Plano de aula: Ligação com o território

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Localização, distribuição de terras indígenas e comunidades quilombolas nas unidades da federação.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.

Materiais necessários: Projetor para exibir os slides e vídeos que fazem parte dessa aula. Sistema de som para ser utilizado durante a projeção do vídeo. Na impossibilidade da utilização de equipamento de projeção, pode-se fazer impressão dos slides e utilizar uma televisão ou computadores (da sala de informática da escola, por exemplo) para exibir o vídeo.

Material complementar:

Trecho do documentário (vídeo) sobre as comunidades de fundo de pasto no interior da Bahia - https://www.youtube.com/watch?v=6q8cnP_FHo4

Fichas para atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yWP5Qj3bx38ry9UBqkfj9wHJFWhPEs4kEHgNEypygdp7pzTQawfFUjZ52q64/geo4-06und01-acao-propositiva-fichas-para-trabalho-em-grupo.pdf

Para você saber mais:

Essa aula faz parte de uma habilidade ligada à unidade temática Conexões e Escalas.

O que a BNCC diz sobre a unidade temática Conexões e Escalas (página 360):

“Em Conexões e escalas, a atenção está na articulação de diferentes espaços e escalas de análise, possibilitando que os alunos compreendam as relações existentes entre fatos nos níveis local e global. Portanto, no decorrer do Ensino Fundamental, os alunos precisam compreender as interações multiescalares existentes entre sua vida familiar, seus grupos e espaços de convivência e as interações espaciais mais complexas. A conexão é um princípio da Geografia que estimula a compreensão do que ocorre entre os componentes da sociedade e do meio físico natural. Ela também analisa o que ocorre entre quaisquer elementos que constituem um conjunto na superfície terrestre e que explicam um lugar na sua

totalidade. Conexões e escalas explicam os arranjos das paisagens, a localização e a distribuição de diferentes fenômenos e objetos técnicos, por exemplo. Dessa maneira, desde o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, as crianças compreendem e estabelecem as interações entre sociedade

e meio físico natural. No decorrer desse processo, os alunos devem aprender a considerar as escalas de tempo e as periodizações históricas, importantes para a compreensão da produção do espaço geográfico em diferentes sociedades e épocas.”

Sobre as comunidades de fundo de pasto: http://revista.fct.unesp.br/index.php/pegada/article/download/4706/3582

Tema da aula

Orientações: Projete o tema aos alunos. Essa aula tratará do território onde as pessoas vivem e da importância que ele tem.

Esse slide serve somente para que a turma conheça o tema da aula, portanto não faça grandes explanações sobre ele.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA