Plano de Aula

Plano de aula: Avaliação e apropriação dos resultados

Plano 4 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre Escambo de ideias simples e poderosas

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Sobre o plano
Sobre o plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: a sequência “Escambo de ideias simples e poderosas” objetiva fazer o diagnóstico de situações presentes no contexto dos alunos, incluindo a participação da família e um olhar crítico sobre diversos aspectos presentes na escola. A partir do diagnóstico, coletivamente, devem escolher uma situação que atenda às necessidades do grupo e, a partir dela, elaborar propostas para mudança. Cada plano (essa sequência propõe 4 planos com previsão de 2 aulas cada - 100 minutos cada) contemplará uma etapa desse desenvolvimento para que, no final do quarto plano, as ações possam ser efetivadas no dia a dia dos estudantes.

Sobre esse plano: essa proposta faz parte de uma sequência de 4 planos que têm como ideia central possibilitar a investigação, reflexão e escolhas, tendo como ponto de partida a análise crítica da realidade na qual estudantes e escolas estão inseridos. Ele está previsto para ser desenvolvido em uma aula de 100 minutos, e precisa ter como pré-requisito o desenvolvimento dos planos “Diagnóstico do espaço escolar”, “Planejamento coletivo” e “Práticas Escolares” desta sequência.

Esses planos representam a composição de toda sequência que será avaliada pelos alunos nesta aula. Neste momento, após execução de todas as etapas, espera-se que a avaliação possa ser efetivada, refletindo sobre o que deu certo e o que precisa ser mudado para que novos problemas sejam resolvidos. Essas ações favorecem a instituição de uma cultura de planejamento e de projetos que podem ser úteis para toda escola, bem como para o desenvolvimento pessoal de cada criança.

Lembre-se de que a proposta sugerida no plano sobre práticas escolares teve como produto final a estruturação de um projeto que envolveu toda a escola. Dessa forma, é importante ter claro que esse plano só pode ser aplicado decorrida todas as etapas anteriores e respeitando o cronograma proposto para o projeto. Por exemplo, se o prazo para execução das práticas de melhoria era de 3 meses, esse plano só deve ser aplicado após esse período.

A sequência inclui as habilidades EF35LP15, EF05HI04, EF04GE03, EF05GE11 e EF05GE12, presentes na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui.

Algumas competências gerais previstas na BNCC foram selecionadas para serem trabalhadas com maior ênfase nesse plano:

7 - Argumentação - Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

9 - Empatia e cooperação - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10 - Responsabilidade e cidadania - Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Organização das aulas: a aula será efetivada a partir de uma contextualização feita nas turmas com a reflexão sobre o antes e o depois, quantificando e/ou qualificando as intervenções realizadas. De posse dessas informações, os grupos serão formados com alunos de todas as turmas e as ações já efetivadas serão avaliadas a partir de uma rubrica de qualidade. Esse agrupamento pode ser feito a partir da função que cada criança assumiu ao longo do projeto ou mantendo os grupos que realizaram a investigação pelo espaço escolar. Em seguida, organize uma assembleia, em que os alunos defendem os pontos de vista e um júri, previamente selecionado e formado por um representante de cada sala, que avalia as ideias apresentadas e define os próximos passos. Garanta que nesse júri tenha um representante de cada turma.

Atenção, professor: não se esqueça de registrar o desenvolvimento de mais essa etapa. Todas as imagens serão úteis e têm relação com a culminância do projeto proposto.

Ação prévia: antes dessa aula, é necessário que todas as turmas tenham discutido as ações realizadas ao longo do projeto e refletido sobre o antes e o depois desse processo. Além disso, é necessário que a escola e/ou as turmas envolvidas nas ações se organizem para a parada do momento da assembleia, em que a participação de todos é essencial. A escola pode organizar uma propaganda de divulgação desse momento liderada pela equipe de marketing do projeto, caso essa função tenha sido atribuída.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência foi pensada, colocando em evidência o espaço escolar e as ideias sobre convivência, respeito, empatia, coletividade, diálogo e escolhas conscientes que foram progressivamente estimuladas. A partir do projeto desenvolvido, temos o momento de avaliar e antever situações que podem ser potencializadas em outros projetos que contarão com a participação ativa dos estudantes, oferecendo oportunidade para eles serem protagonistas. Esse tipo de ação está relacionado diretamente com a educação empreendedora. Aprender a estabelecer novas metas é importante, não apenas nos espaços escolares como na vida de todas as pessoas, para construção de diversas habilidades vinculadas ao tema.

Materiais necessários:

  • Foto do antes e do depois para evidenciar se mudanças foram possíveis a partir do desenvolvimento do projeto.
  • Rubrica de qualidade com sugestão disponível nos materiais complementares. Adapte essa proposta avaliativa de acordo com os itens que julgar mais relevante para o projeto.

Possibilidade de adaptação: caso não seja possível realizar a assembleia com todas as turmas juntas, você e os demais professore podem fazê-la separadamente, em cada sala, e organizar uma exposição dos resultados, quantificando as observações coletadas na rubrica e projetando novas intervenções.

Em vez de usar a folha com a rubrica impressa, caso a escola disponha de recurso tecnológico, pode ser montado um formulário no Google Forms e as turmas serem organizadas para o preenchimento.

Para saber mais: acesse o documento intitulado “Delineando rubricas para uma avaliação mediadora da aprendizagem em educação on-line”. Ele fornece elementos importantes para que você aprofunde seus conhecimentos sobre esses procedimentos avaliativos que estamos propondo neste plano de aula.

SANCHO, C.N.K. & CARDOSO, N.L. Delineando rubricas para uma avaliação mediadora da aprendizagem em educação on line. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2009/CD/trabalhos/1452009214144.pdf. Acessado em: 29 de fevereiro de 2020.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: apresente para os alunos o antes e o depois da situação escolhida. Faça isso com a projeção das imagens (fotos de registro do processo) ou com a colagem delas no quadro. Garanta que as imagens, nas duas situações, fiquem bem visíveis, evidenciando as características principais de mudança ou que ainda precisam de intervenção.

Mostre como estava antes do projeto e agora, com todas as etapas já realizadas. Estimule a reflexão com questionamentos que incluem:

- Temos diferença?

- O problema foi solucionado?

- O que ficou mais evidente?

- O que ainda precisa ser melhorado?

Com as informações apresentadas, peça que registrem no caderno suas impressões e reflexões iniciais.

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