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Plano de Aula
Plano de aula: S ou SS?
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre S ou SS?
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é compreender e refletir sobre os padrões da escrita no uso de S/SS. Descobrir que em muitas situações as letras apresentam o mesmo som, e que precisam exercitar a leitura e escrita das palavras para não caírem nas armadilhas ortográficas.
Materiais necessários: Revistas, jornais, gravador de áudio ou vídeo (pode ser o celular), tesouras, caderno, papel pardo, color set ou outro suporte para confecção de cartaz, equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador online ou outro equipamento que possa projetar.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem estar em processo de aprendizagem do sistema alfabético de escrita, é recomendável utilizar duplas ou grupos produtivos de trabalho, e explicitar quais letras estão sendo trabalhadas, pois corre-se o risco dos alunos confundirem a sonoridade da letra S com as letras C, Ç, ou mesmo Z de acordo com a palavra.
Referências sobre o assunto: BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é a reflexão sobre as regularidades da escrita utilizando as letras S/SS, projete ou escreva no quadro o tema da aula.
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