Anexo 1 - Coleta de dados
Plano de Aula
Plano de aula: Diagnóstico do espaço escolar
Plano 1 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre Escambo de ideias simples e poderosas
Por: Eliane de Siqueira
Aula
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: a sequência “Escambo de ideias simples e poderosas” objetiva fazer o diagnóstico de situações presentes no contexto dos alunos, incluindo a participação da família e um olhar crítico sobre diversos aspectos presentes na escola. A partir do diagnóstico, coletivamente, devem escolher uma situação que atenda às necessidades do grupo e, a partir dela, elaborar propostas para mudança. Cada plano (essa sequência propõe 4 planos com previsão de duas aulas cada - 100 minutos cada) contemplará uma etapa desse desenvolvimento para que, no final do quarto plano, as ações possam ser efetivadas no dia a dia dos estudantes.
Sobre esse plano: essa proposta faz parte de uma sequência de 4 planos de aulas que têm como ideia central possibilitar a investigação, reflexão e escolhas, tendo como ponto de partida a análise crítica da realidade na qual estudantes e escolas estão inseridos. Ele está previsto para ser desenvolvido em uma aula de 100 minutos, a partir de uma atividade prévia em que o professor entregará para cada criança um roteiro de pesquisa para ser realizado juntamente com as famílias. Com ele, as crianças analisarão diferentes espaços do lugar onde moram. A ideia é que, primeiramente, realizem o diagnóstico de diversas situações presentes no contexto onde estão inseridas para que, depois, possam ampliar essas reflexões para outros espaços como o próprio ambiente escolar. Na segunda etapa, realizada em grupo, devem observar a escola, conversar com funcionários e, com isso, diagnosticar situações diversas.
Esse movimento inicial serve como disparador para as próximas aulas, quando serão feitas escolhas, discussões, argumentações e elaboração de propostas serão planejadas. A partir do diagnóstico realizado com as famílias e investigação em grupo do espaço escolar, a turma deve completar o preenchimento da tabela, juntamente com você, e estabelecer critérios para o agrupamento das informações, possibilitando, ao final da sequência, que as situações mais emergenciais e que causam mais incômodo sejam escolhidas coletivamente.
A sequência inclui as habilidades EF35LP15, EF05HI04, EF04GE03, EF05GE11 e EF05GE12, presentes na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui.
Como competências gerais temos:
7 - Argumentação - Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
9 - Empatia e cooperação - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10 - Responsabilidade e cidadania - Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
É importante lembrar que o material se trata de uma sugestão para o desenvolvimento das competências e habilidades relacionadas às áreas temáticas, e que adaptações podem ser realizadas ao longo das aulas para potencializar outras aprendizagens e adequar-se ao contexto escolar. O protagonismo dos alunos deve ser sempre incentivado e a intencionalidade docente nas intervenções e proposições é essencial.
Como dito anteriormente, essa proposta vai gerar um diagnóstico da escola e, para isso, os alunos devem dialogar com funcionários, gestores, outros alunos e demais pessoas que estiverem no espaço escolar para coleta de informações. É importante que uma conversa prévia seja feita com essas pessoas, explicando o teor da atividade e a abordagem que os alunos farão na etapa de diagnóstico.
Organização das aulas: a interdisciplinaridade está presente em toda ação, tendo em vista o objetivo de fazer com que as práticas culminem com a elaboração de um projeto institucional. Dialogue com os alunos nas etapas que antecedem essa aula, fale sobre a importância da participação das famílias e dos relatos que serão trazidos para discussão na escola. Além disso, a coleta de dados, pesquisa ou diagnóstico, como ponto de investigação deve possibilitar a compreensão sobre a percepção que cada um tem de diversas situações e que o trabalho coletivo, sendo desenvolvido a partir de dados reais, favorece as intervenções em prol do bem comum. Nessas discussões, sua mediação deve mostrar aos alunos que existem muitas ações presentes no cotidiano das pessoas que não causam nenhum incômodo para quem as realiza, mas pode prejudicar muito outras pessoas. Por isso, a comparação entre as informações coletadas será realizada nas aulas. Dialogue sobre a importância da escuta, do diálogo e do respeito, tendo em vista que nem todos os problemas investigados e registrados pelos grupos poderão ser contemplados. Reflita com os alunos sobre a necessidade de escolhas e de priorizar algumas situações a partir do contexto e das decisões coletivas. As observações registradas pela turma nesse plano serão retomadas em outros momentos da sequência, e dessa forma, distribua ou monte no próprio caderno dos alunos uma tabela conforme modelo disponível nos materiais complementares. Isso favorece a retomada das ideias discutidas em outras etapas. Esse mesmo processo deve ser feito por você, preenchendo a tabela de referência para acompanhamento das discussões.
Ação prévia: como ação que antecede a sequência proposta, é importante que os alunos realizem uma pesquisa com o objetivo de levantar dados sobre as diversas situações presentes no entorno do local onde vivem, do trajeto da escola para casa e em outros espaços que causem algum tipo de incômodo. A participação da família é essencial nesse momento para que as crianças percebam que nem sempre as situações afetam a vida das pessoas e são percebidas da mesma forma. Essa relação de coletividade é muito rica e deve estar presente em diversos momentos escolares e não escolares. Nos materiais complementares, você encontra uma sugestão de roteiro que pode ser usado para esta coleta de informações.
Atenção, professores: essa sugestão deve ser adaptada de acordo com as necessidades e o contexto em que a escola está inserida. Se na região há rios, pequenos bosques, parques e outros espaços estiverem presentes, considere essas informações nessa etapa de diagnóstico. Lembre-se de registrar todas as etapas e atividades desenvolvidas ao longo dos planos, pois as mesmas serão usadas como culminância do projeto sugerido.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência coloca em evidência a observação do local de vivência e espaço escolar onde convivem com outras pessoas. Desperta a percepção para os aspectos da coletividade, necessidade de escolhas a partir da percepção de todo grupo, planejamento, criticidade, além de reconhecer que muitas das situações incômodas são causadas pelos próprios alunos. Essa reflexão sobre problemas e possíveis mudanças, protagonismo e oportunidade de atuarem como solucionadores dos problemas contextualizados em situações reais, fortalece o desenvolvimento das habilidades propostas para essa temática. Vivenciar todas as etapas de desenvolvimento de um projeto desde a identificação do tema a ser trabalhado, o planejamento de como será realizado, fazer a ideia sair do papel, ou seja, executá-lo e avaliar tudo o que foi construído é um aprendizado totalmente integrado ao que se deseja com a educação empreendedora. Empatia, escuta e respeito serão evidenciados tendo em vista que as escolhas feitas pelos estudantes deverão levar em consideração as necessidades coletivas e não aspectos individuais. Fazer com que percebam que, embora os apontamentos de cada grupo sejam importantes, mas nem todos poderão ser resolvidos de uma só vez, favorece a construção de habilidades úteis para essa temática que refletem situações e desafios presentes na vida de todas as pessoas. Lidar com as emoções e frustrações também podem ser aprendizagens significativas construídas nesta prática.
Materiais necessários:
- Tabela anexo 1 preenchida com a família (sugestão nos materiais complementares).
- Roteiro de observação para coleta de dados na escola (sugestão disponível nos materiais complementares).
- Tabela para acompanhamento disponível nos materiais complementares.
- Lápis de cor.
Para você saber mais:
Para conhecer um pouco mais sobre a coleta de dados, pesquisa e investigação, para orientar as crianças neste processo, que pode ser novidade para muitas, sugerimos a leitura do material intitulado “Sobre o Ensino do Método Científico”. Nele, essas e outras características importantes que objetivamos desenvolver são detalhadas e pode contribuir também com sua formação.
Sobre o Ensino do Método Científico. Fonte. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5165678.pdf . Acesso em: 1º de fevereiro de 2020.
Sobre a importância do diagnóstico em diferentes situações presentes no contexto escolar, sugerimos a leitura do artigo intitulado “O projeto político pedagógico na perspectiva do planejamento participativo”. Nesse documento, uma das etapas que estamos colocando em destaque é o diagnóstico da realidade escolar que traz elementos importantes para que essa ação possa ser significativa em diferentes situações de aprendizagem.
O projeto político pedagógico na perspectiva do planejamento participativo. Fonte. Disponível em:
http://coordenacaoescolagestores.mec.gov.br/uft/file.php/1/coord_ped/sala_3/mod03_2unid_12_124.html . Acesso em: 26 de fevereiro de 2020.
Introdução
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações: apresente o slide para a turma como ação disparadora do assunto. Caso não seja possível o uso do recurso tecnológico, escreva no quadro as falas dos personagens para contextualizar as ideias iniciais da aula e estabelecer relação com o que já fizeram em casa. Discuta com eles sobre o que entendem por investigação. Você pode mediar a situação com perguntas como:
- Do que eles estão conversando?
- Vocês já investigaram algo? Para quê? O que fizeram com o que descobriram?
- Será que a pesquisa com as famílias e a coleta de dados foi uma forma de investigar?
- Qual a relação disso com a atividade que pedi para desenvolverem em casa?
Possibilite que nesse momento as crianças construam coletivamente hipóteses sobre o assunto e compreendam a ação que realizaram com o auxílio das famílias, os objetivos, a intencionalidade e o que pode ser feito a partir das informações e situações investigadas.
Contextualizada a situação de aprendizagem, passe para a próxima etapa da atividade onde as informações coletadas previamente serão compartilhadas com a turma.
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