Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.
Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula e material complementar.
Material complementar:
Comunidade de fundo de pasto (Ação Propositiva) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CRsXawA3WbpHPg7DvXteTjfNVkEGK8mqav8ZTdJxpFHZW4EyF7a8mF69PSgf/geo4-06und09-acao-propositiva-comunidades-de-fundo-de-pasto.pdf
Quebradeiras de coco babaçu (Ação Propositiva) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/buzSCy9XEAj5sTwWMRE9f5w9Gv79uv89ffCMTaFJ8b9mhknvvugKqfEYXHK8/geo4-06und09-acao-propositiva-quebradeiras-de-babacu.pdf
Caiçaras (Ação Propositiva) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zAYTQSkpFvTEF8e8xNb2am5xTuBmYj4Mghk2JVcXqCvMk24asxZcXg8zY62g/geo4-06und09-acao-propositiva-caicaras.pdf
Seringueiros (Ação Propositiva) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5dHNSs5CJbffhJSjVftcR5gpJqXjxEyxb9whb8cum84xAjdZyEShfkz8tMXZ/geo4-06und09-acao-propositiva-seringueiros.pdf
Faxinalenses (Ação Propositiva) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gTU8TM4dtW5vKGXNJ6GnE8tfFNhDuYwWxhNbXw6aueQWnVqcUsm4gVTWwNh8/geo4-06und09-acao-propositiva-faxinalenses.pdf
Para você saber mais:
Povos e Comunidades Tradicionais. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/desenvolvimento-rural/terras-ind%C3%ADgenas,-povos-e-comunidades-tradicionais>. Acesso em: 01 mar 2019.
Comunidades ou Populações Tradicionais. Instituto Eco Brasil. Disponível em:<http://www.ecobrasil.eco.br/noticias-rodape/1272-comunidades-ou-populacoes-tradicionais>. Acesso em: 01 mar 2019.
Acesse também os links disponíveis como fonte nos materiais complementares.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete e leia o tema da aula aos alunos. Explique que nessa aula eles conhecerão algumas comunidades tradicionais do Brasil e a relação delas com o território onde vivem.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia com a turma o texto do slide e explique brevemente o que são comunidades tradicionais, exemplificando com algumas das diversas comunidades tradicionais existentes no Brasil.
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia com os alunos a pergunta do slide. Deixe que as crianças levantem hipóteses sobre o assunto, compartilhando com a turma suas ideias, opiniões e conhecimentos prévios.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 24 minutos
Orientações: Divida a turma em cinco grupos. Entregue para cada grupo o material complementar sugerido para pesquisa e material para a confecção de um cartaz (cartolina, papel kraft, canetinha, lápis de cor etc). Cada grupo fará a pesquisa sobre uma comunidade tradicional.
Peça que as crianças utilizem o material impresso que receberam para descobrir detalhes sobre uma comunidade tradicional e confeccionar um cartaz que será utilizado para que cada grupo compartilhe com a turma suas descobertas.
Se julgar necessário, coloque algumas questões no quadro que sirvam de guia para a investigação das crianças, assim não há risco da pesquisa ficar muito aberta e dos alunos não conseguirem chegar ao objetivo da atividade. Por exemplo:
- Onde vive a comunidade tradicional?
- Como vive esse povo?
- Do que se alimentam?
- Como são suas tradições e costumes?
- Qual a ligação dessa comunidade com o território onde vivem?
Durante o momento de pesquisa, circule pela sala de aula mantendo-se disponível para esclarecer possíveis dúvidas das crianças sobre o trabalho, sobre as comunidades e sobre os textos. Disponibilize, também, dicionários ou meios digitais (tablets, computadores) para que as crianças possam pesquisar termos dos textos que desconhecem ou sobre os quais tenham dúvidas.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Abra uma discussão com a turma para que os alunos coloquem suas ideias e opiniões sobre a ligação das comunidades tradicionais com o território.
Antes, explique que as comunidades tradicionais têm uma relação muito especial com o território onde vivem e que o território é muito importante para a manutenção da vida e das tradições desses povos.
Depois, abra a discussão. Vá passando pelos quadros com os nomes das comunidades tradicionais estudadas e pedindo que os alunos digam como acham que cada uma delas está ligada ao território onde vivem. Vá mediando a conversa e inserindo informações importantes que as crianças, talvez, não tenham percebido para que elas consigam chegar ao objetivo da aula, ou seja, compreender a ligação das comunidades tradicionais com o território onde vivem.