Plano de Aula
Plano de aula: Lixo como forma de poluição
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Identificação de ações poluidoras e formas de conscientização individual e coletiva.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF05GE11: Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Todos os comandos dos slides podem ser escritos no quadro caso não seja possível projetá-los.
Materiais necessários: Papel A4.
Para você saber mais: http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/lixo.pdf Acesso em 10 de novembro de 2018
http://www.cenedcursos.com.br/meio-ambiente/lixo-consequencias-desafios-e-solucoes/ Acesso em 10 de novembro de 2018
sugestões de link que apresenta conceito de lixo:
https://portalresiduossolidos.com/o-que-e-lixo/ Acesso em 24 de novembro de 2018
sugestões de link que apresenta conceito de poluição:
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-poluicao.htm Acesso em 10 de novembro de 2018
Contextos prévios: Espera-se que os alunos já saibam o conceito de:
- Lixo: um produto que foi descartado e que não tem valor nenhum. O lixo que pode ser reaproveitado de alguma forma é chamado de resíduo sólido. O lixo que não pode ser aproveitado é chamado de rejeito.
- Poluição: poluição é definida por alterações indesejáveis nas propriedades físicas, químicas e/ou biológicas do meio ambiente, trazendo danos e desequilíbrios à natureza e ao desenvolvimento de populações naturais e humanas.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema com os alunos. Pergunte aos alunos: “O que é lixo?”. Espera-se que os alunos respondam que lixo é o que não queremos mais, o que se pode jogar fora.
Para você saber mais: http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/lixo.pdf Acesso em 10 de novembro de 2018
http://www.cenedcursos.com.br/meio-ambiente/lixo-consequencias-desafios-e-solucoes/ Acesso em 10 de novembro de 2018
Contextos prévios: Espera se que os alunos já saibam o conceito de poluição: é definida por alterações indesejáveis nas propriedades físicas, químicas ou biológicas do meio ambiente, trazendo danos e desequilíbrios à natureza e ao desenvolvimento de populações naturais e humanas.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS