Plano de Aula
Plano de aula: Ações humanas que influenciam nas enchentes
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Identificação de ações poluidoras e formas de conscientização individual e coletiva.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF05GE11: Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Material complementar:
Vídeo “Entenda os motivos das enchentes na nossa Cidade”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uxVPlsvoQIc acesso em 06 de fevereiro de 2019.
Para você saber mais:
http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/mma10.htm acesso em 06 de fevereiro de 2019.
https://www.youtube.com/watch?v=93ErS-GqC7k acesso em 06 de fevereiro de 2019.
https://falauniversidades.com.br/enchentes-principais-causas-e-consequencias/ acesso em 06 de fevereiro de 2019.
http://www.defesacivil.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=17 acesso em 06 de fevereiro de 2019.
Contextos prévios: Os conceitos de enchentes, inundações e alagamentos, já deve ter sido trabalhado com os alunos.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “O que é uma enchente?” .
Contextos prévios: O fenômeno natural, enchentes, já deve ter sido trabalhado com os alunos.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS