Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e tabela.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, encaminhe aos alunos o infográfico disponível aqui.
Contextualização
Encaminhe aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou na página virtual da classe, o slide da contextualização do plano original. Peça para registrarem as respostas aos questionamentos.
Problematização
Encaminhe o slide a seguir, com a questão da problematização do plano original.
Peça para os alunos registrarem o que veem de diferente nas duas imagens que aparecem lado a lado.
Ação propositiva
Encaminhe aos alunos as imagens previstas no plano original, disponíveis aqui.
Peça aos alunos que criem uma tabela utilizando as imagens disponibilizadas e as classifiquem: com poluição visual ou sem poluição visual, justificando a escolha, como no exemplo a seguir:
Para a construção da ficha/tabela, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
- Como inserir uma tabela no Word – disponível aqui.
Sistematização
A ideia é que, com o auxílio dos familiares, os alunos elaborem um acróstico, no papel ou no computador, utilizando as palavras POLUIÇÃO VISUAL.
É possível fazer um acróstico online. Para isso, os alunos precisam:
1. Escolher as palavras que serão utilizadas;
2. Assistir ao vídeo: Acróstico: você sabe o que é? – disponível aqui;
3. Acessar o site disponível aqui e fazer o acróstico;
4. Tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos seguintes vídeos:
- Poluição visual e danos à saúde, disponível aqui;
- Meio ambiente por inteiro: poluição visual, disponível aqui.