GEO4_06UND08 - Atividade para a Sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: Como vivem as crianças indígenas no Parque do Xingu
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Localização, distribuição de terras indígenas e comunidades quilombolas nas unidades da federação.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.
Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula, computador, tablet ou celular para ser utilizado na estação vídeo da atividade de rotação por estações.
Material complementar:
Texto da ação propositiva - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ed4gwHmFsauEHEBxN6eUPDg6XyR9zV8vCGsZFb39TgCtnxant9jXhkCta6nB/geo4-06und08-texto-para-a-acao-propositiva.pdf
Jogo da ação propositiva - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6n5HfcKtDkrRq65DQBnprJ8jreKjjkkbDQCuH3yJ5QxwmuTZEae4JHJt6jSp/geo4-06und08-jogo-para-a-acao-propositiva.pdf
Atividade da Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D4y8n6zuPccEAwtMjXdFgZrWGbTQSfBHkErX6Bjkzve8hehdQPDx5sxp5FQA/geo4-06und08-atividade-para-a-sistematizacao.pdf
Vídeo da ação propositiva:
Das crianças Ikpeng para o mundo (dublado). 2013 (35min33seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=28r1cj0xwEs>. Acesso em 10 fev 2019.
Para você saber mais:
Xingu. Povos indígenas no Brasil. Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Xingu>. Acesso em: 10 fev 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete e leia o tema da aula aos alunos. Diga que nessa aula eles conhecerão como vivem as crianças indígenas do Parque do Xingu. Pergunte se as crianças imaginam o que seja o parque do Xingu, se já ouviram falar sobre ele.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia com a turma o texto do slide explicando, de maneira simples, o que é o Parque do Xingu e qual a sua importância para a preservação da vida e da cultura indígena. Peça que todos observem as imagens e digam o que veem nela, ou seja, quem está ali retratado, se parecem estar felizes, o que estão fazendo, se as crianças da imagem estão fazendo algo que costumamos fazer no nosso cotidiano etc.
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia com a turma a pergunta do slide. Peça que os alunos digam como imaginam que vivem as crianças que do parque do Xingu, o que acham que elas fazem, se vão à escola, como se divertem, se têm obrigações e tarefas cotidianas etc. Ouça as hipóteses das crianças sem julgá-las, ao final essas ideias serão importantes para que todos formulem suas conclusões.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Nessa etapa da aula os alunos trabalharão em um circuito de atividades. O circuito terá três atividades e todos os alunos, divididos em grupos, devem passar pelas três atividades do circuito. O trabalho em cada atividade tem a duração de 10 minutos, portanto, antes de iniciar combine com a turma que ao seu sinal os grupos farão a troca de atividade e em que sentido deve acontecer a rotação. Explique previamente, também, como cada uma das atividades deve ser realizada.
Organize previamente a sala com três estações de trabalho (mesas). Divida a turma em três grupos (se julgar apropriado, esse agrupamento pode ser realizado logo no início da aula a fim de otimizar o tempo). Se a turma for muito grande, ou caso julgue necessário, podem ser montados dois circuitos idênticos com a única finalidade de diminuir a quantidade de alunos por grupo (uma vez que assim será possível dividir a sala na metade, sendo que cada metade participa de um circuito).
Na estação destinada à atividade texto, disponibilize cópias do texto para que as crianças do grupo que alí está trabalhando leiam individualmente ou em duplas.
Na estação destinada à atividade vídeo, disponibilize o meio digital (computador, tablet, celular etc) que será utilizado para que os alunos assistam ao vídeo. Todos os alunos do grupo podem assistir em um mesmo dispositivo ou vários dispositivos podem ser usados, caso a escola tenha uma sala de informática. Caso não seja possível que todos do grupo utilizem um fone de ouvido, essa estação pode ficar fora da sala de aula para que o som do vídeo não atrapalhe as outras atividades.
Na estação destinada à atividade jogo, disponibilize as cartas recortadas e embaralhadas do jogo sugerido.
Atividade texto - Os alunos fazem a leitura do texto e discutem, no grupo, suas impressões e conclusões sobre ele.
Atividade vídeo - Os alunos assistem ao vídeo proposto e conversam sobre o cotidiano das crianças indígenas que vivem no parque do Xingu. Esse vídeo é um documentário onde as crianças do Xingu falam sobre seu cotidiano. Passe o trecho dos 18 aos 28 minutos do filme.
https://www.youtube.com/watch?v=28r1cj0xwEs
Atividade jogo - Os alunos do grupo que está nessa estação devem, em conjunto, unir os pares de cartas formando frases.
Durante a atividade ande pela sala prestando atenção no trabalho e nas discussões das crianças. Esteja disponível para tirar eventuais dúvidas, para esclarecer pontos não compreendidos ou até para incluir alguma ideia ou questionamento que ainda não havia surgido.
Sistematização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Entregue para os aluno uma cópia do material complementar sugerido para essa etapa da aula (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D4y8n6zuPccEAwtMjXdFgZrWGbTQSfBHkErX6Bjkzve8hehdQPDx5sxp5FQA/geo4-06und08-atividade-para-a-sistematizacao.pdf) e peça que, em grupo, eles decidam se as frases estão correta ou incorretas.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; vídeo; tabela, Atlas Escolas; Google Maps e PowerPoint.
Valores trabalhados
Cidadania; direitos humanos e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, peça aos alunos que assistam ao seguinte vídeo:
- Você conhece Xingu? - disponível aqui.
Peça aos alunos que registrem sobre o que trata o vídeo.
Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide da contextualização. Peça para registrarem o que observam nas imagens.
Problematização
Encaminhe aos alunos o slide da problematização. Peça que registrem suas hipóteses tendo como base seu próprio modo de vida.
Para isso, sugira que construam uma tabela, como no exemplo a seguir:
Para a construção da ficha/tabela, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
- Como inserir uma tabela no Word – disponível aqui.
É importante que fique claro o levantamento de hipóteses sem julgamentos, conforme advertido no plano de aula original.
Peça também que utilizem o Google Maps para localizar onde fica o Xingu e tracem uma rota para verificar a distância do local onde moram.
Veja o modelo a seguir:
Ação propositiva
A proposta é que os alunos, individualmente, investiguem os seguinte materiais:
1. Texto disponível aqui;
2. Vídeo disponível aqui;
3. Jogo disponível aqui.
Agora, com as peças do jogo e as imagens do texto, solicite que elaborem um jogo da memória. Para isso, os alunos precisam:
1. assistir ao tutorial “Crie um jogo da memória com imagens”, disponível aqui;
2. buscar novas imagens que correspondam às frases;
3. criar o arquivo no PowerPoint;
4. copiar e colar as imagens pesquisadas;
5. inserir as frases das imagens correspondentes;
6. compartilhar o arquivo com professor.
Sistematização
Para esta etapa, encaminhe as frases e dê seguimento conforme solicitado no plano original.
Convite às famílias
Assistam aos vídeos:
- Índios do Xingu: tradição e cultura - disponível aqui;
- Povos do Xingu contra a construção de Belo Monte - disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Julliana Rodrigues
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar como vivem as crianças indígenas no parque do Xingu
Habilidade (s) da Base: (EF04GE06) Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a legitimidade da demarcação desses territórios.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA