Plano de Aula

Plano de aula: Letra L

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Onde está a letra L?

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas no uso do L.

Orientações:

  • Peça aos alunos que tragam de casa, como tarefa, as seguintes figuras em tamanhos médios, que poderão ser recortadas de revistas, jornais ou desenhadas por eles mesmos: colar, colunas, livro, lápis, luvas, crocodilo, sol, varal, policial, girassol, jornal, caracol, flores, flauta, blusa, globo, placa, diploma, milho, toalha, abelha, olhos, orelha, mulher.
  • Cole a figura que os alunos trouxeram em uma base de papel cartão, e para ficar mais resistente plastifique de forma caseira, como mostra neste link: https://www.youtube.com/watch?v=SIMFsvDAnSQ.
  • Use um artefato que gire e marque uma das pontas deste artefato com um durex colorida, ou pinte com esmalte. O artefato pode ser um pião (caso tenha um disponível) ou faça um pião caseiro como mostra neste link: https://www.youtube.com/watch?v=ypLBPOYG-zI. Sua função é girar e parar em uma figura. Prepare o material com antecedência.

Materiais necessários: Figuras trazidas pelos alunos, papel cartão, plástico transparente, papel ofício (folha de sulfite), ferro de passar roupas, cópias de folha impressa e um artefato que gire, um pião ou um pião caseiro feito com tampinha de garrafa e palito de dente.

Dificuldades antecipadas:

a) Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, forme duplas de saberes heterogêneos.

b) Para que os alunos cheguem à conclusão das regularidades da letra L utilize perguntas e reflexões coletivas.

c) Caso os alunos não identifiquem as regularidades utilize meios de melhor visualização, como grifar, circular, marcar.

Referências:

ABREU, Ana Rosa et al. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas. Brasília: FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol.1, p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386. Acesso em: 28 de setembro de 2018.

BALAVALA. 4 maneiras criativas para criar um pião. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ypLBPOYG-zI. Acesso em: 15 de outubro de 2018.

BEBETH, Cantinho da Eliza. Plastificando em casa com ferro de passar roupas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SIMFsvDAnSQ. Acesso em: 30 de setembro de 2018.

BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em: 18 de agosto de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap. Acesso em 19 de agosto de 2018.

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade II – Palavra cantada: Desvios dos padrões de escrita: interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. 80p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf. Acesso em: 26 de setembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA