Plano de Aula

Plano de aula: Lixo e suas consequências

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Noções de sustentabilidade e de relações entre local-global.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula tem o objetivo de realizar nos alunos uma reflexão sobre o consumo excessivo e a produção de lixo, além de discutir a relação entre lixo e matéria-prima, ou seja, quanto mais consumimos, mais lixo produzimos e mais recursos naturais são retirados.

Material complementar:

Atividade da Ação Propositiva em grupo que deve ser impressa. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7fwZgfytqZUFrRDFbtGR4NKCzJ8vCgDss5gVVgbsCrxF2ZWvKv2AeQk7VY7U/geo6-11und05-atividade-em-grupo.pdf

Atividade em Grupo: Ação Propositiva - Gabarito

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ga7mVGwbwvTCe25nYT3cBcVvFr7yWuWd8gEUxPtEbhCNdEzSNVZAwfBKcTKY/geo6-11und05-gabarito-da-atividade.pdf

Gabarito - Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2TyD49TRuPpXQUUPMHRtvKsu2vt895fSz8sKXCkANqayrDtatR76Hys8YFM7/gabarito-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

A coleta e o destino do lixo. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/lixo-2-a-coleta-e-o-destino-do-lixo.htm>. Acesso em: 16 abr 19.

ALBERT, A.; FERNANDES, R. Como mudar hábitos de consumo para produzir menos lixo. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1180/como-mudar-habitos-de-consumo-para-produzir-menos-lixo>. Acesso em: 16 abr 2019.

Lixo. Disponível em: <https://www.resumoescolar.com.br/biologia/lixo/>. Acesso em: 16 abr 2019.

MACHADO, G.B. O que é o serviço de coleta de lixo? Disponível em: <https://portalresiduossolidos.com/o-que-e-o-servico-de-coleta-de-lixo/>. Acesso em: 16 abr 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Inicie a aula comentando com os alunos que discutirão sobre o lixo, como ele é tratado nas grandes cidades e a relação entre a produção de lixo e o consumo exagerado que a sociedade possui.

Como adequar à sua realidade: Fale do lixo da escola, principalmente se não houver coleta seletiva no ambiente escolar.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados