Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Construção do conceito de multiplicação: identificação de regularidades e fatos fundamentais, utilização de diferentes estratégias para multiplicar e resolução de problemas envolvendo multiplicação e suas ideias (soma de parcelas iguais e organização retangular)

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Associar a multiplicação a situações que envolvam adições de parcelas iguais e organização retangular na resolução de problemas.
  • Reconhecer os fatos fundamentais da multiplicação e utilizá-los na resolução e na elaboração de problemas.
  • Compreender e utilizar diferentes formas de multiplicar.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Estão explícitas nesta habilidade duas ideias elementares associadas à multiplicação: a adição de parcelas iguais e a disposição retangular. Situações que levem o estudante a adicionar repetidamente a mesma parcela (fui na padaria três vezes e em cada uma delas comprei quatro pães) são significativas para mostrar ao estudante uma maneira mais eficaz de representar a operação 4 + 4 + 4 = 3 x 4. No caso da disposição retangular, o trabalho com malhas quadriculadas pode ser interessante para indicar a área de um retângulo formado por três linhas cada uma com quatro quadradinhos (4 + 4 + 4 = 3 x 4), ou seja, o número de linhas multiplicado pela quantidade de quadradinhos de cada uma delas. Neste momento, ainda não é necessário memorizar os fatos básicos da multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10), mas é eficaz a representação do tipo a x b = c para indicar a escrita aditiva de parcelas iguais e a percepção de regularidades presentes nos fatos fundamentais. Comparar duas tabuadas, percebendo semelhanças e diferenças entre elas, pode ser uma boa proposta.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 3º ano - Item 2 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de resolver problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular.

Plano de aula: Multiplicação e Adição de Parcelas Iguais (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Multiplicação e Adição de Parcelas Iguais, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Resolver operações através de estratégias pessoais, associando a multiplicação a ideia de adição de parcelas iguais.

Plano de aula: Resolução de Problemas de Disposição Retangular (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Resolução de Problemas de Disposição Retangular, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Resolver com estratégias pessoais situação-problema com ideia de disposição retangular.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática