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Habilidade focal relacionada

(EF04MA02) Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de 10, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Composição e decomposição de números de até cinco ordens, por meio de adições e multiplicações por potências de 10.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Compor e decompor quantidades em dezenas de milhar, unidades de milhar, centenas, dezenas e unidades.
  • Compor e decompor números utilizando a escrita aditiva e multiplicativa.
  • Utilizar a composição e decomposição de números para realizar cálculos por procedimentos pessoais.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Representar a decomposição de um número natural por meio de adições e multiplicações por potências de base dez pressupõe que o estudante compreendeu adequadamente os princípios que estruturam o Sistema de Numeração Decimal. Por exemplo, situações em que haja a possibilidade de escrever o número 3235 como sendo 3000 + 200 + 30 + 5, que, por sua vez, pode ser entendido como 3 x 1000 + 2 x 100 + 3 x 10 + 5 x 1, indica explicitamente que o algarismo 3 (usado no número duas vezes) representa diferentes valores dependendo da ordem ocupada por ele: na ordem da unidade do milhar seu valor é 3000 (3 x 1000), enquanto na ordem das dezenas seu valor é 30 (3 x 10). Esta compreensão implica no desenvolvimento de estratégias pessoais de cálculo e subsidiam, também, a compreensão de propriedades das operações matemáticas. No caso de multiplicar 2 x 128, é possível, por exemplo, efetuar 2 x 100 + 2 x 20 + 2 x 8, fato que advém de 2 x (100 + 20 + 8), ou seja, da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 4º ano - Item 2 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de compor e decompor números utilizando a escrita aditiva e multiplicativa.

Plano de aula: Representando Números Naturais (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Representando Números Naturais, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:

  • Identificar o valor posicional dos algarismos representados nos números e representá-los no quadro de pregas.
  • Compreender a função do zero na representação de números no Sistema de Numeração Decimal e utilizá-lo adequadamente.

Plano de aula: Utilizando a Calculadora para Compreender o Sistema de Numeração Decimal (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Utilizando a Calculadora para Compreender o Sistema de Numeração Decimal, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:

  • Compor e decompor números naturais, baseado em seu valor posicional, que pode ser descrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez.
  • Compreender a função do zero no Sistema de Numeração Decimal e utilizá-lo adequadamente.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática