GEO5_11UND05 - Sistematização - Imagem
Plano de Aula
Plano de aula: As queimadas no Brasil
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Identificação de ações poluidoras e formas de conscientização individual e coletiva.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF05GE1), identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Atividade da ação propositiva, Informações da ação propositiva e Atividade da sistematização
Material complementar:
Gráficos da atividade da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hDRk2szWshTxZUWJ3DJndAv5XRUdVcXSQAPsVUXXMpUKPH3mmGnwG6kVV2CE/geo5-11und05-acao-propositiva-graficos-da-atividade.pdf
Atividade da Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7etgVrHerKCCNaUKKUHKYG4FnhvGqgSCC9BP4WkFW4CpQ3FjQrcWkScqqMhy/geo5-11und05-acao-propositiva-atividade.pdf
Informações extras da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y6jpfFmrzNDRKu2uEgBhedbZzzrFxqBk7qE7ybPCW7YFf9kcR8GDUdVDXa8P/geo5-11und05-acao-propositiva-informacoes-extras.pdf
Mapa da Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fRVqMtdHRdmAWpKkZzh2yh37Y5wKf4jJU5BhA6Pkv7Av9vfB5ckcMe4dmMwQ/geo5-11und05-acao-propositiva-mapa.pdf
Atividade da sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/g6EVyktw2fcK2aGezeraUj3yBzgPsxbTV7WHEn7XU8ApkjuBfeVRwMGyrnd5/geo5-11und05-sistematizacao-imagem.pdf
Para você saber mais:
https://www.infoescola.com/ecologia/queimadas/ acesso em 17/01/2019
https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/consequencias-queimadas-brasil/ acesso em 21/01/2019
http://nordesterural.com.br/queimadas-podem-provocar-reducao-na-fertilidade-do-solo/ acesso em 21/01/2019
Contextos prévios: Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais: regiões do Brasil
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Vocês já viram uma queimada? Onde?” e “Vocês sabem para que servem as queimadas?”.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS