Plano de Aula

Plano de aula: Comunidades tradicionais e seus territórios

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Localização, distribuição de terras indígenas e comunidades quilombolas nas unidades da federação.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.

Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula e material complementar.

Material complementar:

Comunidade de fundo de pasto (Ação Propositiva) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CRsXawA3WbpHPg7DvXteTjfNVkEGK8mqav8ZTdJxpFHZW4EyF7a8mF69PSgf/geo4-06und09-acao-propositiva-comunidades-de-fundo-de-pasto.pdf

Quebradeiras de coco babaçu (Ação Propositiva) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/buzSCy9XEAj5sTwWMRE9f5w9Gv79uv89ffCMTaFJ8b9mhknvvugKqfEYXHK8/geo4-06und09-acao-propositiva-quebradeiras-de-babacu.pdf

Caiçaras (Ação Propositiva) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zAYTQSkpFvTEF8e8xNb2am5xTuBmYj4Mghk2JVcXqCvMk24asxZcXg8zY62g/geo4-06und09-acao-propositiva-caicaras.pdf

Seringueiros (Ação Propositiva) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5dHNSs5CJbffhJSjVftcR5gpJqXjxEyxb9whb8cum84xAjdZyEShfkz8tMXZ/geo4-06und09-acao-propositiva-seringueiros.pdf

Faxinalenses (Ação Propositiva) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gTU8TM4dtW5vKGXNJ6GnE8tfFNhDuYwWxhNbXw6aueQWnVqcUsm4gVTWwNh8/geo4-06und09-acao-propositiva-faxinalenses.pdf

Para você saber mais:

Povos e Comunidades Tradicionais. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/desenvolvimento-rural/terras-ind%C3%ADgenas,-povos-e-comunidades-tradicionais>. Acesso em: 01 mar 2019.

Comunidades ou Populações Tradicionais. Instituto Eco Brasil. Disponível em:<http://www.ecobrasil.eco.br/noticias-rodape/1272-comunidades-ou-populacoes-tradicionais>. Acesso em: 01 mar 2019.

Acesse também os links disponíveis como fonte nos materiais complementares.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o tema da aula aos alunos. Explique que nessa aula eles conhecerão algumas comunidades tradicionais do Brasil e a relação delas com o território onde vivem.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados