Plano de Aula

Plano de aula: Uso de Til, M ou N no final de sílabas

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Nasalidade: til, M e N

mais ações

Descrição

Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar na letra da música, palavras em que o Til, M ou N foram utilizados incorretamente.

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do sistema alfabético e da ortografia

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar marcas de nasalidade em palavras.

Competências gerais

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar na letra da música, palavras em que o Til, M ou N foram utilizados incorretamente.

Dificuldades antecipadas: Aluno não compreender regras na escrita de palavras com marcas de nasalidade (til, m, n) e não identificar as palavras que estão incorretas.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Lendo as palavras abaixo, quais são os sons nasais em cada uma delas? Tamanduá, Tubarão, Carambola, Computador, Limões e Onça-pintada.

Apresentar para a turma a lista de palavras do slide no projetor. Coletivamente identificar as marcas de nasalidade em cada uma delas. Peça que leiam em voz alta e se atentem à pronúncia de cada uma delas. Destaque no quadro as sílabas com marcas de nasalidade nas palavras.

Caso tenha utilizado a primeira e segunda aula do conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica, retome o cartaz elaborado no fechamento dessas aulas. Se não as utilizou, consulte-as em primeira aula e segunda aula.

Exponha as regularidades descobertas sobre o uso de Til, M ou N no final de sílabas, utilizando a lista de palavras acima como exemplo dessas regularidades.

- O TIL (~) acompanha apenas as vogais A e O. Exemplos: LIMÕES / TUBARÃO

- M no final da sílaba é utilizado apenas antes das consoantes B e P. Exemplos: CARAMBO-LA / COMPUTADOR.

- N no final da sílaba é utilizado antes das demais consoantes e nunca no final de palavras. Exemplos: TAMANDUÁ / ONÇA-PINTADA

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados