Plano de aula: R ou RR?

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre R ou RR?

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é compreender ou refletir sobre as regularidades no uso de R/RR observando os diferentes sons que essa letra pode representar em decorrência da posição que ocupa nas palavras.

Materiais necessários: Caderno, folha de bloco ou folha pautada da escola, equipamentos tecnológicos como: TV e cabo HDMI, computador online ou outro equipamento que possa projetar, painel de descobertas (cartaz em papel pardo, color set ou outro suporte para escrita), atividade em folha - tabela de palavras.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem estar em processo de aprendizagem do sistema alfabético de escrita, é recomendável utilizar duplas ou grupos produtivos de trabalho.

Referências sobre o assunto: BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: . Acesso em: 4/7/2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Organize os alunos em duplas ou trios produtivos. Atenção para o nível conceitual de escrita da qual estes alunos se encontram. Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é a reflexão sobre as regularidades da escrita utilizando as letras R/RR.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA