Atividade para impressão - Banco de Palavras
Banco de Palavras
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Onde está a letra L?
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas no uso do L.
Orientações:
- Encontro consonantal: BL = bíblia, Pablo, emblema, blusa, problema, público, biblioteca, bloco, publicação, neblina, blusão; clima, bicicleta, ciclo, clínica, chiclete, Cláudia, classe, motocicleta, reclamar, claro; FL= flor, Flávio, floricultura, flanela, aflição, flauta, floresta, flamengo, flúor, flecha; GL = globo, Glória, Inglaterra, anglo, glicose, iglu, glicemia; PL = placa, planta, planejamento, diploma, pleno, plural, placar, planeta, plano; TL = atleta, atlas, atletismo, atlântico.
- L/U: varal, policial, cacau ,degrau, mingau, sarau, pica-pau, curau, sideral, barril, troféu ,carnaval , berimbau, hotel, funil, degrau, numeral, punhal, mel, girassol, pardal, automóvel, jornal, chapéu, pincel, céu, litoral, anel, caracol, sol.
- L início da palavra ou da sílaba: lata, leão, lixo, livro, leite, lobo, lua, luva, laço, balaio, beleza, cebola, óleo, palácio, colega, família, colisão, desligar, palito, fertilizante, alimento, loja, Zulu, Omolu, Zilú.
- L em final de sílaba ou palavra: altar, papel, algodão, alça, avental, quintal, quartel, , cascavel, papel, alto, azul, último, futebol, alfinete, difícil, ultraje, Brasil, fiel, carretel.
- L no dígrafo LH: milho, trilha, toalha, aparelho, bilhete, agasalho, batalha, colher, olhos, orelha, mulher, malhado, malha, batalha, coelho, joelho, lhama.
Materiais necessários: papelão, papel cartão ou color set, papel contact, peões (os peões ( que devem ser coloridos) podem ser de plástico ou feito em EVA, de preferência um material durável que possa ser utilizado várias vezes).
Dificuldades antecipadas: para alunos que não saibam ler e escrever convencionalmente ou esteja no processo de aquisição, proponha duplas de saberes heterogêneos e utilize perguntas e reflexões coletivas para que os alunos consigam perceber e utilizar as regularidades contextuais.
Referências sobre o assunto:
NÓBREGA, Maria José et al. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo. Disponível em: http://www.cdcc.usp.br/cda/PARAMETROS-CURRICULARES/Portal-Secretaria-Municipal-De-Educacao-Sao-Paulo-Capital/EF-CICLOII/AprenderPadroes/Aprender_Padroes_Lingua_Escrita_Modo_Reflexivo_Parte_II_Prof.pdf. Acesso em: 15 de agosto de 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Qual a semelhança destas palavras?
- Em que elas se assemelham? Por quê?
- Podemos dividi-las por grupos?
- Quais palavras ficariam em um grupo ?
- Quais palavras poderiam ficar em outro ou outros grupos?
- Como você organizaria estes grupos?
Espera-se que os alunos digam que a semelhança entre as palavras é a letra L e as palavras podem corresponder aos seguintes agrupamentos de acordo com a posição que ocupa na sílaba: L no início de sílaba, L no final de sílaba e L juntamente com outra consoante (encontro consonantal, organizando coletivamente as palavras de acordo com sua regularidade.
Materiais complementares: projetor de slides.
Referências:
MALUF, Marcelo. As mil e uma histórias de Manuela. Ilustrações Weberson Santiago. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. pp.7-9.
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- INÍCIO DO JOGO: A primeira dupla lança o dado e o número que ficar com a face para cima é o número de casas que os jogadores irão avançar.
- COMPRA DE RUAS E AVENIDAS: Caso o peão estacione em uma rua ou avenida a dupla poderá comprá-la com a mesma “família” de palavras, por exemplo: se o peão parar na Avenida do Pica- pau, a avenida só poderá ser comprada com a palavra curau (palavras que terminam com u); Se parar na Rua Pablo, a rua só poderá ser comprada com a palavra Cláudia (encontros consonantais); e assim por diante. As casas e ruas devem contemplar todos os valores contextuais da letra L.
- ALUGUEL: Após a compra da Rua/Avenida a dupla recebe o cartão de proprietários. Caso algum outro peão pare em uma Rua/Avenida que já tenha dono deverá pagar o aluguel com uma palavra da mesma “família”. Caso a dupla não tenha, poderá ser paga com uma carta dígrafo.
- SORTE ou REVÉS: Se o peão estacionar na casa da sorte ou revés, a instrução é que leia uma carta da pilha. Exemplo: SORTE - “ Vocês prestaram atenção nas aulas, e por isso terão o direito a pegar uma ou duas palavras do banco para ajudá-los no jogo!!!” ou, REVÉS - “Seu peão estacionou no revés você deverá retroceder duas casas!!”
- IMPOSTO: Se o peão estacionar na casinha do imposto, o aluno/dupla deverá devolver uma carta ao banco de palavras. Caso não tenha perde a vez de jogar o dado na próxima rodada
- CASA DO L/U: Peão estacionado na casa do L ou U a dupla deve retirar do monte de cartas e dizer se a palavra se escreve com L ou U , se acertar ganha uma palavra do banco de palavras, se errar perde a vez de jogar o dado na próxima rodada.
Quando o peão parar nesta casa pergunte aos alunos:
- Como vocês descobriram que é com L ou U que se escreve?
- Escreva no quadro a palavra da carta de forma correta e peça aos alunos que deem o plural da palavra. Organize no quadro da forma como está no modelo deste link. .
Questione os alunos:
- O que há de semelhante e de diferente no singular/plural das palavras com L e das palavras com U?
- Isso é válido para todas as palavras?
Espera-se que respondam que quando o plural das palavras termina com “éis” a palavra se escreve com L, e quando o plural termina com “us” a palavra é escrita com U.
- A letra L está na mesma posição em todas as palavras das cartas do jogo?
- Qual é a posição que a letra L ocorre na sílaba em determinada carta do jogo?
- Tem letras diferentes com o mesmo som?
- Podemos reunir estas cartas em agrupamentos diferentes?
- Quais seriam estes agrupamentos?
Espera-se que os alunos respondam que a letra L ocorre em várias posições nas palavras das cartas no início e final da sílaba, junto com outra consoante, no dígrafo LH.
Materiais complementares: Jogo Banco Ortográfico preparado anteriormente a aula.
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Quais foram as descobertas sobre a letra L?
Espere que respondam que a letra L pode estar no início da sílaba, no final da sílaba, no encontro consonantal, no dígrafo LH e que o plural das palavras termina em “eis” devemos escrever o singular com L e quando o plural das palavras é terminado em “us” devemos escrever o singular desta palavra com U.
Dificuldades antecipadas: Caso algum aluno tenha dificuldade em realizar a atividade sozinho faça perguntas: “Em qual posição se encontra a letra L em relação à sílaba?”, “ Vamos fazer juntos o plural das palavras para saber se é com L ou U que se escreve?”, ou sugira duplas com saberes heterogêneos.
Materiais complementares: Cópias de folha impressa.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp;
Google Formulários (tutorial disponível aqui);
Vídeo com a música "Colar de Carolina", disponível aqui;
Tabela de regularidades contextuais, disponível aqui;
Banco de palavras para o jogo de tabuleiro, disponível aqui.
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Vamos brincar de caçar palavras? Compartilhe o link do vídeo disponível aqui e os textos sugeridos nas orientações do plano. Envie o texto por e-mail ou WhatsApp, e desafie os alunos a identificarem todas as palavras escritas com “L”. Peça para compartilharem pelo WhatsApp a lista encontrada.
Desenvolvimento
Para o jogo de cartas, oriente os alunos que as figuras poderão ser impressas, recortadas ou desenhadas em peças individuais. Siga as orientações do plano. Para sorteio das palavras, as peças podem ser colocadas num saco e retiradas aleatoriamente.
Para o jogo Banco Ortográfico, monte um tabuleiro com as palavras propostas no banco de palavras do plano para mostrar aos alunos. Pode ser através de uma foto com orientações em áudio pelo WhatsApp.
Para o jogo das adivinhas, as frases sugeridas no slide poderão ser compartilhadas através do WhatsApp.
Crie um formulário para cada jogo com as principais perguntas das orientações, para reflexão dos alunos. Se você preferir, poderá fazer uma videochamada pelo Meet para realizar os jogos e proporcionar o momento de reflexão com os alunos.
Prepare um mural no Padlet (utilize a configuração em colunas) com a proposta da Tabela de Regularidades Contextuais, compartilhe o link pelo WhatsApp ou, se preferir, elabore a tabela em um Google Docs para cada aluno, para que eles organizem as palavras do jogo e do texto (escritas com “L”) em grupos. Peça que façam o registro da tabela no caderno, pois ela será usada em todas as aulas desta sequência.
Fechamento
Peça que eles analisem coletivamente a Tabela de Regularidades (em um documento do Google ou mural no Padlet) para responderem às perguntas propostas nas orientações do plano. Elas poderão ser feitas através de audios pelo WhatsApp, escritas no mural do Padlet ou no documento compartilhado pelo e-mail. Siga as orientações do plano e espere que os alunos cheguem à conclusão de que: a letra L pode estar no início da sílaba, no final da sílaba, no encontro consonantal e no dígrafo LH; quando o plural das palavras termina em “eis”, devemos escrever o singular com L; quando o plural das palavras é terminado em “us”, devemos escrever o singular desta palavra com U.
Convite às famílias
Quem será que é bom em adivinhar? Convide os familiares a participarem dos jogos propostos. Também é possível utilizar as peças do jogo para jogar bingo ou jogo da memória.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carla Garcia
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Letra L: onde e como utilizar
Finalidade da aula: Identificar e usar de forma correta os diferentes valores contextuais do grafema: L em final de sílaba; L em início de sílaba e L em encontros consonantais; L em dígrafos; tomar consciência da regularidade ortográfica do uso do L ou U, através dos plurais das palavras.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do Sistema Alfabético e da Ortografia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF03LP01
Sobre esta aula: esta é 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas no uso do L.
Orientações:
- Encontro consonantal: BL = bíblia, Pablo, emblema, blusa, problema, público, biblioteca, bloco, publicação, neblina, blusão; clima, bicicleta, ciclo, clínica, chiclete, Cláudia, classe, motocicleta, reclamar, claro; FL= flor, Flávio, floricultura, flanela, aflição, flauta, floresta, flamengo, flúor, flecha; GL = globo, Glória, Inglaterra, anglo, glicose, iglu, glicemia; PL = placa, planta, planejamento, diploma, pleno, plural, placar, planeta, plano; TL = atleta, atlas, atletismo, atlântico.
- L/U: varal, policial, cacau ,degrau, mingau, sarau, pica-pau, curau, sideral, barril, troféu ,carnaval , berimbau, hotel, funil, degrau, numeral, punhal, mel, girassol, pardal, automóvel, jornal, chapéu, pincel, céu, litoral, anel, caracol, sol.
- L início da palavra ou da sílaba: lata, leão, lixo, livro, leite, lobo, lua, luva, laço, balaio, beleza, cebola, óleo, palácio, colega, família, colisão, desligar, palito, fertilizante, alimento, loja, Zulu, Omolu, Zilú.
- L em final de sílaba ou palavra: altar, papel, algodão, alça, avental, quintal, quartel, , cascavel, papel, alto, azul, último, futebol, alfinete, difícil, ultraje, Brasil, fiel, carretel.
- L no dígrafo LH: milho, trilha, toalha, aparelho, bilhete, agasalho, batalha, colher, olhos, orelha, mulher, malhado, malha, batalha, coelho, joelho, lhama.
Materiais necessários: papelão, papel cartão ou color set, papel contact, peões (os peões ( que devem ser coloridos) podem ser de plástico ou feito em EVA, de preferência um material durável que possa ser utilizado várias vezes).
Dificuldades antecipadas: para alunos que não saibam ler e escrever convencionalmente ou esteja no processo de aquisição, proponha duplas de saberes heterogêneos e utilize perguntas e reflexões coletivas para que os alunos consigam perceber e utilizar as regularidades contextuais.
Referências sobre o assunto:
NÓBREGA, Maria José et al. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo. Disponível em: http://www.cdcc.usp.br/cda/PARAMETROS-CURRICULARES/Portal-Secretaria-Municipal-De-Educacao-Sao-Paulo-Capital/EF-CICLOII/AprenderPadroes/Aprender_Padroes_Lingua_Escrita_Modo_Reflexivo_Parte_II_Prof.pdf. Acesso em: 15 de agosto de 2018.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: