Plano de Aula

Plano de aula: Poluição e o patrimônio cultural

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Identificação de ações poluidoras e formas de conscientização individual e coletiva.

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Habilidades BNCC:

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF05GE11: Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Atividade do plano impressa e fita adesiva.

Material complementar:

Atividade da ação propositiva, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zw8myF2NT7whE9Cet879BFdg9sP4PgueVMpuWNdEZzY6EU3ESuxN6YXKSTPd/geo5-11und08-acao-propositiva-atividade.pdf

Fonte da imagens dos profetas: https://pt.wikipedia.org/wiki/Santu%C3%A1rio_do_Bom_Jesus_de_Matosinhos acesso 15 de fevereiro de 2019.

Para você saber mais:

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/123 acesso em 15 de fevereiro de 2019.

http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/16/artigos/CBE284.pdf acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Contextos prévios:

Os temas tipos de poluição e agentes poluidores já deve ter sido trabalhado com os alunos. Assim como o conceito de patrimônio cultural.

O conceito de patrimônio cultural usado neste plano é o definido pelo IPHAN: “A Constituição Brasileira de 1988, em seu artigo 216, define o patrimônio cultural como formas de expressão, modos de criar, fazer e viver. Também são assim reconhecidas as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; e, ainda, os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.”

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Vocês conhecem algum patrimônio cultural? Qual?” e “Vocês sabem de alguma forma de degradação do patrimônio cultural?’.

Como adequar à sua realidade: Pesquise exemplos de patrimônios culturais locais e regionais e use-os como exemplos para os alunos.

Sugestão de local de busca: site do IPHAN: http://portal.iphan.gov.br/fototeca. Na parte inferior do site existem links específicos para cada estado brasileiro.

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