Plano de Aula

Plano de aula: Letra L

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Onde está a letra L?

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas no uso do L.

Orientações:

  • Peça aos alunos que tragam de casa, como tarefa, as seguintes figuras em tamanhos médios, que poderão ser recortadas de revistas, jornais ou desenhadas por eles mesmos: colar, colunas, livro, lápis, luvas, crocodilo, sol, varal, policial, girassol, jornal, caracol, flores, flauta, blusa, globo, placa, diploma, milho, toalha, abelha, olhos, orelha, mulher.
  • Cole a figura que os alunos trouxeram em uma base de papel cartão, e para ficar mais resistente plastifique de forma caseira, como mostra neste link: https://www.youtube.com/watch?v=SIMFsvDAnSQ.
  • Use um artefato que gire e marque uma das pontas deste artefato com um durex colorida, ou pinte com esmalte. O artefato pode ser um pião (caso tenha um disponível) ou faça um pião caseiro como mostra neste link: https://www.youtube.com/watch?v=ypLBPOYG-zI. Sua função é girar e parar em uma figura. Prepare o material com antecedência.

Materiais necessários: Figuras trazidas pelos alunos, papel cartão, plástico transparente, papel ofício (folha de sulfite), ferro de passar roupas, cópias de folha impressa e um artefato que gire, um pião ou um pião caseiro feito com tampinha de garrafa e palito de dente.

Dificuldades antecipadas:

a) Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, forme duplas de saberes heterogêneos.

b) Para que os alunos cheguem à conclusão das regularidades da letra L utilize perguntas e reflexões coletivas.

c) Caso os alunos não identifiquem as regularidades utilize meios de melhor visualização, como grifar, circular, marcar.

Referências:

ABREU, Ana Rosa et al. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas. Brasília: FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol.1, p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386. Acesso em: 28 de setembro de 2018.

BALAVALA. 4 maneiras criativas para criar um pião. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ypLBPOYG-zI. Acesso em: 15 de outubro de 2018.

BEBETH, Cantinho da Eliza. Plastificando em casa com ferro de passar roupas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SIMFsvDAnSQ. Acesso em: 30 de setembro de 2018.

BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em: 18 de agosto de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap. Acesso em 19 de agosto de 2018.

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade II – Palavra cantada: Desvios dos padrões de escrita: interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. 80p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf. Acesso em: 26 de setembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA