Plano de Aula

Plano de aula: Poluição sonora

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Identificação de ações poluidoras e formas de conscientização individual e coletiva.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF05GE11: Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folha avulsa, lápis de cor

Para você saber mais:

https://www.ecycle.com.br/2733-poluicao-sonora.html acesso em 19 de fevereiro de 2019

http://www.mpgo.mp.br/portal/noticia/poluicao-sonora acesso em 19 de fevereiro de 2019

https://www.suapesquisa.com/pesquisa/poluicao_sonora.htm acesso em 19 de fevereiro de 2019

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Existe diferença entre som e barulho? Qual?’’’

Para esse plano a Poluição sonora é algo inoportuno, indesejável, que pode prejudicar a percepção de um sinal ou gerar desconforto. Trata-se de um atributo qualitativo, não quantitativo. Ela remete a qualquer ruído que possa prejudicar a saúde, remete-se a um som com o volume extremamente alto ou a um ruído ou barulho que interfira negativamente na qualidade de vida.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA