Plano de Aula

Plano de aula: Lixo como forma de poluição

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Identificação de ações poluidoras e formas de conscientização individual e coletiva.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF05GE11: Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Todos os comandos dos slides podem ser escritos no quadro caso não seja possível projetá-los.

Materiais necessários: Papel A4.

Para você saber mais: http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/lixo.pdf Acesso em 10 de novembro de 2018

http://www.cenedcursos.com.br/meio-ambiente/lixo-consequencias-desafios-e-solucoes/ Acesso em 10 de novembro de 2018

sugestões de link que apresenta conceito de lixo:

https://portalresiduossolidos.com/o-que-e-lixo/ Acesso em 24 de novembro de 2018

sugestões de link que apresenta conceito de poluição:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-poluicao.htm Acesso em 10 de novembro de 2018

Contextos prévios: Espera-se que os alunos já saibam o conceito de:

  • Lixo: um produto que foi descartado e que não tem valor nenhum. O lixo que pode ser reaproveitado de alguma forma é chamado de resíduo sólido. O lixo que não pode ser aproveitado é chamado de rejeito.
  • Poluição: poluição é definida por alterações indesejáveis nas propriedades físicas, químicas e/ou biológicas do meio ambiente, trazendo danos e desequilíbrios à natureza e ao desenvolvimento de populações naturais e humanas.
Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema com os alunos. Pergunte aos alunos: “O que é lixo?”. Espera-se que os alunos respondam que lixo é o que não queremos mais, o que se pode jogar fora.

Para você saber mais: http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/lixo.pdf Acesso em 10 de novembro de 2018

http://www.cenedcursos.com.br/meio-ambiente/lixo-consequencias-desafios-e-solucoes/ Acesso em 10 de novembro de 2018

Contextos prévios: Espera se que os alunos já saibam o conceito de poluição: é definida por alterações indesejáveis nas propriedades físicas, químicas ou biológicas do meio ambiente, trazendo danos e desequilíbrios à natureza e ao desenvolvimento de populações naturais e humanas.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS