Plano de Aula

Plano de aula: R ou RR?

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre R ou RR?

mais ações

Descrição

Este plano tem foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é compreender as regularidades no uso de R/RR observando os diferentes sons que essa letra pode representar em decorrência da posição que ocupa nas palavras.

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    TV e cabo HDMI, computador online ou outro equipamento que possa projetar.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Jogo “Complete as palavras com R ou RR

  • Materiais diversos:
    Caderno, folha de bloco ou folha pautada da escola.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do sistema alfabético e da ortografia

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica (alfabetização)

Objetivos de aprendizagem

  • Analisar as regularidades no uso de R/RR observando os diferentes sons que esta letra pode representar em decorrência da posição que ocupa nas palavras.

Competências gerais

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Este plano tem foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é compreender as regularidades no uso de R/RR observando os diferentes sons que essa letra pode representar em decorrência da posição que ocupa nas palavras.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem estar em processo de aprendizagem do sistema alfabético de escrita, é recomendável utilizar duplas ou grupos produtivos de trabalho.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Palavras com R/RR: rato, rodo, carro, rede, parede, faro, escuro, resto, arroz, ferro, barro, barata, beterraba.

Organize os alunos em duplas ou trios produtivos. Atenção para o nível conceitual de escrita da qual estes alunos se encontram. Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é a reflexão sobre as regularidades da escrita utilizando as letras R/RR.

Projete as palavras escritas com R/RR para que os alunos copiem no caderno, em folha de bloco ou folha pautada da escola, caso não possua equipamentos para a projeção das palavras, a sugestão é que copie no quadro.

Peça para que os alunos leiam todas as palavras em voz alta.

Questione os alunos se percebem alguma diferença na pronúncia das palavras quanto ao uso do R/RR.

Se perceber que algum aluno tem dificuldade na pronúncia correta peça para que outro aluno que tenha mais facilidade pronuncie em voz alta.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA