Plano de aula: Quando usar Til, M ou N no final de sílabas

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Nasalidade: til, M e N

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é escrever com ortografia regular uma lista de palavras com marcas de nasalidade (til, M ou N).

Materiais necessários: Organizar as imagens em forma de “cartinhas”, cujos nomes apresentem marcas de nasalidade. Para imprimir figuras já formatadas no quadro clique aqui, é só recortar e providenciar um jogo para cada dupla ou trios.

Dificuldades antecipadas: Aluno não perceber as marcas de nasalidade, não compreender as regras do uso de til, m ou n.

Referências sobre o assunto:

-NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Tema da aula

Orientações:

• Diga para a turma qual é a proposta da aula do dia. (Escrever com ortografia regular uma lista de palavras com marcas de nasalidade (til, M ou N).
  • Apresente o tema da aula (datashow, escrito em destaque no quadro ou em cartaz).

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA