Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; Atlas Escolar; Google Docs e WordArt.
Valores trabalhados
Cidadania; direitos humanos e respeito ao ambiente e a própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, encaminhe aos alunos o mapa “Parques e terras indígenas”, disponível aqui. Sugira que observem os elementos essenciais do mapa (título, legenda, escala, fonte e orientação).
Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide desta etapa. De maneira assincrônica ou sincrônica, peça aos alunos para registrarem individualmente o que entendem por terras demarcadas.
Problematização
Encaminhe o slide com a questão problematizadora:
Peça aos alunos que observem o recorte do mapa “Parques e terras indígenas”, disponível aqui, encaminhado na apresentação do tema.
Pergunte o que querem dizer as legendas: declarada, homologada e regularizada. Peça que procurem essas palavras no dicionário. Depois, peça para refletirem sobre a problematização e fazerem o registro de suas hipóteses.
Ação propositiva
Encaminhe aos alunos o slide previsto no plano original. Dê seguimento às atividades de modo que os alunos as realizem individualmente. A ideia é que utilizem o Google Docs para fazer um registro coletivo, em que cada aluno entra e complementa as anotações do aluno anterior.
Lembre-se de que, para usar essa ferramenta e poder compartilhar o resultado posteriormente com o professor, é necessário ter um e-mail do Google. Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui.
Sistematização
A proposta é que os alunos criem uma nuvem de palavras com o tema: A importância da existência de territórios indígenas demarcados.
Eles precisam:
- escolher as palavras que serão utilizadas;
- assistir ao tutorial disponível aqui;
- acessar o site do WordArt, disponível aqui, e fazer a nuvem;
- tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.
Convite às famílias
Assistam aos vídeos:
- Demarcação de terras indígenas a partir da perspectiva do índio é prevista na Constituição - disponível aqui;
- Realidade Indígena: A demarcação de terras indígenas - disponível aqui.
Leiam juntos:
- Por que demarcar? - disponível aqui.