Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.
Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula, folhas para desenho.
Material complementar:
Lenda da Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wbWztjb7keX5M7CBJzutEEQbcewxcwuqwt9MqD7yzvkamrRwbhuACMAtJrMy/geo4-06und04-contextualizacao-lenda.pdf
Para subsidiar o professor sobre as lendas e mitos indígenas: Site Povos Indígenas do Brasil Mirim - Instituto Socioambiental https://mirim.org/como-vivem/mitos
Para você saber mais:
Sobre as lendas e mitos na cultura indígena - http://prodoc.museudoindio.gov.br/noticias/retorno-de-midia/68-mitos-e-lendas-da-cultura-indigena
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete e leia o tema da aula aos alunos. Explique que nessa aula eles ouvirão uma lenda indígena e discutirão um pouco sobre ela.
Contextualização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Conte para a turma a lenda indígena sugerida.
Lendas indígenas são histórias contadas por esse povo de geração para geração, é uma maneira que os mais velhos tinham de ensinar aos mais jovens o porquê de algumas coisas, alguns valores e princípios, sobre sentimentos, enfim, é algo cultural e muito forte na existência dos povos indígenas. Sendo assim, contar uma lenda não é somente ler palavras no papel. A lenda precisa ser interpretada e as crianças, de alguma forma, precisam ser tocadas por ela. Então, prepare-se para contar a lenda. Estude-a antes, use entonações de voz e expressões corporais, procure um local bacana onde a contação pode acontecer, use meia luz ou uma música de fundo, use instrumentos da natureza para representar os personagens da lenda ou o cenário, enfim, abuse da criatividade para fazer com que as crianças mergulhem na história e se apropriem dos sentimentos que estão por trás dela.
Material complementar
Lenda: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wbWztjb7keX5M7CBJzutEEQbcewxcwuqwt9MqD7yzvkamrRwbhuACMAtJrMy/geo4-06und04-contextualizacao-lenda.pdf
Retirada de: Lendas e Mitos dos Índios Brasileiros - Waldemar de Andrade e Silva - Editora FTD - ano 1998
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Leia para a turma a pergunta do slide. Estimule que as crianças pensem na lenda que ouviram e levantem hipóteses sobre o que o Novo Mundo encontrado representa para os povos indígenas. Estimule o pensamento das crianças fazendo-as comparar o mundo onde os índios viviam antes com o Mundo Novo, o que eles provavelmente sentiam antes e o que sentiam pelo Mundo Novo, que dificuldades eles passavam antes e que provavelmente não passariam no Mundo Novo.
Se julgar necessário e oportuno, antes dessa etapa da aula retome com as crianças o gênero textual lenda, suas características e objetivos. Aqui poderia acontecer um trabalho interdisciplinar com a disciplina de Língua Portuguesa.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Divida a sala em grupos de no máximo 4 crianças. Peça que os grupos discutam e desenhem como eles imaginaram que era o local que o índio da lenda ouvida encontrou quando atravessou o buraco do tatu. Diga que no slide há trechos da lenda ouvida para que eles possam lembrar e usar na hora de desenhar.
Quando todos terminarem, peça que os grupos compartilhem com a turma seus desenhos e expliquem como imaginaram que era o Mundo Novo encontrado pelo índio. Peça que as crianças imaginem o que aquele povo sentiu quando encontrou aquele Mundo Novo. Se eles passaram a amar aquele lugar, se eles cuidaram (preservaram) daquele lugar, se eles voltaram a viver no lugar escuro e sem vida que viviam antes. Incentive que as crianças exponham suas ideias e sentimentos aqui.
Se julgar necessário, disponibilize material para que as crianças possam criar seus desenhos.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide para a turma e peça que os grupos discutam as questões apresentadas nele. Depois abra a discussão para a turma toda. Vá fazendo as perguntas uma a uma e ouvindo as ideias dos alunos.
Verifique se todos compreenderam que a lenda fala sobre o surgimento do território indígena, do seu local de vivência e de toda a natureza que há nele. Explique que a vida dos povos indígenas depende do seu local de vivência e de tudo que ele pode oferecer (abrigo, comida, água etc) e que, por isso, a lenda explica o surgimento de algo fundamental na vida dos povos indígenas.
Se julgar apropriado, organize que os alunos contem a lenda ouvida de forma muito original para os outros alunos da escola. Incentive que eles relatem o que aprenderam sobre a importância do território indígena. Organize uma exposição dos desenhos produzidos juntamente com a lenda ouvida ou com frases que os alunos podem escrever sobre ela e sobre a importância do território para os povos indígenas.