Atividade para impressão - Banco de Palavras
Banco de Palavras
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Onde está a letra L?
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas no uso do L.
Orientações:
- Encontro consonantal: BL = bíblia, Pablo, emblema, blusa, problema, público, biblioteca, bloco, publicação, neblina, blusão; clima, bicicleta, ciclo, clínica, chiclete, Cláudia, classe, motocicleta, reclamar, claro; FL= flor, Flávio, floricultura, flanela, aflição, flauta, floresta, flamengo, flúor, flecha; GL = globo, Glória, Inglaterra, anglo, glicose, iglu, glicemia; PL = placa, planta, planejamento, diploma, pleno, plural, placar, planeta, plano; TL = atleta, atlas, atletismo, atlântico.
- L/U: varal, policial, cacau ,degrau, mingau, sarau, pica-pau, curau, sideral, barril, troféu ,carnaval , berimbau, hotel, funil, degrau, numeral, punhal, mel, girassol, pardal, automóvel, jornal, chapéu, pincel, céu, litoral, anel, caracol, sol.
- L início da palavra ou da sílaba: lata, leão, lixo, livro, leite, lobo, lua, luva, laço, balaio, beleza, cebola, óleo, palácio, colega, família, colisão, desligar, palito, fertilizante, alimento, loja, Zulu, Omolu, Zilú.
- L em final de sílaba ou palavra: altar, papel, algodão, alça, avental, quintal, quartel, , cascavel, papel, alto, azul, último, futebol, alfinete, difícil, ultraje, Brasil, fiel, carretel.
- L no dígrafo LH: milho, trilha, toalha, aparelho, bilhete, agasalho, batalha, colher, olhos, orelha, mulher, malhado, malha, batalha, coelho, joelho, lhama.
Materiais necessários: papelão, papel cartão ou color set, papel contact, peões (os peões ( que devem ser coloridos) podem ser de plástico ou feito em EVA, de preferência um material durável que possa ser utilizado várias vezes).
Dificuldades antecipadas: para alunos que não saibam ler e escrever convencionalmente ou esteja no processo de aquisição, proponha duplas de saberes heterogêneos e utilize perguntas e reflexões coletivas para que os alunos consigam perceber e utilizar as regularidades contextuais.
Referências sobre o assunto:
NÓBREGA, Maria José et al. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo. Disponível em: http://www.cdcc.usp.br/cda/PARAMETROS-CURRICULARES/Portal-Secretaria-Municipal-De-Educacao-Sao-Paulo-Capital/EF-CICLOII/AprenderPadroes/Aprender_Padroes_Lingua_Escrita_Modo_Reflexivo_Parte_II_Prof.pdf. Acesso em: 15 de agosto de 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
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