GEO5_11UND10 - Atividade da sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: Descarte de material eletrônico
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Identificação de ações poluidoras e formas de conscientização individual e coletiva.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF05GE11: Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Equipamento com acesso à internet, caderno, lápis, atividade da sistematização.
Material complementar:
Atividade da sistematização disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8c44awCPn43drK7NrxxBSFJDp54GVPTQ5EvnucXnGMN9fK7fWqmXQQYKTrjd/geo5-11und10-atividade-da-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/09/o-que-e-lixo-eletronico-veja-dicas-de-descarte-e-reciclagem-no-brasil.ghtml acesso em 1 de março de 2019
https://www.oficinadanet.com.br/post/13742-como-descartar-lixo-eletronico acesso em 1 de março de 2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leve os alunos ao laboratório de informática ou algum local onde terão acesso a internet, para poderem realizar a pesquisa da ação propositiva. Peça que o alunos levem o caderno e o estojo. Forme trios, assim os alunos vão trocar ideias durante a pesquisa.
Como adequar à sua realidade: Se não houver um local com disponibilidade de acesso à internet, leve para a sala de aula materiais impressos sobre o tema (sites, notícias, panfletos, etc). Você pode utilizar os site do “Para você saber mais”.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS