Plano de Aula

Plano de aula: PoligoMarcas

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras bidimensionais: elementos e relações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autora: Olenêva Sanches Sousa

Mentora: Paula Massi Reis Pires

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF05MA17: Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.

Objetivos específicos

  • Retomar o reconhecimento do círculo e da circunferência, sua distinção e alguns dos seus elementos - raio, diâmetro e centro-;
  • Reconhecer a relação de inscrição e circunscrição entre polígonos e circunferência;
  • Inscrever e circunscrever polígonos regulares e circunferências, identificando alguns dos seus elementos;
  • Discutir, coletivamente, a inscrição e circunscrição de polígonos e circunferência e alguns dos seus elementos;
  • Pontuar características do círculo e da circunferência, e  da inscrição e circunscrição de polígonos.

Conceito-chave

Círculo, circunferência e polígonos.

Recursos necessários

Recursos materiais docentes:

  • Quadro e pincel;
  • Computador e impressora;
  • Internet;
  • Material de desenho para quadro (compasso, esquadro, transferidor, régua);
  • Atividades impressas (principal, como uma cópia por grupo, e raio x, com uma cópia por estudante);
  • Datashow (opcional).

.

Recursos materiais discentes:

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Papel;
  • Canetas esferográficas ou hidrográficas coloridas;
  • Lápis de cor;
  • Compasso;
  • Transferidor;
  • Régua;
  • Esquadro.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Retomar o reconhecimento do círculo e da circunferência, sua distinção e alguns dos seus elementos - raio, diâmetro e centro-;
  • Reconhecer a relação de inscrição e circunscrição entre polígonos e circunferência;
  • Inscrever e circunscrever polígonos regulares e circunferências, identificando alguns dos seus elementos;
  • Discutir, coletivamente, a inscrição e circunscrição de polígonos e circunferência e alguns dos seus elementos;
  • Pontuar características do círculo e da circunferência, e  da inscrição e circunscrição de polígonos.