Plano de aula: S ou SS?

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre S ou SS?

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é pensar nas regularidades da escrita dos usos do S, sistematizar o uso de S/SS, colocando em prática os saberes com a atividade de revisão e sistematização.

Materiais necessários: Folhas coloridas, caderno, folha de bloco ou folha pautada da escola, equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador online ou outro equipamento que possa projetar, painel de descobertas (cartaz em papel pardo, color set ou outro suporte para escrita) e atividade em folha para exercitação.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem estar em processo de aprendizagem do sistema alfabético de escrita. É recomendável utilizar duplas ou grupos produtivos de trabalho, por isso antes da atividade relembre todas as regras ortográficas estudadas até aqui, se for o caso escreva algumas palavras no quadro, para que sirvam de modelo. Considerar os grafemas incorretos dos quais não foram vistos até aqui. Disponibilizar fonte de consulta.

Referências sobre o assunto: BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: . Acesso em: 4 de julho de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é a reflexão sobre as regularidades da escrita utilizando as letras S/SS, projete ou escrever no quadro o tema da aula.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA