Plano de Aula

Plano de aula: As queimadas no Brasil

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Identificação de ações poluidoras e formas de conscientização individual e coletiva.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF05GE1), identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Atividade da ação propositiva, Informações da ação propositiva e Atividade da sistematização

Material complementar:

Gráficos da atividade da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hDRk2szWshTxZUWJ3DJndAv5XRUdVcXSQAPsVUXXMpUKPH3mmGnwG6kVV2CE/geo5-11und05-acao-propositiva-graficos-da-atividade.pdf

Atividade da Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7etgVrHerKCCNaUKKUHKYG4FnhvGqgSCC9BP4WkFW4CpQ3FjQrcWkScqqMhy/geo5-11und05-acao-propositiva-atividade.pdf

Informações extras da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y6jpfFmrzNDRKu2uEgBhedbZzzrFxqBk7qE7ybPCW7YFf9kcR8GDUdVDXa8P/geo5-11und05-acao-propositiva-informacoes-extras.pdf

Mapa da Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fRVqMtdHRdmAWpKkZzh2yh37Y5wKf4jJU5BhA6Pkv7Av9vfB5ckcMe4dmMwQ/geo5-11und05-acao-propositiva-mapa.pdf

Atividade da sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/g6EVyktw2fcK2aGezeraUj3yBzgPsxbTV7WHEn7XU8ApkjuBfeVRwMGyrnd5/geo5-11und05-sistematizacao-imagem.pdf

Para você saber mais:

https://www.infoescola.com/ecologia/queimadas/ acesso em 17/01/2019

https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/consequencias-queimadas-brasil/ acesso em 21/01/2019

http://nordesterural.com.br/queimadas-podem-provocar-reducao-na-fertilidade-do-solo/ acesso em 21/01/2019

Contextos prévios: Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais: regiões do Brasil

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Vocês já viram uma queimada? Onde?” e “Vocês sabem para que servem as queimadas?”.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS