Atividade para impressão - Quadro de palavras
Quadro de palavras
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre G ou GU?
Este plano tem foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender o uso correto das regularidades ortográficas no emprego de palavras com G ou Gu.
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos aqui!
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação
Qualidade com economia de tempo
Tempo previsto: 50 minutos
Este plano tem foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender o uso correto das regularidades ortográficas no emprego de palavras com G ou Gu.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem apresentar pouca fluência para ler e escrever, pois não dominam os padrões da escrita. As letras ou os dígrafos que podem representar um mesmo fonema em uma mesma posição e assim podem criar dificuldades na hora de escrever. É recomendável utilizar duplas produtivas de trabalho, por isso antes da atividade relembre todas as regras ortográficas estudadas até aqui, se for o caso escreva algumas palavras no quadro, para que sirva de modelo.
Conversa inicial:
Tempo previsto: 5 minutos
Realize a tarefa coletiva e oralmente. Isso favorece a circulação dos conhecimentos e antecipa as possíveis intervenções que serão necessárias, ampliando o repertório coletivo e favorecendo uma escrita mais autônoma.
Relembre as discussões realizadas nas aulas 1 e 2, retome o painel de descobertas quanto ao uso de G/Gu. Caso essa seja sua primeira aula comece refletindo com os alunos sobre a escrita e explicitando que a aula de hoje será sobre as regularidades da escrita utilizando G seguido das vogais A, O, U e Gu seguido das vogais E, I.
Projete a atividade, caso não tenha como projetar, escreva no quadro, com a finalidade de preparar os alunos para uma leitura intencional, ou seja, que o aluno ao ler a palavra consiga relacionar a regra à escrita da palavra, caso o aluno não consiga ler a palavra convencionalmente, o professor deve ser o modelo, servindo de apoio nos casos de dúvida.
Peça aos alunos que observem o som produzido pelo uso do G/GU em cada palavra, chame a atenção para a letra que vem depois da letra G.
Neste momento, abra uma discussão para que pensem em outras palavras escritas com G/Gu e reflitam sobre a escrita de cada palavra.
Atente-se aos dígrafos que ocorrem quando duas letras são utilizadas para representar um único fonema no caso da letra G serão considerados dígrafos as letras gu quando estiverem seguidas das vogais E/I para representar o fonema G, por exemplo a palavra ÁGUA não é dígrafo, pois você ouve todas as letras.
Peça para que alguns alunos deem exemplos de outras palavras que conhecem, e indique a qual coluna essa palavra se encaixa e explique o porquê. Caso o aluno erre ou não saiba explicar, será um bom momento para organizar as intervenções necessárias com os diferentes tipos de ocorrências de escrita. Realize mediação para que o aluno possa identificar qual regra se aplica.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF).