos ângulos, utilizando a nomenclatura adequada.
Conceito-chave
Classificação de triângulos quanto à medida dos ângulos.
Recursos necessários
Recursos materiais docentes:
- Quadro e pincel;
- Atividades impressas (uma cópia por estudante);
- Transferidor de madeira (ou similar);
- Régua de madeira (ou similar);
- Cartolina, papel colorido ou qualquer outro alternativo para construir e recortar os quadrados da Atividade Principal;
- Folha de papel (uma por estudante);
Recursos materiais discentes:
- cola;
- régua;
- lápis;
- tesoura;
- borracha.
Outros recursos opcionais: Se o professor aceitar a proposta de fazer o livrinho de triângulos quanto aos ângulos: classificador com prendedor (ou capa confeccionada de cartolina), uma impressão com nomes dos autores, espaço na biblioteca para colocar o livro à disposição.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Retomar o reconhecimento dos ângulos reto, agudo e obtuso, contextualizando-os nos triângulos e sinalizando elementos principais e implicações à sua classificação, conforme abertura dos ângulos.
- Reconhecer os tipos de triângulos, quanto à abertura dos ângulos, a partir de dobraduras e de desenhos, nos quais a imagem de triângulos retângulos, acutângulos e obtusângulos aparecem em contextos diversos, sugeridos pelos estudantes.
- Levantar as características dos triângulos quanto aos ângulos, relacionando-as à sua pertinência a contextos diversos.
- Classificar os triângulos quanto aos ângulos, utilizando a nomenclatura adequada.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
- Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
- Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
- Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
- Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.”
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.