Plano de aula: R ou RR?

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre R ou RR?

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é usar R ou RR em palavras, empregando adequadamente as regularidades.

Materiais necessários: Microcomputador, projetor multimídia e tela. Caso não seja possível, tenha impressões das imagens. Atividade em folha para exercitação e mídia para projetar a atividade (caso não tenha equipamento para projeção imprima a atividade). Painel (com papel pardo, color set, folhas de bloco coloridas ou outro material para registro), caderno e lápis de cor ou caneta marca texto.

Dificuldades antecipadas: Nessa etapa muitas crianças ainda podem confundir o uso da letra R, por isso é importante relembrar e retomar as discussões realizadas anteriormente, caso ainda não tenha trabalhado com as regularidades, abra sua aula com um levantamento de hipóteses sobre o uso das letras R e RR. Realize agrupamentos produtivos.

Referências sobre o assunto: BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: . Acesso em: 04 de julho de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Fonte: Lavar as mãos – Composição: Arnaldo Antunes, disponível em https://www.letras.mus.br/castelo-ra-tim-bum/471371/ acesso em 12 de julho de 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos, que é analisar as regularidades do uso das letras R ou RR.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA