Plano de Aula

Plano de aula: R ou RR?

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre R ou RR?

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é confrontar e sistematizar os conhecimentos relacionados às regularidades do uso do R/RR, compreendendo os diferentes usos.

Materiais necessários: Microcomputador, projetor multimídia e tela, caderno dos alunos, painel de descobertas (cartaz em papel pardo, colorset ou outro suporte para registro), folhas coloridas tamanho A4 cortadas ao meio, lápis de cor e atividade em folha para exercitação - lista de palavras.

Dificuldades antecipadas: Realize agrupamentos produtivos como duplas ou trios, pense em grupos de no máximo quatro alunos, pois alguns podem apresentar dificuldades em relacionar os novos saberes ou localizar as palavras tanto no painel quanto no dicionário. É uma ótima oportunidade para enfatizar o uso do banco de palavras e o uso do dicionário como fonte de consulta.

Referências sobre o assunto: BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: . Acesso em: 04/07/2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos e explicite o que eles podem aprender.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA