GEO4_06UND07 - Mapas da Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Territórios indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Localização, distribuição de terras indígenas e comunidades quilombolas nas unidades da federação.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.
Essa aula pode ser aplicada separadamente, porém alcançará maior compreensão e envolvimento por parte dos alunos se for aplicada após as aulas:
GEO4_06UND02: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5041/a-importancia-do-territorio-para-os-povos-indigenas,
GEO4_06UND03: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5043/importancia-da-demarcacao-de-territorios-indigenas
GEO4_06UND05: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5334/os-africanos-trazidos-ao-brasil-e-sua-busca-por-um-territorio-de-resistencia
GEO4_06UND06: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5333/os-modos-de-vida-das-comunidades-remanescentes-de-quilombo-e-seus-territorios
Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula.
Material complementar:
Mapas da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2CpsSUFxTeAcFkrtuA8dwmuQE7CWC5d2N44H4uwWP8ENt2XPhendrvqA88av/geo4-06und07-mapas-da-contextualizacao.pdf
Modelo de materiais para pesquisa da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5C5Y4q9xphBs542J34CZanVagbqBeJdXApe9ntWAr7wWmn5zkurNFp6WtDcZ/geo4-06und07-modelo-de-material-para-pesquisa-da-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
Existem alguns sites de entidades como o IBGE e a Funai onde mapas específicos sobre territórios indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos podem ser encontrados. Além deles, algumas secretarias de estado e município também oferecem na internet um banco de dados com mapas regionais sobre o tema. Caso não encontre mapas muito específicos na internet, você pode entrar em contato com a prefeitura da sua cidade ou com a secretaria do estado e fazer a solicitação do mapa. Explique a finalidade (educacional) e eles te fornecerão o mapa ou indicarão como acessá-lo.
Alguns sites para busca de mapas:
https://portaldemapas.ibge.gov.br
http://www.mapas-sp.com/interativo.htm - somente sobre o estado de São Paulo
http://apps.mprj.mp.br/sistema/mpmapas/inloco.html#/ - somente sobre o estado do Rio de Janeiro
http://www.sed.sc.gov.br/documentos/educacao-escolar-quilombola-456/mapas-comunidades-quilombolas-544 - Somente sobre o estado de Santa Catarina
http://www.spg.sc.gov.br/acoes/56-cartografia - Somente sobre o estado de Santa Catarina
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete e leia o tema da aula aos alunos. Diga que nessa aula eles conhecerão a localização de alguns territórios indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos.
Explique que as populações indígenas e quilombolas estão por todo o território do Brasil, mas em alguns lugares há demarcações onde os territórios em que vivem esses povos são reconhecidos e legitimados. Diga às crianças que nessa aula trataremos dos territórios demarcados.
Contextualização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Projete para a turma o mapa do slide. Converse com os alunos explicando que esse mapa traz os territórios indígenas existentes do Brasil. Mostre a eles como esses territórios estão distribuídos pelo país e a concentração deles nas regiões.
Fonte do Mapa: IBGE
Disponível em: <https://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#mapa19>. Acesso em: 10 fev 2019.
Mapas para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2CpsSUFxTeAcFkrtuA8dwmuQE7CWC5d2N44H4uwWP8ENt2XPhendrvqA88av/geo4-06und07-mapas-da-contextualizacao.pdf
Contextualização
Orientações: Projete para a turma o mapa do slide. Converse com os alunos explicando que esse mapa traz os territórios de comunidades remanescentes de quilombos existentes do Brasil. Mostre a eles como esses territórios estão distribuídos pelo país e a concentração deles nas regiões.
Fonte do Mapa: Guia de cadastramento de famílias quilombolas. Secretaria do Desenvolvimento Social. Disponível em: <https://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/cadastro_unico/_Guia_de_Cadastramento_de_Familias_Quilombolas.pdf>.
Acesso em: 10 fev 2019
Mapas para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2CpsSUFxTeAcFkrtuA8dwmuQE7CWC5d2N44H4uwWP8ENt2XPhendrvqA88av/geo4-06und07-mapas-da-contextualizacao.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia com a turma a pergunta do slide. Estimule que os alunos pensem no assunto ou resgatem memórias e conhecimentos prévios para levantar hipóteses com respostas à questão. Pergunte se alguém sabe da existência, já viu ou visitou, já ouviu histórias sobre algum território indígena ou de comunidade remanescente de quilombo no estado.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Divida a turma em grupos de 4 ou 5 crianças. Entregue para cada grupo um conjunto de material para pesquisa e um mapa do estado onde vivem em branco. Peça que os alunos usem o material para pesquisar os territórios indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos presentes no estado onde vivem e marcá-los no mapa que está em branco.
Para essa etapa da aula você precisará preparar o material de pesquisa que será utilizado pelas crianças. Para isso, utilize o arquivo modelo disponível nos Materiais Complementares para ter idéias de exemplos de materiais para pesquisa possíveis de serem entregues e utilizados pelas crianças. Procure materiais similares ao do modelo sobre seu estado para utilizar nessa etapa da aula.
modelo para material de pesquisa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5C5Y4q9xphBs542J34CZanVagbqBeJdXApe9ntWAr7wWmn5zkurNFp6WtDcZ/geo4-06und07-modelo-de-material-para-pesquisa-da-acao-propositiva.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça, agora, que os grupos compartilhem com a turma suas descobertas e abra uma conversa sobre quais são e onde estão os territórios indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos no estado onde vivem. Medie a conversa e a troca de informações entre as crianças localizando com elas os territórios demarcados. Se julgar apropriado, projete um mapa do seu estado e vá, junto com a turma, fazendo a localização e a marcação dos territórios indígenas e quilombolas presentes nele.
Se houver tempo e julgar oportuno, peça ainda que as crianças localizem no mapa do estado a cidade onde vivem e que encontrem o território indígena ou de comunidade remanescente de quilombo que fica mais próximo do município onde moram.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; vídeo; site da Comissão Pró-índio de São Paulo e Google Docs.
Valores trabalhados
Cidadania; direitos humanos e respeito ao ambiente e a própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, peça aos alunos que assistam ao seguinte vídeo:
- Disputas por território continuam a massacrar indígenas no Brasil - disponível aqui.
Peça que registrem do que trata o vídeo.
Contextualização
Encaminhe aos alunos os dois slides da contextualização, que apresentam dois mapas:
- Mapa das terras indígenas, disponível aqui;
- Mapa dos territórios remanescentes de quilombolas, disponível aqui.
Peça para compararem os mapas registrando seus elementos essenciais (título, legenda, escala, fonte e orientação) e o que apresenta cada um.
Problematização
Encaminhe aos alunos o slide a seguir:
Peça que leiam o slide e identifiquem o assunto destacado. Em seguida, apresente a questão problematizadora e peça para registrarem suas hipóteses acerca desse questionamento.
Ação propositiva
A proposta é que os alunos, individualmente, investiguem os territórios indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos presentes no estado onde vivem.
Para isso, de maneira assincrônica, peça que:
1. acessem o Atlas Escolar do IBGE, disponível aqui;
2. Cliquem no ícone:
- Mapas do Brasil
3. Em seguida, cliquem no ícone:
- Diversidade ambiental
4. Selecionem o mapa:
- Parques e terras indígenas
5. Acessem o site da Comissão Pró-índio de São Paulo, disponível aqui, onde é possível ter acesso ao Mapa: Terras Quilombolas: Tituladas e em Processo no Incra.
6. Tirem prints dos mapas.
Munidos com os mapas, peça aos alunos para identificarem o estado ondem vivem.
Em seguida, peça que utilizem o Google Docs para fazer um registro coletivo descrevendo a situação, tanto dos índios quanto dos quilombolas, no território do estado.
Lembre-se de que, para usar essa ferramenta e poder compartilhar o resultado posteriormente com o professor, é necessário ter um e-mail do Google. Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui.
Sistematização
Para esta etapa, peça aos alunos que, agora individualmente, criem um mapa do estado com as informações da etapa anterior. Eles podem compartilhar o mapa por WhatsApp, e-mail, agenda digital ou na página ou grupo virtual da classe. É possível encontrar na internet mapas em branco para imprimir, copiar ou salvar.
Convite às famílias
Assistam ao vídeo:
- Acampamento Terra Livre: Lideranças indígenas pedem respeito - disponível aqui.
Leiam juntos:
- Comunidades ou Populações Tradicionais - disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Julliana Rodrigues
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Localizar territórios indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos no seu estado.
Habilidade (s) da Base: (EF04GE06) Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a legitimidade da demarcação desses territórios.
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