Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas no uso do L.
Orientações:
- Peça aos alunos que tragam de casa, como tarefa, as seguintes figuras em tamanhos médios, que poderão ser recortadas de revistas, jornais ou desenhadas por eles mesmos: colar, colunas, livro, lápis, luvas, crocodilo, sol, varal, policial, girassol, jornal, caracol, flores, flauta, blusa, globo, placa, diploma, milho, toalha, abelha, olhos, orelha, mulher.
- Cole a figura que os alunos trouxeram em uma base de papel cartão, e para ficar mais resistente plastifique de forma caseira, como mostra neste link: https://www.youtube.com/watch?v=SIMFsvDAnSQ.
- Use um artefato que gire e marque uma das pontas deste artefato com um durex colorida, ou pinte com esmalte. O artefato pode ser um pião (caso tenha um disponível) ou faça um pião caseiro como mostra neste link: https://www.youtube.com/watch?v=ypLBPOYG-zI. Sua função é girar e parar em uma figura. Prepare o material com antecedência.
Materiais necessários: Figuras trazidas pelos alunos, papel cartão, plástico transparente, papel ofício (folha de sulfite), ferro de passar roupas, cópias de folha impressa e um artefato que gire, um pião ou um pião caseiro feito com tampinha de garrafa e palito de dente.
Dificuldades antecipadas:
a) Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, forme duplas de saberes heterogêneos.
b) Para que os alunos cheguem à conclusão das regularidades da letra L utilize perguntas e reflexões coletivas.
c) Caso os alunos não identifiquem as regularidades utilize meios de melhor visualização, como grifar, circular, marcar.
Referências:
ABREU, Ana Rosa et al. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas. Brasília: FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol.1, p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386. Acesso em: 28 de setembro de 2018.
BALAVALA. 4 maneiras criativas para criar um pião. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ypLBPOYG-zI. Acesso em: 15 de outubro de 2018.
BEBETH, Cantinho da Eliza. Plastificando em casa com ferro de passar roupas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SIMFsvDAnSQ. Acesso em: 30 de setembro de 2018.
BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em: 18 de agosto de 2018.
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap. Acesso em 19 de agosto de 2018.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade II – Palavra cantada: Desvios dos padrões de escrita: interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. 80p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf. Acesso em: 26 de setembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
- Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
- Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações:
- Reproduza o vídeo deste link: https://www.ouvirmusica.com.br/dercio-marques/colar-de-carolina/ e peça que os alunos ouçam com atenção e escrevam em seu caderno todas as palavras com L que são cantadas na música.
- Peça aos alunos que leiam (um de cada vez) as palavras que escreveram.
- Escreva as palavras que os alunos descobriram no quadro (coral, colar, Carolina, colunas, colina, colore, colo, cal, sol).
- Revele aos alunos que nesta aula faremos várias descobertas sobre a letra L.
Materiais complementares: Projetor de slides e equipamento de áudio.
Dificuldades antecipadas: Se necessário, vá pausando a música para que os alunos façam as anotações das palavras ou repita o vídeo.
Referências:
OUVIR MÚSICA. Colar de Carolina. Dércio Marques (Intérprete). Disponível em: https://www.ouvirmusica.com.br/dercio-marques/colar-de-carolina/. Acesso em: 30 de setembro de 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Projete o slide e peça que um aluno leia para a turma.
- Coloque o pião no meio de uma mesa grande ou junte as carteiras da sala.
- Posicione as figuras em volta do pião.
- Os alunos deverão ficar em fila, cada um joga uma vez e volta pro final da fila.
- Ensine aos alunos como proceder no jogo:
- Peça ao aluno que gire o pião e que espere para ver em qual figura irá parar.
- Oriente o aluno para que escreva o nome da figura no quadro.
- E assim segue o jogo até todos os alunos participarem e se esgotarem as figuras, que devem ser substituídas durante o jogo.
- O que há de comum nas palavras?
- Comparem as palavras e respondam: qual letra é comum a todas as palavras?
- A letra L está na mesma posição em todas as palavras?
- Há alguma letra com o mesmo som porém o grafema é diferente?
- Como podemos organizar estas palavras em tabelas distintas? Quais os critérios que podemos utilizar?
Espere que os alunos respondam o que há de comum nas palavras é a letra L se encontra no início e no final de cada sílaba; no encontro consonantal e que algumas palavras tem som de L mas escrevemos com U. E que devemos organizá-las nas tabelas de acordo com estas modalidades.
- Organize as descobertas de forma coletiva: no quadro dividido em 4 partes escreva as palavras contemplando as seguintes regularidades: L no final da sílaba, L no início da sílaba, L no encontro consonantal e L no dígrafo LH. Modelo da tabela de regularidades contextuais no link.
Materiais complementares: Projetor de slides, pião.
Dificuldades antecipadas: Para alunos que não saibam ler e escrever convencionalmente ou esteja no processo de aquisição, proponha duplas de saberes heterogêneos e utilize perguntas e reflexões coletivas para que os alunos consigam perceber e utilizar as regularidades contextuais.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Vamos registrar regularidades juntos?
- O que vocês observaram durante o jogo rosa dos ventos?
- Qual letra estudamos?
- Por que na atividade anterior dividimos as palavras em tabelas diferentes?
- Vamos registar?
Espere que os alunos cheguem à conclusão que: a letra L pode estar no início da sílaba, no final da sílaba, no encontro consonantal e no dígrafo LH.
- Para o registro use o caderno ou cópia de folha impressa. Link para impressão. .
Materiais complementares: Cópias de folha impressa.