GEO6_11UND05 - Gabarito da Atividade
Plano de Aula
Plano de aula: Lixo e suas consequências
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Noções de sustentabilidade e de relações entre local-global.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula tem o objetivo de realizar nos alunos uma reflexão sobre o consumo excessivo e a produção de lixo, além de discutir a relação entre lixo e matéria-prima, ou seja, quanto mais consumimos, mais lixo produzimos e mais recursos naturais são retirados.
Material complementar:
Atividade da Ação Propositiva em grupo que deve ser impressa. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7fwZgfytqZUFrRDFbtGR4NKCzJ8vCgDss5gVVgbsCrxF2ZWvKv2AeQk7VY7U/geo6-11und05-atividade-em-grupo.pdf
Atividade em Grupo: Ação Propositiva - Gabarito
Gabarito - Sistematização
Para você saber mais:
A coleta e o destino do lixo. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/lixo-2-a-coleta-e-o-destino-do-lixo.htm>. Acesso em: 16 abr 19.
ALBERT, A.; FERNANDES, R. Como mudar hábitos de consumo para produzir menos lixo. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1180/como-mudar-habitos-de-consumo-para-produzir-menos-lixo>. Acesso em: 16 abr 2019.
Lixo. Disponível em: <https://www.resumoescolar.com.br/biologia/lixo/>. Acesso em: 16 abr 2019.
MACHADO, G.B. O que é o serviço de coleta de lixo? Disponível em: <https://portalresiduossolidos.com/o-que-e-o-servico-de-coleta-de-lixo/>. Acesso em: 16 abr 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Inicie a aula comentando com os alunos que discutirão sobre o lixo, como ele é tratado nas grandes cidades e a relação entre a produção de lixo e o consumo exagerado que a sociedade possui.
Como adequar à sua realidade: Fale do lixo da escola, principalmente se não houver coleta seletiva no ambiente escolar.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete os dois slides para os alunos e oriente para que eles prestem bastante atenção nos esquemas apresentados. Peça para que dois alunos expliquem os esquemas. Neste momento, espera-se que a sala perceba que o lixo gerado nada mais é que recursos que são retirados da natureza, transformam-se em produtos e são consumidos até serem jogados fora.
No segundo esquema, são mostradas duas maneiras de coleta de lixo:
- O lixão (forma mais inadequada, pois o lixo é acumulado a céu aberto, sem medidas ecológicas e de saúde pública) e
- O aterro sanitário (um tipo de depósito, destinado para resíduos sólidos não recicláveis, onde lixo é enterrado para se decompor).
Se for necessário, explique os dois conceitos para a turma. Leia o “Para você saber mais” para compreender melhor as diferenças entre lixão e aterro sanitário. Oriente os alunos para focarem na questão do lixo descartado de maneira errada e nas consequências da coleta de lixo: odor, doenças, insetos.
Pergunte à turma:
- A coleta de lixo é eficiente?
- Mesmo sendo coletado, o lixo gera consequências?
- O lixo pode ser visto como um problema?
- Por que pode-se considerar o lixo algo essencialmente humano?
Como adequar à sua realidade: Procure saber como é feito o descarte do lixo em sua cidade, veja se é através de lixão ou aterro sanitário.
Para você saber mais:
Como funciona o aterro sanitário? Disponível em: <https://www.vgresiduos.com.br/blog/como-funciona-o-aterro-sanitario/>. Acesso em: 16 abr 2019.
Formas de disposição de resíduos: lixão. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/residuos/res12.html>. Acesso em: 16 abr 2019.
Contextualização
Orientações: Projete os dois slides para os alunos e oriente para que eles prestem bastante atenção nos esquemas apresentados. Peça para que dois alunos expliquem os esquemas. Neste momento, espera-se que a sala perceba que o lixo gerado nada mais é que recursos que são retirados da natureza, transformam-se em produtos e são consumidos até serem jogados fora.
No segundo esquema, são mostradas duas maneiras de coleta de lixo:
- O lixão (forma mais inadequada, pois o lixo é acumulado a céu aberto, sem medidas ecológicas e de saúde pública) e
- O aterro sanitário (um tipo de depósito, destinado para resíduos sólidos não recicláveis, onde lixo é enterrado para se decompor).
Se for necessário, explique os dois conceitos para a turma. Leia o “Para você saber mais” para compreender melhor as diferenças entre lixão e aterro sanitário. Oriente os alunos para focarem na questão do lixo descartado de maneira errada e nas consequências da coleta de lixo: odor, doenças, insetos.
Pergunte à turma:
- A coleta de lixo é eficiente?
- Mesmo sendo coletado, o lixo gera consequências?
- O lixo pode ser visto como um problema?
- Por que pode-se considerar o lixo algo essencialmente humano?
Como adequar à sua realidade: Procure saber como é feito o descarte do lixo em sua cidade, veja se é através de lixão ou aterro sanitário.
Para você saber mais:
Como funciona o aterro sanitário? Disponível em: <https://www.vgresiduos.com.br/blog/como-funciona-o-aterro-sanitario/>. Acesso em: 16 abr 2019.
Formas de disposição de resíduos: lixão. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/residuos/res12.html>. Acesso em: 16 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Divida a sala em trios, projete a imagem para a sala e escreva no quadro a seguinte pergunta:
- Qual a relação entre o lixo e os nossos hábitos de consumo?
Oriente os grupos a discutirem a pergunta. Após alguns minutos, peça para que alguns grupos compartilhem a discussão com a sala.
A imagem retrata uma das consequências da produção excessiva e do descarte indevido de lixo: as enchentes. É importante ressaltar neste momento, que não é apenas o lixo que colabora para a enchentes, mas ele se torna um agravante nas grandes cidades. Com base na imagem, também é possível discutir que é necessário mudar nossos hábitos de consumo, pois quanto mais consumimos, mais lixo produzimos e mais consequências teremos.
Para finalizar esta etapa, pergunte aos alunos:
- Como alterar esse processo?
Os alunos devem identificar que para alterar o processo é necessário maior conscientização, menor consumo, reciclagem e reaproveitamento de materiais.
Para você saber mais:
ALBERT, A.; FERNANDES, R. Como mudar hábitos de consumo para produzir menos lixo. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1180/como-mudar-habitos-de-consumo-para-produzir-menos-lixo>. Acesso em: 16 abr 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Oriente a sala para permanecer em grupos e entregue uma folha de atividade para cada grupo. Na atividade os alunos receberão diversas palavras e devem circular as que consideram que possuem relação com lixo. A folha se encontra disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7fwZgfytqZUFrRDFbtGR4NKCzJ8vCgDss5gVVgbsCrxF2ZWvKv2AeQk7VY7U/geo6-11und05-atividade-em-grupo.pdf
O gabarito da atividade se encontra disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ga7mVGwbwvTCe25nYT3cBcVvFr7yWuWd8gEUxPtEbhCNdEzSNVZAwfBKcTKY/geo6-11und05-gabarito-da-atividade.pdf
Após circularem as palavras, peça para os grupos continuarem a atividade discutindo entre si a relação que encontraram entre as palavras circuladas e o lixo.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Peça para os grupos continuarem a atividade discutindo entre si a relação que encontraram entre as palavras circuladas e o lixo. Após alguns minutos, comece o compartilhamento de ideias, fale uma palavra e peça para qualquer grupo, de maneira aleatória, explique a relação que encontrou. É importante que todos os grupos participem e todas as palavras sejam faladas.
As possíveis relações que podem ser encontradas estão disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2TyD49TRuPpXQUUPMHRtvKsu2vt895fSz8sKXCkANqayrDtatR76Hys8YFM7/gabarito-sistematizacao.pdf
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO6_11UND05
Ferramentas sugeridas
Youtube
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
Internet
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Esse plano de aula tem a proposta discutir os diferentes tipos de destino de lixo e a relação da produção do lixo com o consumo da sociedade. O tema pode ser apresentado através do envio de alguma imagem de acúmulo de lixo ou do local de descarte do lixo, preferencialmente do local ou região de residência dos alunos. Para estimulá-los para aula pergunte, ao enviar a imagem, se eles sabem para onde vai o lixo produzido diariamente por eles.
Contextualização
Para a contextualização da aula, seguindo a proposta temática desse plano, recomenda-se que o professor, junto com o envio da apresentação do tema da aula, envie também a imagem que está disponível no slide de contextualização. Ao enviar, solicite aos alunos que escrevam um parágrafo sobre o que entenderam do esquema. Peça que envie a resposta por email ou whatsapp. Com base nas respostas, professor, será possível levantar um panorama do conhecimento dos estudantes sobre a questão.
Ação propositiva
A ação propositiva dessa aula será adaptada do plano original. Primeira adaptação necessária é que a atividade será feita individualmente. Vamos usar o quadrinho que está na problematização para fazê-los pensar sobre a relação entre consumo e produção de lixo. Além de enviar o quadrinho, peça que assistam ao vídeo (disponível aqui). Esse é um vídeo bem interessante chamado “A História das Coisas” que conecta o consumo de produtos com a produção do lixo. Peça que com base no que assistiram no vídeo, realizem a atividade da ação propositiva que está no plano original.
Sistematização
A sistematização desse plano é a continuidade e finalização da atividade proposta anteriormente. Peça aos estudantes que escrevam a relação que encontraram entre as palavras circuladas e o lixo. Por fim, solicite que envie por email a atividade finalizada e dê um feedback qualitativo a cada atividade enviada. Há um gabarito no plano original, professor, que certamente poderá ajudá-lo nisso.
Convite às famílias
Convide os familiares a assistir um dos documentários mais famosos do país nos anos 1980/1990. “Ilhas das Flores”. É bem possível que os familiares já tenham assistido. Eles está disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Carrasco
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender como o lixo é tratado nas cidades e identificar a relação entre lixo e consumo
Habilidade (s) da Base: (EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo