Plano de Aula

Plano de aula: S ou SS?

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre S ou SS?

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Descrição

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos aqui!

Esta sequência tem como foco análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é pensar nas regularidades da escrita dos usos do S, sistematizar o uso de S/SS, colocando em prática os saberes com a atividade de revisão e sistematização.

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Projetor de slides, dispositivo com acesso à internet.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Jogo Ortografia S ou SS

  • Materiais diversos:
    Atividade de exercitação: S ou SS

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do sistema alfabético e da ortografia

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica (alfabetização)

Objetivos de aprendizagem

  • Aplicar as regularidades do uso de S/SS na escrita de palavras.

Competências gerais

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

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Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Esta sequência tem como foco análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é pensar nas regularidades da escrita dos usos do S, sistematizar o uso de S/SS, colocando em prática os saberes com a atividade de revisão e sistematização.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem estar em processo de aprendizagem do sistema alfabético de escrita. É recomendável utilizar duplas ou grupos produtivos de trabalho, por isso antes da atividade relembre todas as regras ortográficas estudadas até aqui, se for o caso escreva algumas palavras no quadro, para que sirvam de modelo. Considerar os grafemas incorretos dos quais não foram vistos até aqui. Disponibilizar fonte de consulta.

Organização da aula

Conversa inicial

Tempo previsto: 10 minutos

Escolha a palavra com a escrita correta e copie em seu caderno. Antes de escrever lembre-se das descobertas realizadas quanto ao uso das letras S/SS.

Realize a tarefa coletivamente chamando a atenção para a escrita das palavras com intencionalidade quanto ao uso da letra S.

Caso tenha utilizado as aulas 1 e 2 retome o painel de regularidades da escrita do uso das letras S ou SS discutidas até aqui. Caso esta seja sua primeira aula, comece refletindo com os alunos sobre a escrita e diga que a aula de hoje será sobre as regularidades da escrita utilizando as letras S/SS.

Escreva no quadro a atividade, ou projete no data show.

Neste momento, abra uma discussão para que os alunos reflitam sobre a escrita de cada palavra. Chame a atenção dos alunos para a escrita de palavras que não obedecem ao padrão entre fonema e grafema.

Peça para alguns alunos irem até o quadro e indicar a palavra correta em cada situação, isto possibilita verificar e organizar as intervenções necessárias com os diferentes tipos de ocorrência das regularidades e irregularidades contextuais, para isso, ajude os alunos a perceber que se usa S entre duas vogais para indicar o som de Z. E se usa SS entre duas vogais para indicar o som de S.

Oriente os alunos para que copiem no caderno as palavras corretas, pois servirá como fonte de consulta quando necessário, além de ampliar o repertório de escrita dos alunos.

Liste as palavras e coloque no mural de descobertas (caso já tenha feito o painel de descobertas acrescente as palavras, se ainda não o fez esse é um bom momento para que faça o registro das hipóteses dos alunos). Palavras usuais expostas em sala de aula auxiliam a consulta e diminuem a incidência de erros.

O aluno precisa perceber que o que escreve tem função real e social, pois o integra em uma função comunicativa da língua.

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