GEO4_06UND04 - Contextualização - Lenda
Plano de Aula
Plano de aula: A importância do território evidenciada nas lendas indígenas
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Localização, distribuição de terras indígenas e comunidades quilombolas nas unidades da federação.
Por: Julliana Rodrigues
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.
Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula, folhas para desenho.
Material complementar:
Lenda da Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wbWztjb7keX5M7CBJzutEEQbcewxcwuqwt9MqD7yzvkamrRwbhuACMAtJrMy/geo4-06und04-contextualizacao-lenda.pdf
Para subsidiar o professor sobre as lendas e mitos indígenas: Site Povos Indígenas do Brasil Mirim - Instituto Socioambiental https://mirim.org/como-vivem/mitos
Para você saber mais:
Sobre as lendas e mitos na cultura indígena - http://prodoc.museudoindio.gov.br/noticias/retorno-de-midia/68-mitos-e-lendas-da-cultura-indigena
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete e leia o tema da aula aos alunos. Explique que nessa aula eles ouvirão uma lenda indígena e discutirão um pouco sobre ela.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS