Plano de Aula
Plano de aula: Poluição sonora
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Identificação de ações poluidoras e formas de conscientização individual e coletiva.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF05GE11: Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folha avulsa, lápis de cor
Para você saber mais:
https://www.ecycle.com.br/2733-poluicao-sonora.html acesso em 19 de fevereiro de 2019
http://www.mpgo.mp.br/portal/noticia/poluicao-sonora acesso em 19 de fevereiro de 2019
https://www.suapesquisa.com/pesquisa/poluicao_sonora.htm acesso em 19 de fevereiro de 2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Existe diferença entre som e barulho? Qual?’’’
Para esse plano a Poluição sonora é algo inoportuno, indesejável, que pode prejudicar a percepção de um sinal ou gerar desconforto. Trata-se de um atributo qualitativo, não quantitativo. Ela remete a qualquer ruído que possa prejudicar a saúde, remete-se a um som com o volume extremamente alto ou a um ruído ou barulho que interfira negativamente na qualidade de vida.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS