Plano de Aula

Plano de aula: G ou Gu?

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre G ou GU?

mais ações

Descrição

Este plano tem foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender o uso correto das regularidades ortográficas no emprego de palavras com G ou Gu.

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar; dispositivo com acesso à internet para que os estudantes possam acessar o recurso educacional digital (jogo).

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Jogo: Cruzadinha G e GU

  • Materiais diversos:
    Caderno, folha de bloco ou folha pautada, painel de descobertas (cartaz em papel pardo, color set ou outro suporte para escrita) e atividade em folha para exercitação e para impressão.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do sistema alfabético e da ortografia

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica (alfabetização)

Objetivos de aprendizagem

  • Aplicar as regularidades ortográficas no emprego das palavras com G ou Gu

Competências gerais

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Este plano tem foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender o uso correto das regularidades ortográficas no emprego de palavras com G ou Gu.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem apresentar pouca fluência para ler e escrever, pois não dominam os padrões da escrita. As letras ou os dígrafos que podem representar um mesmo fonema em uma mesma posição e assim podem criar dificuldades na hora de escrever. É recomendável utilizar duplas produtivas de trabalho, por isso antes da atividade relembre todas as regras ortográficas estudadas até aqui, se for o caso escreva algumas palavras no quadro, para que sirva de modelo.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 5 minutos

Vamos lembrar... Algumas palavras com G ou GU que conhecemos.

Realize a tarefa coletiva e oralmente. Isso favorece a circulação dos conhecimentos e antecipa as possíveis intervenções que serão necessárias, ampliando o repertório coletivo e favorecendo uma escrita mais autônoma.

Relembre as discussões realizadas nas aulas 1 e 2, retome o painel de descobertas quanto ao uso de G/Gu. Caso essa seja sua primeira aula comece refletindo com os alunos sobre a escrita e explicitando que a aula de hoje será sobre as regularidades da escrita utilizando G seguido das vogais A, O, U e Gu seguido das vogais E, I.

Projete a atividade, caso não tenha como projetar, escreva no quadro, com a finalidade de preparar os alunos para uma leitura intencional, ou seja, que o aluno ao ler a palavra consiga relacionar a regra à escrita da palavra, caso o aluno não consiga ler a palavra convencionalmente, o professor deve ser o modelo, servindo de apoio nos casos de dúvida.

Peça aos alunos que observem o som produzido pelo uso do G/GU em cada palavra, chame a atenção para a letra que vem depois da letra G.

Neste momento, abra uma discussão para que pensem em outras palavras escritas com G/Gu e reflitam sobre a escrita de cada palavra.

Atente-se aos dígrafos que ocorrem quando duas letras são utilizadas para representar um único fonema no caso da letra G serão considerados dígrafos as letras gu quando estiverem seguidas das vogais E/I para representar o fonema G, por exemplo a palavra ÁGUA não é dígrafo, pois você ouve todas as letras.

Peça para que alguns alunos deem exemplos de outras palavras que conhecem, e indique a qual coluna essa palavra se encaixa e explique o porquê. Caso o aluno erre ou não saiba explicar, será um bom momento para organizar as intervenções necessárias com os diferentes tipos de ocorrências de escrita. Realize mediação para que o aluno possa identificar qual regra se aplica.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA