Plano de Aula

Plano de aula: Poluição visual no ambiente escolar

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Identificação de ações poluidoras e formas de conscientização individual e coletiva.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF05GE1): Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folha avulsa, lápis de cor e atividade impressa.

Material complementar:

Atividade da ação propositiva disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Str4TfZNKUv4enhAgJDrHgXntE32f2J22N2adnvqGZfqFa89BJeqnxU8ZZxP/geo5-11und04-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/poluicao-visual.htm acesso em 11/01/2019

http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/polui%C3%A7%C3%A3o-visual-0 acesso em 11/01/2019

Contextos prévios: Espera-se que o conceito de poluição visual já tenha sido trabalhado em sala de aula.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Espere por algumas respostas.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA