Plano de Aula

Plano de aula: Quando usar Til, M ou N no final de sílabas

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Nasalidade: til, M e N

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é escrever com ortografia regular uma lista de palavras com marcas de nasalidade (til, M ou N).

Materiais necessários: Organizar as imagens em forma de “cartinhas”, cujos nomes apresentem marcas de nasalidade. Para imprimir figuras já formatadas no quadro clique aqui, é só recortar e providenciar um jogo para cada dupla ou trios.

Dificuldades antecipadas: Aluno não perceber as marcas de nasalidade, não compreender as regras do uso de til, m ou n.

Referências sobre o assunto:

-NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Diga para a turma qual é a proposta da aula do dia. (Escrever com ortografia regular uma lista de palavras com marcas de nasalidade (til, M ou N).
  • Apresente o tema da aula (datashow, escrito em destaque no quadro ou em cartaz).

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA

Veja outros planos que exploram a habilidade EF03LP01 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS

Conteúdos relacionados