_GEO5_11UND03 - Texto da contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: O lixo que não é lixo
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Identificação de ações poluidoras e formas de conscientização individual e coletiva.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF05GE11: Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Todos os comandos dos slides podem ser escritos no quadro caso não seja possível projetá-los. O objetivo do plano é pensar em formas de diminuir a quantidade de lixo que vai ser descartado em lixões e aterros sanitários para otimizar o uso estes lugares de descarte e minimizar os impactos ambientais gerados neles, usando o exemplo da atividade dos catadores de resíduos sólidos.
Materiais necessários: Atividade do plano disponível no link abaixo, lápis de cor, caixa grande, embalagens em geral (resíduos sólidos) e imagem de alimentos (frutas e verduras por exemplo).
Material complementar:
Texto da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7uJD6tgM3gmTCfduRnw4ZaZwHVptV7cYQjECs2Trk3shfCfFexpQ7SMxMHFn/geo5-11und03-texto-da-contextualizacao.pdf
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?time_continue=115&v=MiuIckYJfQY
Para você saber mais:
https://portalresiduossolidos.com/o-que-e-lixo/ acesso em 5 de dezembro de 2018
http://www.lixo.com.br/content/view/144/251/ acesso em 16/12/2018
http://www.mncr.org.br/ acesso em 5 de dezembro de 2018
Contextos prévios: Espera-se que os alunos saibam o que é lixo e as diferenças entre lixão e aterro sanitário já tenham sido trabalhadas com os alunos, destacando os problemas ambientais gerados por cada um.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula com os alunos, espere por algumas respostas. Peça por exemplos de coisas que jogamos fora que não são lixo, no caso dos alunos darem respostas curtas. Se os alunos responderem que sim pergunte: “Se eu tenho um sapato que não quero mais e o jogo fora, ele é lixo mesmo que outra pessoa possa usar?”.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS