Plano de Aula

Plano de aula: Letra L e suas regularidades contextuais

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Onde está a letra L?

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas no uso do L.

Materiais necessários: Projetor de slides, cópias de folhas impressas.

Dificuldades antecipadas:

a) Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, forme duplas de saberes heterogêneos.

b) Para que os alunos cheguem à conclusão das regularidades utilize perguntas e reflexões coletivas.

c) Caso os alunos não identifiquem as regularidades utilize meios de melhor visualização, como grifar, circular, marcar.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em: 18 de agosto de 2018.
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap. Acesso em 19 de agosto de 2018.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade II – Palavra cantada: Desvios dos padrões de escrita: interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. 80p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf. Acesso em: 26 de setembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA