Plano de Aula

Plano de aula: De Olho nos Ângulos do Triângulo

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras bidimensionais: elementos e relações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autora: Olenêva Sanches Sousa

Mentora: Paula Massi Reis Pires

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF5MA17: Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.

Objetivos específicos

  • Retomar o reconhecimento dos ângulos reto, agudo e obtuso, contextualizando-os nos triângulos e sinalizando elementos principais e implicações à sua classificação, conforme abertura dos ângulos.
  • Reconhecer os tipos de triângulos, quanto à abertura dos ângulos, a partir de dobraduras e de desenhos, nos quais a imagem de triângulos retângulos, acutângulos e obtusângulos aparecem em contextos diversos, sugeridos pelos estudantes.
  • Levantar as características dos triângulos quanto aos ângulos, relacionando-as à sua pertinência a contextos diversos.
  • Classificar os triângulos quanto aos ângulos, utilizando a nomenclatura adequada.

Conceito-chave

Classificação de triângulos quanto à medida dos ângulos.

Recursos necessários

Recursos materiais docentes:

  • Quadro e pincel;
  • Atividades impressas (uma cópia por estudante);
  • Transferidor de madeira (ou similar);
  • Régua de madeira (ou similar);
  • Cartolina, papel colorido ou qualquer outro alternativo para construir e recortar os quadrados da Atividade Principal;
  • Folha de papel  (uma por estudante);

Recursos materiais discentes:

  • cola;
  • régua;
  • lápis;
  • tesoura;
  • borracha.

Outros recursos opcionais: Se o professor aceitar a proposta de fazer o livrinho de triângulos quanto aos ângulos: classificador com prendedor (ou capa confeccionada de cartolina), uma impressão com nomes dos autores, espaço na biblioteca para colocar o livro à disposição.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Retomar o reconhecimento dos ângulos reto, agudo e obtuso, contextualizando-os nos triângulos e sinalizando elementos principais e implicações à sua classificação, conforme abertura dos ângulos.
  • Reconhecer os tipos de triângulos, quanto à abertura dos ângulos, a partir de dobraduras e de desenhos, nos quais a imagem de triângulos retângulos, acutângulos e obtusângulos aparecem em contextos diversos, sugeridos pelos estudantes.
  • Levantar as características dos triângulos quanto aos ângulos, relacionando-as à sua pertinência a contextos diversos.
  • Classificar os triângulos quanto aos ângulos, utilizando a nomenclatura adequada.