Atividade para impressão - A escrita correta
A escrita correta
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre G ou GU?
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar as regularidades da escrita de palavras com G ou GU.
Materiais necessários: Folhas coloridas, caderno, folha de bloco ou folha pautada da escola, equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar, painel de descobertas (cartaz em papel pardo, color set ou outro suporte para escrita) e atividade em folha para exercitação e para impressão.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem apresentar pouca fluência para ler e escrever, pois não dominam os padrões da escrita. As letras ou os dígrafos que podem representar um mesmo fonema em uma mesma posição e assim podem criar dificuldades na hora de escrever. Realize agrupamentos produtivos como duplas ou trios, criando oportunidade para trocas de conhecimentos intencionais.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1 - Acesso em 04 de set. de 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é a reflexão sobre as regularidades da escrita utilizando as letras G/Gu, projete ou escreva no quadro o tema da aula.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Materiais complementares: Equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar, painel de descobertas (cartaz em papel pardo, color set ou outro suporte para escrita).
Atividade impressa, disponível aqui.
Orientações:
Materiais complementares: Atividade em folha para impressão, disponível aqui.
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
Materiais complementares: Folhas coloridas, equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar, painel de descobertas (cartaz em papel pardo, color set ou outro suporte para escrita), caderno, tv e projetor.
A atividade impressa, disponível aqui.
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
Materiais complementares: Cartaz, painel de descobertas e caderno.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp;
Google Docs (tutorial disponível aqui);
Material para a atividade: quadro disponível aqui.
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui);
Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe a lista de palavras e imagens sugeridas no slide do plano pelo WhatsApp ou em um documento por e-mail, e peça que os alunos enviem áudios com a leitura das palavras.
Desenvolvimento
Crie dois documentos no Google para serem compartilhados com os alunos seguindo a sugestão dos slides das atividades de preenchimento do quadro e do texto. No documento com o quadro, acrescente uma coluna com o nome de cada aluno para que, no espaço identificado, digitem as palavras encontradas. Com o texto (aula 2), crie um documento para cada aluno, para que possam completá-lo individualmente.
Realize uma videochamada pelo Google Meet ou Zoom para compartilhar as descobertas e fazer as reflexões propostas no plano. O objetivo é chegar às conclusões propostas nas orientações e identificar as regularidades do G/GU.
Outra opção é pedir que os alunos identifiquem o que vem depois da letra G nas palavras do quadro. Peça para eles compartilharem pelo grupo do WhatsApp para que todos possam ver as respostas e chegar às conclusões esperadas para essa atividade.
Fechamento
Crie uma Tabela de Regularidades (em um documento do Google ou mural no Padlet) para responderem às perguntas propostas nas orientações do plano. Elas poderão ser feitas ao final da videochamada, através de áudios pelo WhatsApp, escritas no mural do Padlet ou no documento compartilhado pelo e-mail. Siga as orientações do plano e peça que façam o registro no caderno, pois a tabela será usada em outras aulas.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do jogo de soletrar: escolha uma lista de palavras da atividade e veja quem está atento às regularidades do G/GU. Outra sugestão é aproveitar as imagens e palavras da atividade para confeccionar um jogo da memória. Vale desenhar se não for possível imprimir!
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amanda Sousa
Mentor: Sidicleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: G ou Gu?
Finalidade da aula: Analisar as regularidades da escrita de palavras com G ou GU.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental.
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica (alfabetização).
Habilidade(s) da BNCC: EF03LP01 - Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar as regularidades da escrita de palavras com G ou GU.
Materiais necessários: Folhas coloridas, caderno, folha de bloco ou folha pautada da escola, equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar, painel de descobertas (cartaz em papel pardo, color set ou outro suporte para escrita) e atividade em folha para exercitação e para impressão.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem apresentar pouca fluência para ler e escrever, pois não dominam os padrões da escrita. As letras ou os dígrafos que podem representar um mesmo fonema em uma mesma posição e assim podem criar dificuldades na hora de escrever. Realize agrupamentos produtivos como duplas ou trios, criando oportunidade para trocas de conhecimentos intencionais.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em 04 de set. de 2018.
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1 - Acesso em 04 de set. de 2018.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: