Plano de Aula

Plano de aula: Territórios indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Localização, distribuição de terras indígenas e comunidades quilombolas nas unidades da federação.

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.

Essa aula pode ser aplicada separadamente, porém alcançará maior compreensão e envolvimento por parte dos alunos se for aplicada após as aulas:

GEO4_06UND02: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5041/a-importancia-do-territorio-para-os-povos-indigenas,

GEO4_06UND03: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5043/importancia-da-demarcacao-de-territorios-indigenas

GEO4_06UND05: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5334/os-africanos-trazidos-ao-brasil-e-sua-busca-por-um-territorio-de-resistencia

GEO4_06UND06: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5333/os-modos-de-vida-das-comunidades-remanescentes-de-quilombo-e-seus-territorios

Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula.

Material complementar:

Mapas da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2CpsSUFxTeAcFkrtuA8dwmuQE7CWC5d2N44H4uwWP8ENt2XPhendrvqA88av/geo4-06und07-mapas-da-contextualizacao.pdf

Modelo de materiais para pesquisa da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5C5Y4q9xphBs542J34CZanVagbqBeJdXApe9ntWAr7wWmn5zkurNFp6WtDcZ/geo4-06und07-modelo-de-material-para-pesquisa-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Existem alguns sites de entidades como o IBGE e a Funai onde mapas específicos sobre territórios indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos podem ser encontrados. Além deles, algumas secretarias de estado e município também oferecem na internet um banco de dados com mapas regionais sobre o tema. Caso não encontre mapas muito específicos na internet, você pode entrar em contato com a prefeitura da sua cidade ou com a secretaria do estado e fazer a solicitação do mapa. Explique a finalidade (educacional) e eles te fornecerão o mapa ou indicarão como acessá-lo.

Alguns sites para busca de mapas:

https://mapas.ibge.gov.br/

https://portaldemapas.ibge.gov.br

https://commons.wikimedia.org

http://www.mapas-sp.com/interativo.htm - somente sobre o estado de São Paulo

http://apps.mprj.mp.br/sistema/mpmapas/inloco.html#/ - somente sobre o estado do Rio de Janeiro

http://www.sed.sc.gov.br/documentos/educacao-escolar-quilombola-456/mapas-comunidades-quilombolas-544 - Somente sobre o estado de Santa Catarina

http://www.spg.sc.gov.br/acoes/56-cartografia - Somente sobre o estado de Santa Catarina

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete e leia o tema da aula aos alunos. Diga que nessa aula eles conhecerão a localização de alguns territórios indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos.

Explique que as populações indígenas e quilombolas estão por todo o território do Brasil, mas em alguns lugares há demarcações onde os territórios em que vivem esses povos são reconhecidos e legitimados. Diga às crianças que nessa aula trataremos dos territórios demarcados.

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