Resolução da atividade - Atividade modelo: tabela de regularidades contextuais
Atividade modelo: tabela de regularidades contextuais
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Onde está a letra L?
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas no uso do L.
Orientações:
Materiais necessários: Figuras trazidas pelos alunos, papel cartão, plástico transparente, papel ofício (folha de sulfite), ferro de passar roupas, cópias de folha impressa e um artefato que gire, um pião ou um pião caseiro feito com tampinha de garrafa e palito de dente.
Dificuldades antecipadas:
a) Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, forme duplas de saberes heterogêneos.
b) Para que os alunos cheguem à conclusão das regularidades da letra L utilize perguntas e reflexões coletivas.
c) Caso os alunos não identifiquem as regularidades utilize meios de melhor visualização, como grifar, circular, marcar.
Referências:
ABREU, Ana Rosa et al. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas. Brasília: FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol.1, p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386. Acesso em: 28 de setembro de 2018.
BALAVALA. 4 maneiras criativas para criar um pião. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ypLBPOYG-zI. Acesso em: 15 de outubro de 2018.
BEBETH, Cantinho da Eliza. Plastificando em casa com ferro de passar roupas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SIMFsvDAnSQ. Acesso em: 30 de setembro de 2018.
BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em: 18 de agosto de 2018.
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap. Acesso em 19 de agosto de 2018.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade II – Palavra cantada: Desvios dos padrões de escrita: interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. 80p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf. Acesso em: 26 de setembro de 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Projetor de slides e equipamento de áudio.
Dificuldades antecipadas: Se necessário, vá pausando a música para que os alunos façam as anotações das palavras ou repita o vídeo.
Referências:
OUVIR MÚSICA. Colar de Carolina. Dércio Marques (Intérprete). Disponível em: https://www.ouvirmusica.com.br/dercio-marques/colar-de-carolina/. Acesso em: 30 de setembro de 2018.
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Peça ao aluno que gire o pião e que espere para ver em qual figura irá parar.
- Oriente o aluno para que escreva o nome da figura no quadro.
- E assim segue o jogo até todos os alunos participarem e se esgotarem as figuras, que devem ser substituídas durante o jogo.
- O que há de comum nas palavras?
- Comparem as palavras e respondam: qual letra é comum a todas as palavras?
- A letra L está na mesma posição em todas as palavras?
- Há alguma letra com o mesmo som porém o grafema é diferente?
- Como podemos organizar estas palavras em tabelas distintas? Quais os critérios que podemos utilizar?
Espere que os alunos respondam o que há de comum nas palavras é a letra L se encontra no início e no final de cada sílaba; no encontro consonantal e que algumas palavras tem som de L mas escrevemos com U. E que devemos organizá-las nas tabelas de acordo com estas modalidades.
Materiais complementares: Projetor de slides, pião.
Dificuldades antecipadas: Para alunos que não saibam ler e escrever convencionalmente ou esteja no processo de aquisição, proponha duplas de saberes heterogêneos e utilize perguntas e reflexões coletivas para que os alunos consigam perceber e utilizar as regularidades contextuais.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Vamos registrar regularidades juntos?
- O que vocês observaram durante o jogo rosa dos ventos?
- Qual letra estudamos?
- Por que na atividade anterior dividimos as palavras em tabelas diferentes?
- Vamos registar?
Espere que os alunos cheguem à conclusão que: a letra L pode estar no início da sílaba, no final da sílaba, no encontro consonantal e no dígrafo LH.
Materiais complementares: Cópias de folha impressa.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp;
Google Formulários (tutorial disponível aqui);
Vídeo com a música "Colar de Carolina", disponível aqui;
Tabela de regularidades contextuais, disponível aqui;
Banco de palavras para o jogo de tabuleiro, disponível aqui.
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Vamos brincar de caçar palavras? Compartilhe o link do vídeo disponível aqui e os textos sugeridos nas orientações do plano. Envie o texto por e-mail ou WhatsApp, e desafie os alunos a identificarem todas as palavras escritas com “L”. Peça para compartilharem pelo WhatsApp a lista encontrada.
Desenvolvimento
Para o jogo de cartas, oriente os alunos que as figuras poderão ser impressas, recortadas ou desenhadas em peças individuais. Siga as orientações do plano. Para sorteio das palavras, as peças podem ser colocadas num saco e retiradas aleatoriamente.
Para o jogo Banco Ortográfico, monte um tabuleiro com as palavras propostas no banco de palavras do plano para mostrar aos alunos. Pode ser através de uma foto com orientações em áudio pelo WhatsApp.
Para o jogo das adivinhas, as frases sugeridas no slide poderão ser compartilhadas através do WhatsApp.
Crie um formulário para cada jogo com as principais perguntas das orientações, para reflexão dos alunos. Se você preferir, poderá fazer uma videochamada pelo Meet para realizar os jogos e proporcionar o momento de reflexão com os alunos.
Prepare um mural no Padlet (utilize a configuração em colunas) com a proposta da Tabela de Regularidades Contextuais, compartilhe o link pelo WhatsApp ou, se preferir, elabore a tabela em um Google Docs para cada aluno, para que eles organizem as palavras do jogo e do texto (escritas com “L”) em grupos. Peça que façam o registro da tabela no caderno, pois ela será usada em todas as aulas desta sequência.
Fechamento
Peça que eles analisem coletivamente a Tabela de Regularidades (em um documento do Google ou mural no Padlet) para responderem às perguntas propostas nas orientações do plano. Elas poderão ser feitas através de audios pelo WhatsApp, escritas no mural do Padlet ou no documento compartilhado pelo e-mail. Siga as orientações do plano e espere que os alunos cheguem à conclusão de que: a letra L pode estar no início da sílaba, no final da sílaba, no encontro consonantal e no dígrafo LH; quando o plural das palavras termina em “eis”, devemos escrever o singular com L; quando o plural das palavras é terminado em “us”, devemos escrever o singular desta palavra com U.
Convite às famílias
Quem será que é bom em adivinhar? Convide os familiares a participarem dos jogos propostos. Também é possível utilizar as peças do jogo para jogar bingo ou jogo da memória.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carla Garcia
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Letra L
Finalidade da aula: Identificar e registrar regularidades contextuais da letra L (L em final de sílaba, L no início da sílaba, L em encontros consonantais e no dígrafo LH).
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do Sistema Alfabético e da Ortografia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF03LP01
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas no uso do L.
Orientações:
Materiais necessários: Figuras trazidas pelos alunos, papel cartão, plástico transparente, papel ofício (folha de sulfite), ferro de passar roupas, cópias de folha impressa e um artefato que gire, um pião ou um pião caseiro feito com tampinha de garrafa e palito de dente.
Dificuldades antecipadas:
Referências:
ABREU, Ana Rosa et al. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas. Brasília: FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol.1, p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386. Acesso em: 28 de setembro de 2018.
BALAVALA. 4 maneiras criativas para criar um pião. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ypLBPOYG-zI. Acesso em: 15 de outubro de 2018.
BEBETH, Cantinho da Eliza. Plastificando em casa com ferro de passar roupas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SIMFsvDAnSQ. Acesso em: 30 de setembro de 2018.
BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em: 18 de agosto de 2018.
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap. Acesso em 19 de agosto de 2018.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade II – Palavra cantada: Desvios dos padrões de escrita: interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. 80p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf. Acesso em: 26 de setembro de 2018.
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